O terapeuta é um profissional que pode atuar em diversas áreas do conhecimento (fisioterapia, neurologia, psicologia etc.), mas em todas elas tem como foco a melhoria da qualidade de vida do paciente.
Tendo isso em vista, esse profissional busca olhar o paciente de forma holística. Por isso, o foco de sua abordagem ultrapassa os níveis do problema que está sendo tratado, expandindo-se para a mudança de hábitos e reestruturação do modo de vida.
E o que é melhor, o tratamento é individualizado e específico, sendo conduzido de acordo com os fatores que influenciam diretamente cada pessoa.
Outro aspecto interessante dessa área é que ela não apenas atua na solução de problemas já existentes, como também na prevenção de eventuais complicações.
Assim, você não precisa necessariamente estar doente para fazer algum tipo de terapia. E como prevenir é melhor que remediar, em muitos casos esses profissionais são procurados justamente para que a pessoa não adoeça.
Na verdade, em alguns casos, o terapeuta é procurado devido a uma necessidade de autoconhecimento, ou ainda quando a pessoa busca formas alternativas para tratar um problema crônico.
Como já dito, o terapeuta pode atuar em campos diferentes, bem como pode utilizar variadas técnicas. Mas, é importante reforçar que isso nem de longe destitui o caráter profissional dessa especialidade, pois o fato do trabalho do terapeuta, normalmente, ser complementar ao de outras modalidades não diminui em nada sua importância.
Dentre os diversos tipos de terapeutas pode-se destacar o terapeuta ocupacional, por exemplo, que direciona seu trabalho no desenvolvimento de atividades que, como o próprio nome diz, tendem a ocupar o paciente, explorando e desenvolvendo suas habilidades de forma criativa.
Outro profissional específico dessa área é o psicoterapeuta, que atua na solução de problemas e crises emocionais, contribuindo para que seu paciente recupere seu equilíbrio emocional, ou, simplesmente, a conhecer-se melhor e a entender seus padrões de comportamento.
Enfim, há diversos profissionais e diferentes métodos de trabalho, basta procurar o que mais de adapta a você e ao seu caso.
Feito isso, respeite as orientações do profissional que lhe atende e dedique-se, afinal a eficácia do tratamento depende muito disso, pois você é parte ativa nesse processo.
Por isso, é de suma importância que, ao procurar esse tipo de recurso, você se certifique que a pessoa que está lhe atendendo é um profissional reconhecido e certificado junto aos órgãos competentes. Caso contrário, você corre o risco de não obter o resultado esperado, ou, o que é pior, não obter resultado nenhum.
Na dúvida, converse com seu médico, informe-se, mesmo se você já realiza algum tipo de tratamento convencional, mesmo porque uma coisa não impede a outra, pelo contrário, se complementam.
Acredite, você pode descobrir no terapeuta mais um aliado para o seu bem-estar!
Por gentileza, solicitamos a imediata remoção da primeira foto desta reportagem que é da Diana Prem Zeenat, diretora da escola Humaniversidade. Não foi autorizada o uso de nossa imagem.
Obrigado