Relação entre Depressão e Consumo de Gorduras

Pesquisa Espanhola

De acordo com pesquisadores espanhóis, a ingestão de alimentos com gorduras trans e saturadas poderiam causar o aumento dos casos de depressão.

relacao entre depressao e consumo de gorduras-1

Pesquisa Espanhola

De acordo com essas pesquisas realizadas em universidades da Espanha, foram feitas análises em pessoas que consumiam com frequência lanches gordurosos e foi verificado que esses indivíduos apresentavam uma propensão maior a serem depressivos.

Análise dos Grupos

Esse estudo foi realizado por cerca de seis anos com mais de doze mil participantes,onde foram analisadas as doenças que acometeram os voluntários, o estilo de vida que levavam e sua dieta alimentar.

relacao entre depressao e consumo de gorduras-2

Análise dos Grupos

Nenhum dos participantes apresentavam depressão no começo da pesquisa, mas ao final do estudo científico foram detectados cerca de seiscentos e cinquenta e sete casos. As pessoas que consumiam alimentos ricos em gordura trans presentes nas comidas de fast food, apresentaram um risco maior de ter depressão em cerca de quarenta e oito por cento, se comparadas com os indivíduos que não ingeriam essas gorduras.

Dose Resposta

Ainda segundo essa pesquisa desenvolvida, o estudo revelou que pode haver uma reação entre a dose ingerida e a resposta que o organismo humano dá. Desse modo, quanto mais gorduras trans foram ingeridas, maior foi o prejuízo causado à saúde dos participantes da pesquisa

relacao entre depressao e consumo de gorduras-3

Dose Resposta

O estudo analisou também qual a influência das gorduras poliinsaturadas que estão presentes em alimentos como azeite de oliva, óleos vegetais e peixes que podem ser saudáveis ao organismo humano, e estão associadas a um risco menor do indivíduo desenvolver a depressão.

Aumento da Incidência da Depressão

De acordo com pesquisadores e especialistas, nos últimos anos houve um aumento de indivíduos afetados pela depressão, num alarmante número de cento e cinquenta milhões de pessoas em todas as partes do mundo, tornando-se desse modo, a causa principal da diminuição do tempo de vida de pessoas portadoras da doença em vários países, em virtude da gravidade do quadro clínico que a depressão proporciona.

Mudança de Hábitos Alimentares

Uma mudança bem significativa da alimentação dos povos do ocidente contribuiu para reduzir a ocorrência da depressão em sua população, graças a substituição de alimentos ricos em gorduras trans, pelos alimentos constituídos pelas chamadas gorduras boas, poliinsaturadas e monoinsaturadas, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes.

Provando assim, que os alimentos ricos em gorduras trans e gorduras saturadas como manteigas, carnes, fast food e os de confeitaria industrial, presentes em glacês de bolo e confeitos, não trazem benefícios à saúde do indivíduo, muito pelo contrário, podem provocar riscos quando ingeridos com frequência resultando em enfermidades no organismo humano.

Por isso, as pessoas devem ter muito cuidado com os alimentos que consomem, pois mais do que pensar em ter um corpo magro, elas devem se preocupar em ter um organismo saudável, ingerindo alimentos pouco gordurosos que possam contribuir para seu bem-estar e manutenção de sua saúde.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *