Colesterol

O que é colesterol?

Colesterol

Colesterol

O colesterol é um composto químico que é produzido naturalmente pelo organismo e é uma combinação de lipídios (gordura) e esteróides. O colesterol é um bloco de construção de membranas celulares e de hormônios como o estrogênio e a testosterona. Cerca de 80% do colesterol do corpo é produzida pelo fígado, enquanto o restante vem de nossa dieta.

O colesterol proveniente da dieta vem principalmente de carnes, aves, peixes e laticínios. Vísceras, como fígado, são especialmente ricos em colesterol, enquanto os alimentos de origem vegetal não contêm colesterol. Após uma refeição, o colesterol da dieta é absorvido no intestino e armazenado no fígado. O fígado é capaz de regular os níveis de colesterol na corrente sanguínea e podem secretar o colesterol se for necessário pelo corpo.

O que é colesterol LDL e HDL?

Níveis

Níveis

Colesterol LDL é chamado de colesterol “ruim”, porque os níveis elevados de colesterol LDL estão associados com um risco aumentado de doença cardíaca coronariana. O colesterol LDL forma depósitos nas paredes das artérias, causando a formação de uma substância dura, grossa chamada placa de colesterol. Com o tempo, placas de colesterol causam o espessamento das paredes da artéria e estreitamento das artérias, processo esse que é chamado de aterosclerose.

O colesterol HDL é chamado de colesterol “bom” porque as partículas do colesterol HDL previnem a aterosclerose por meio da extração de colesterol das paredes das artérias e eliminá-los através do fígado. Assim, níveis elevados de colesterol LDL e baixos níveis de HDL colesterol (LDL altos índices de HDL) constituem fatores de risco para a aterosclerose, enquanto que os baixos níveis de LDL e níveis elevados de HDL são desejáveis.

O colesterol total é a soma de LDL (baixa densidade) colesterol, HDL (alta densidade) colesterol, VLDL (muito baixa densidade) colesterol, e IDL (densidade intermediária de colesterol).

O que determina o nível de colesterol LDL no sangue?

Gorduras

Gorduras

O fígado produz e segrega o colesterol LDL no sangue. Ele também remove o colesterol LDL do sangue por receptores ativos LDL na superfície de suas células. A diminuição do número de receptores de células do fígado LDL está associado com altos níveis de LDL colesterol no sangue.

Tanto a hereditariedade ea dieta tem uma influência significativa sobre uma pessoa LDL, HDL e colesterol total. Por exemplo, hipercolesterolemia familiar (hiper = emia mais colesterol = + + no sangue) é um distúrbio hereditário comum, cujas vítimas têm um número reduzido ou inexistente de receptores LDL na superfície das células do fígado. Pessoas com este distúrbio também tendem a desenvolver aterosclerose e ataques cardíacos durante o início da vida adulta.

Dietas com alto teor de gorduras saturadas e colesterol aumentar os níveis de colesterol LDL no sangue. As gorduras são classificadas como saturadas ou insaturadas (de acordo com sua estrutura química). As gorduras saturadas são derivadas principalmente de carne e produtos lácteos, podendo elevar os níveis de colesterol no sangue. Alguns óleos vegetais feitos de coco, dendê e cacau, também são ricos em gorduras saturadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *