Obesidade como Epidemia Mundial

A gordura em excesso no corpo é chamada de obesidade e pode ser o resultado de diversas disfunções metabólicas e funcionais. A obesidade tem sido considerada uma enfermidade dos tempos modernos, pois o número de obesos no mundo está em plena expansão. Em parte, acredita-se que isso se deve ao ritmo de vida atual que não permite que o indivíduo se alimente de forma correta e também a falta de tempo para a prática de exercícios físicos que tem gerado muitos sedentários.

O Brasil é um dos países que se destaca quando o assunto é pessoas obesas. Um dos principais problemas em estar tão acima do peso é o fato de que se está mais propenso ao desenvolvimento de doenças como a diabetes mellitus, problemas hepáticos, doenças cardiovasculares entre outros. Confira a seguir várias doenças que podem ser facilitadas pela obesidade, que é considerada uma epidemia mundial.

Diabetes Mellitus do Tipo 2

O diabetes é uma complicação que se desenvolve devido a fatores genéticos independente da faixa etária em que se está, porém, fatores como sobrepeso também podem contribuir para a doença se manifestar. Quanto maior o aumento de peso no corpo maior a quantidade de gordura que vai estabelecer uma maior resistência a ação da insulina. Para quem não sabe a insulina é o hormônio que ajuda o organismo a regular os níveis de glicose. Ressaltamos que esse é o tipo de diabetes que se desenvolve no organismo.

Disfunções Pulmonares

Asma: A asma é uma doença que tem relação com uma substância que é produzida no tecido adiposo. Uma complicação que pode provocar o fechamento dos brônquios, muitos estudos apontam que quanto mais índice de massa corporal se tem no corpo maior é a quantidade dessa substância no corpo. Sendo os obesos são mais propensos a ter problemas de asma.

Apneia: Uma doença que é bastante comum em pessoas obesas é um tipo de parada respiratória involuntária durante o sono. Mais da metade as pessoas que são consideradas como obesas mórbidas sofrem de apneia. O motivo dessa doença atingir pessoas obesas é devido ao excesso de gordura que se forma na região do pescoço.

A faringe se torna estreita o que faz com que haja um fechamento involuntário da mesma. Quando o corpo se encontra na posição horizontal se torna mais difícil para p pulmão se expandir. Sendo assim concluímos que pessoas que sofrem de apneia não um sono normal e acabam enfrentando problemas durante o dia todo, dentre os problemas estão dificuldade de concentração, cansaço e pressão alta.

Doenças Cardiovasculares

Coração: O coração de uma pessoa obesa precisa de um esforço maior para funcionar, o que faz com que o seu músculo aumente, causando uma doença chamada hipertrofia ventricular. Se o problema persistir e a pessoa não perder peso, pode haver um agravamento do caso e se tornar uma insuficiência. Além disso, o paciente com esta doença tem um risco consideravelmente maior de sofrer um AVC e, até mesmo, morte súbita.

O coração de uma pessoa obesa precisa trabalhar mais isso porque o órgão é projetado para atender a demanda de um corpo do peso ideal desse indivíduo e quando precisa trabalhar com 30 kg a mais, por exemplo, acaba sobrecarregado.

Hipertensão: Esta é uma das doenças mais comum entre os obesos porque, quando há sobrepeso, o corpo passa a produzir mais insulina do que o normal. A substância, quando em excesso, faz com que os vasos sanguíneos fiquem maiores e passem a absorver mais água e sódio, o que causa a pressão alta.

Trombose: O coração de uma pessoa obesa funciona de forma irregular, o que prejudica o bombeamento de sangue no corpo. A longo prazo, isso acaba levando a doenças relacionadas ao sistema vascular. As varizes são bastante comuns em obesos, e, se não forem tratadas, podem acarretar em uma trombose, que é o acúmulo de sangue no interior dos vasos sanguíneos.

Colesterol Alto: A taxa de HDL (bom colesterol) dos obesos é baixa, esse é o colesterol que ajuda a prevenir um ataque do coração além de remover o colesterol ruim que se acumula nas paredes das artérias. Quando existe o acúmulo de gordura dentro dos vasos pode acontecer uma obstrução que pode culminar num infarto.

Um dos problemas mais comuns entre os adultos hoje em dia é o colesterol alto. Em geral a causa para essa alteração do nível de colesterol se deve ao sobrepeso. Ter uma alimentação saudável e se manter no peso ideal é muito importante para a saúde.

Problemas Hepáticos

Esteatose Hepática: A Esteatose Hepática consiste no acúmulo de gordura no fígado que é o órgão que tem a responsabilidade pelo metabolismo de lipídeos que se transformam em glicose e acabam indo para o sangue. Assim quando existe um excesso de gordura ingerida o fígado não consegue metabolizar tudo e uma parte acaba acumulada na região o que pode acarretar em cirrose ou fibrose.

É importante destacar que pessoas com um ligeiro aumento de peso podem desenvolver essa doença, mas não é tão comum nos obesos, cerca de 40% de pessoas obesas tem essa complicação.

Problemas Psiquiátricos

Depressão: Não é apenas o corpo da pessoa obesa que fica comprometido, a mente também pode ser atingida e agravar ainda mais o problema. Pesquisas concluíram que 30% das pessoas não obesas terão depressão ao longo da vida, e quando se trata de obesos o número sobe para 89%.

A baixa autoestima é um dos principais motivos que levam os obesos a sofrerem com a depressão. Muitos acabam se isolando por não estarem felizes com seu corpo. Isso é ainda pior na adolescência, em que a necessidade de aceitação é ainda maior.

Neoplasia: A neoplasia é o crescimento desordenado de células que pode ser tanto benigno como se transformar num câncer. Esse aumento das células é facilitado pelo aumento de peso, pois os obesos apresentam deficiência de um linfócito conhecido como “natural killer” (assassino natural) que tem como função combater as células mutantes.

Em muitos casos de câncer as células são combatidas pelo corpo por essas células de defesa, quando acontece num obeso que não tem essa defesa pode ser que apareça um tumor.

Dados Estatísticos do Brasil

De acordo com dados estatísticos, o Brasil tem somente cinco por cento de brasileiros com deficiência de peso. No entanto, a quantidade de pessoas obesas,considerando as crianças e os adolescentes duplicou. De acordo com o Ministério da Saúde do país, se esse ritmo for mantido, no período de dez anos, em média trinta por cento da população, sofrerá de obesidade.

Obesidade com Doença

Segundo estudiosos sobre obesidade, a primeira providência que deve ser tomada contra a epidemia ,é conscientizar as pessoas que a obesidade é considerada uma doença. Essa declaração foi feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no ano de 1985. É necessário informar à população, que a obesidade diminui a qualidade e o tempo de vida dos indivíduos. Problemas de saúde como diabetes, gordura no fígado, insuficiência cardíaca, e depressão são alguns dos problemas apresentados, pelos obesos.Para reverter esse quadro, especialistas orientam à população brasileira que evitem comer produtos industrializados ou muito gorduros, além de dormirem bem, e praticarem atividades físicas com frequência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *