Como carne vermelha nos referimos a todas as carnes de origem animal, derivadas dos mamíferos, no entanto não existe um consenso a respeito da classificação da carne de porco. Apesar de a carne ser o principal alimento do homem desde o início de sua evolução, hoje existem muitas discussões e divergências acerca dos benefícios e dos prejuízos da carne a saúde humana, em que alguns defendem o seu consumo, outros defendem o consumo moderado e outros ainda são radicalmente contra o consumo de carnes vermelhas e até de qualquer espécie.
O Homem é Carnívoro
A espécie humana come carne desde sempre. Estudos das arcadas dentárias dos nossos antepassados do tempo das cavernas concluíram que a carne era o seu principal alimento, que só deveria ser substituído por outro alimento quando não havia caça. Guiado, sobretudo pelo seu instinto de sobrevivência e também pelo paladar, preferia a carne por sua alta quantidade de calorias que lhe garantia as condições de vida naquele tempo. Mesmo quando o homem descobriu a agricultura e passou a alimentar a família com os produtos que produzia a carne continuou sendo o seu prato principal, e permanece assim até hoje, mesmo que ele não precise mais caçar ou plantar para alimentar sua família.
Porque Não Comer Carne Vermelha
São muitos os argumentos do grupo que defente a abstinencia de carne vermelha do cardápio humano, muitos desses argumentos estão de fato baseados nos resultados de pesquisas cientificas, além das questões ambientais e espirituais que movem estes movimentos. As carnes vermelhas são naturalmente ricas nas gorduras saturadas, que é associada ao aumento do colesterol, a hipertensão arterial e ao aumento do risco de alguns tipos de câncer. Carnes processadas e de animais que recebem tratamento a base de hormonios e antibióticos são especialmente nocivas ao organismo, pois possuem compostos reconhecidamente cancerigenos. Estudos ainda relacionam o desenvolvimento de câncer de intestino com o grande consumo de carne vermelha, também aumentando o risco das mulheres desenvolverem câncer de mama na pós-menopausa.
Importância da Carne Vermelha
Apesar dos potenciais prejuízos que a carne vermelha pode causar a saúde humana, o seus benefícios ainda são importantes. A carne vermelha é importante fonte de proteínas consideradas essenciais a vida humana, e sua ausência causaria o envelhecimento precoce das células, além de provocar a redução dos anticorpos. Alguns tipos de carne vermelha especialmente, são importantes fontes de ferro heme que absorvido mais facilmente pelo organismo além de auxiliar na renovação das células. A carne ainda é uma importante fonte de vitamina B12, que protege o organismo contra a anemia.
Entre tantas discussões e divergências, é importante que cada um tome sua decisão sobre comer ou não carne vermelha de acordo com suas preferências e características físicas. No entanto podemos afirmar que o ideal seria uma dieta com a ingestão moderada de carne vermelha, sempre preferindo as carnes magras e produzidas naturalmente.