Inflamação No Útero Atrasa Menstruação

Atualmente a saúde é vista como algo secundário em nossas vidas. Sendo assim, muitos indivíduos que não tem suporte e informações por parte do governo não são privilegiados com saúde de qualidade. Essa falta de informação faz com que muitos adoeçam e não procurem os médicos responsáveis no assunto. Em vista disso, muitos hospitais públicos poderiam ser melhores pelo ganho da receita que o governo recebe, sendo precário a sociedade. 

Porém como a tecnologia vem avançando cada vez mais, a ciência através disso vem descobrindo novas doenças e novas curas. Mas no Brasil essas novas curas não estão disponíveis para todos, muito menos para aqueles que realmente vivem do SUS (Sistema Único de Saúde).

As pessoas por sua natureza já são teimosas e não gostam de ir ao médico e ainda o acesso é dificultado, se torna impossível a relação de sáude de qualidade para todos. Algumas doenças que já foram erradicadas em outros lugares do mundo ainda persistem aqui. Ou então outras que já existem tratamento aqui, mas que não consegue chegar em todos os cantos por falta de informação.

História Da Saúde No Brasil

Apesar de reclamarmos muito, antes do SUS, a saúde pública do nosso país era totalmente inviável. Quando realmente a saúde se tornou um direito para as pessoas, algumas regras foram definidas para conseguir manter o controle sobre a situação. Em todos esses anos de Brasil, muitos modelos de como seria a saúde perfeita da população foram criados, sempre que chegava uma política diferente no país p sistema de saúde também era utilizado.

Durante a colonização, os indígenas tinham curas naturais enquanto os portugueses já tinham algumas técnicas que podiam se misturar. Porém o governo português não queria gastar com a saúde brasileira, muito menos com as dos índios.

O grande problema foi as doenças trazidas pelos portugueses que o índios não possuem muita imunidade, matando diversos povos aos montes durante esse período. Enquanto realmente não houve pessoas importantes morando em nossas terras, pouco foi feito para melhorar. Nada de políticas públicas, poucas construções direcionadas para a saúde. Além de que os tratamentos não eram para todos, somente os mais favorecidos financeiramente conseguiam desfrutar.

História Da Saúde No Brasil

História Da Saúde No Brasil

Somente em 1808, quando a família Real veio para o Brasil que as coisas começaram a caminhar para frente. Como muitas pessoas vieram junto com a Coroa, o desenvolvimento trouxe universidade para o Brasil voltada para as áreas médicas. A partir disso os médicos ultrapassados foram trocados por novos, com cursos mais modernos e maior sabedoria sobre os assuntos atuais.

Com tanta pobreza assolando o país, a Igreja Católica sempre tentou ajudar o que precisavam, até mesmo em questões médicas eles tentaram trazer a Santa Casa de Misericórdia que existe até os dias atuais. Não só a Igreja católica ajudou como alguns representantes da Evangélica e da Protestante. Sendo muito muito importante para o desenvolvimento da saúde, com mais de duas mil unidades.

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

a Santa Casa foi o começo de uma saúde pública para aqueles que não possuíam condição de pagar nenhuma assistência. Durante muito tempo viveu de doações das pessoas mais ricas até que o governo começou ajudar.

Com a independência do país em 1822, o país precisava se desenvolver por conta própria e por isso avançou em pesquisas e tratamentos, mas foi bem pouco em relação aos europeus. Algo que ajudou bastante no período foi a maior fiscalização da higiene pública que causa muita doença devida às péssimas condições de vida. D. Pedro II fez muitas mudanças, principalmente em questões urbanas como iluminação e calçamento.

As doenças que mais assombravam a época ( malária, varíola e febre amarela) também poderiam ser evitados com esses procedimentos simples por isso, chamando assim o processo de saneamento básico.

Muito tempo se passou até realmente o governo começar a cuidar melhor da saúde de seus moradores. Ela só foi tratada como direito nos anos 80, com alguns movimentos Sanitarista e com a continuação das Conferências Nacionais de Saúde que já existiam, mas que não eram muito efetivas. Nos ano de 1968 houve diversas greves por conta principalmente do péssimo saneamento básico, gerando uma nova Reforma Sanitária. Algumas políticas foram adotadas durante a ditadura militar como a saúde comunitária, a clínica da família e as pesquisas comunitárias, sendo o começo da implantação do sistema SUS.

 SUS

SUS

A maioria do que foi recolhido durante todas esses testes foram usados na construção da Constituição Federal de 1988. Dentro das cláusulas a saúde deve ser de qualidade, universal e gratuita.

Útero

É uma parte muito importante do corpo feminino que muitas mulheres deixam de cuidar com frequência. É um órgão muito importante do sistema genital feminino. Se localiza abaixo do abdome entre o reto e a  bexiga.

Seu formato lembra um pera e pode chegar a ter cerca de 7,5 cm de comprimento. É o órgão responsável por criar todo um preparatório para quando a mulher irá ficar grávida. Na parte superior se encontra uma das partes mais importantes do útero- as tubas uterinas. Elas são responsáveis por alguns hormônios e por soltar os óvulos, além disso é nessa região que ocorre a fecundação.

Útero

Útero

Assim como qualquer outro órgão o útero possui três camadas diferentes: o revestimento externo com um tecido epitelial, o miométrio que é a camada mais grossa com muitas fibras musculares e por último o endométrio que é um dos principais por conta da menstruação que já iremos falar com maior propriedade.

É um órgão que consegue se modificar bastante durante gravidez, conseguindo assim receber um feto que irá se desenvolver durante nove meses ali dentro.

Ciclo Menstrual

Ocorre pela primeira vez na adolescência das meninas e vai até a menopausa, onde as mulheres possuem um ciclo de normalmente 28 dias que termina no último dia antes da menstruação em si. O ciclo pode variar entre menos ou maior quantidade de dias, ou então maior ou menor fluxo.

Durante a menstruação ocorre a desintegração da parede mais interna do útero que será eliminada juntamente com o sangue. Isso ocorre pois a parede está pronta para receber o óvulo fecundado para nutri-lo. Mas se a fecundação não ocorre, todo o processo se desfaz.

Ciclo Menstrual

Ciclo Menstrual

Inflamação No Útero

É uma das doenças que o útero pode contrair, sendo causada principalmente por infecções. Não é muito comum por ser algo interno, mas ainda sim é perigosa e pode trazer alguns sintomas como atraso de menstruação, dor na vagina, sangramento anormal, corrimento persistente e dor durante a relação sexual.

Pode ser causada por diversos microorganismos e deve se tomar muito cuidado por ser uma doença que nem sempre apresenta um sintoma. Pode ser contaminada por relações sexuais sem proteção e somente indo a um ginecologista que será possível dizer o que realmente acontece e como pode ser tratado. Dependendo pode ser curado com antibióticos ou então com cauteriza

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *