A bronquite é uma doença caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas, o que faz com que elas fiquem estreitas e o paciente tenha dificuldades para respirar. As vias aéreas são tubos por onde passa o ar, começam no nariz, continuam como nasofaringe e laringe (cordas vocais) e no pescoço tornam-se um tubo largo e único, chamado traqueia. Quando chega no tórax, a traqueia passa a ser dois tubos, chamados de brônquios direito e esquerdo, e dessa forma o ar chega até os pulmões.
As alterações do clima, mofo, cheiros muito fortes, pelos de animais, contato com poeira, gripes, resfriados, alguns medicamentos e alguns alimentos, são alguns dos fatores que podem desencadear uma bronquite.
A pessoa com bronquite tem o revestimento das via aéreas, a mucosa brônquica, sempre inflamada, em consequência das crises.
Uma vez que uma pessoa está com bronquite, fica com falta de ar, tem uma tosse que pode ou não ser acompanhada de catarro, chiado no peito e dor no peito. São sintomas que podem acontecer em qualquer parte do dia, mas normalmente são observados pela manhã e a noite.
O médico faz o diagnóstico com base nos sinais e sintomas, que surgem várias vezes durante um período. Além disso, são feitos exames físicos para saber como estão os pulmões, o que consiste em: radiografia do tórax, exames de sangue e de pele, bem como espirometria (serve para identificar e quantificar a obstrução ao fluxo do ar).
Detalhe Do Tratamento Da Bronquite
A primeira coisa e mais importante quando se inicia um tratamento de bronquite é ter cuidado com o ambiente onde se vive, associado a medicações e consultas médicas regulares. Os remédios podem ser divididos em:
Broncodilatadores
Toda pessoa que tem bronquite deve usar um broncodilatador. É um remédio, como sugere o nome, que dilata os brônquios (vias aéreas) quando o paciente com bronquite está com falta de ar, chiado no peito ou crise de tosse. Podemos dizer que são: broncodilatadores chamados beta2-agonistas, sendo que uns servem para efeito curto e outros para efeito prolongado (que dura até 12h). Quando a pessoa não apresenta sintomas não deve usar os broncodilatadores.
Anti Inflamatórios
Os corticoides inalatórios são usados para combater a inflamação, sendo utilizados por quase todas as pessoas que sofrem de bronquite. Só não são usados pelos pacientes com sintomas leves intermitentes (que têm sintomas esporádicos). É um tipo de medicamento que deve ser usado de forma contínua.
Os dois medicamentos citados anteriormente podem ser usados de várias formas, através de nebulização, com uso de spray ou bombinha, com inaladores à seco (através de turbohaler, rotahaler, diskhaler ou cápsulas para inalação), comprimidos e xarope.
Normalmente, os médicos preferem indicar as medicações por nebulização, nebulímetro ou inaladores de pó seco, por serem mais eficazes e causarem menos efeitos indesejáveis.
meu filho estar com esses sintomas estou preocupada.