Terapia Molecular

Não há dúvida de que a medicina tem evoluído muito em suas pesquisas. Tanto que doenças que há bem pouco tempo eram vistas como uma sentença de morte, ou ainda que representavam uma perca total da qualidade de vida, hoje podem ser tratadas com tranquilidade ou até mesmo podem ser curadas.

Terapia

Terapia

A terapia molecular e celular é um exemplo desse avanço. De acordo com essa perspectiva, doenças como o diabetes, por exemplo, podem ser tratadas com células sem que isso represente qualquer prejuízo para a saúde do paciente. Como? Através de transplante de células tronco, por exemplo, ou DNA recombinante.

Instituto

Instituto

Complicado? Pode até ser, pois de fato o processo não é muito simples, uma vez que une não apenas médicos, mas uma equipe multidisciplinar para desenvolver o tratamento. Isso porque tal abordagem requer conhecimentos da área médica, como experiência clínica, e conhecimentos específicos da área da química e biologia, por exemplo.

Seja como for, a terapia molecular é cada vez mais discutida e amplamente divulgada na mídia, inclusive em meios mais seletivos, como encontros e congressos da área médica.

Tanto isso é verdade que muitos profissionais buscam especializações, de modo a conhecer ou mesmo aprimorar seus conhecimentos em torno do tema.

E, por falar nisso, antes de optar por esse tipo de tratamento sempre procure informações. Será que você pode confiar no profissional que está lhe atendendo? Tem certeza quanto a sua idoneidade? É muito importante estar seguro quanto a isso. Mesmo porque, por se tratar de algo inovador, a terapia molecular ainda suscita muitos problemas éticos e de segurança.

Tendo isso em vista, muitas universidades estão investindo em pesquisas na área, com o objetivo não só de conhecer, mas também de difundir material de pesquisa sobre o assunto.

A USP (Universidade do estado de São Paulo), por exemplo, criou o NUCEL (Núcleo de Terapia Celular e Molecular). O alvo principal do núcleo são os pacientes portadores do diabetes tipo 1, que já são tratados, e com sucesso, de acordo com a abordagem molecular.

Molecular

Molecular

Entretanto, é importante ressaltar o caráter experimental de todo esse processo. Os resultados até agora mostram muitos benefícios e segurança aos pacientes, mas há ainda muitos questionamentos e dúvidas em torno da terapia molecular. Por isso, muitos procedimentos ainda não foram reconhecidos pelo Ministério da Saúde e existe certa cautela para liberá-los.

Porém, acredita-se que na medida que as pesquisas tornarem-se mais sólidas e houver um conhecimento científico maior sobre essa abordagem, a terapia molecular será olhada sob uma outra perspectiva.

De qualquer forma, uma conclusão é unânime: a terapia molecular e celular pode ser estendida para uma série de doenças, e a medida que for mais explorada e conhecida, ela representará um avanço muito positivo para a medicina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *