Principal Objetivo
De acordo com especialistas, a diálise peritoneal é um outro tipo de procedimento que é utilizado para filtrar o sangue em portadores de insuficiência renal crônica.
O objetivo principal é o mesmo da hemodiálise tradicional, ou seja, filtrar o excesso de líquidos e as substâncias tóxicas que não são aproveitadas pelo organismo da pessoa e que deveriam ser eliminadas do corpo através da urina, se o rim do paciente funcionasse normalmente. A diferença é que na diálise peritoneal é aproveitada a membrana peritoneal, que é o revestimento do abdômen da pessoa, para fazer a filtragem sanguínea necessária à manutenção da saúde do paciente.
Funcionamento
Os profissionais especializados em pacientes com insuficiência renal e que devem ser submetidos ao tratamento da diálise informam que a membrana peritoneal é rica em vasos sanguíneos, e que o sangue que circula nela, bem como em todo o organismo, se estiver com excesso de substâncias como uréia, potássio e outras, deve ser eliminado do corpo do paciente. No tratamento realizado com a diálise peritoneal, através de um tubo mole, chamado de catéter, uma solução para diálise, que é um líquido especial, é introduzida no abdômen do paciente.
Em virtude disso, as substâncias presentes que são tóxicas vão passando gradativamente pelas paredes dos vasos da membrana peritoneal para a solução. Após algumas horas, essa solução é drenada e, a seguir, o abdômen é de novo preenchido com uma nova solução, para que todo o processo de filtragem seja feito novamente. Uns dias antes do primeiro tratamento, o catéter, cuja função é facilitar a saída e entrada da solução de diálise no abdômen do paciente, é colocado através de um procedimento cirúrgico pelo médico e fica instalado permanentemente no corpo do paciente.
Tipos de Diálise Peritoneal
Os especialistas em diálise informam que existem três tipos de diálise peritoneal, a saber: Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD), Diálise peritoneal Cíclica Contínua (CCPD) e Diálise Peritoneal Intermitente (DPI). A Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua, que é o procedimento mais utilizado, é o tipo indicado em especial para pacientes portadores de insuficiência renal que são muito idosos, em crianças, ou então, para aquelas pessoas que a hemodiálise tradicional não é possível ser realizada por qualquer que seja o motivo.
A CAPD pode ser feita na própria residência da pessoa não necessita da máquina de hemodiálise, porém, o local onde é feita deve ser bem iluminado e, principalmente, bem higienizado. A própria pessoa pode fazer a retirada e a infusão da solução da diálise em seu abdômen, ou em caso de pessoas incapacitadas, outra pessoa com treinamento especial pode auxilar nesse procedimento.
A Diálise Peritoneal Cíclica Contínua é semelhante à CAPD , porém, o catéter é ligado a uma máquina que enche cavidade abdominal do paciente e, depois, faz uma drenagem da solução de forma automática. Na Diálise Peritoneal Intermitente, utiliza-se a mesma máquina da CAPD para drenagem e infusão da solução, porém, ela é realizada no hospital.
Salete Dias
Gostaria que vcs me enviasse um conteudo de tratamento sobre dialise peritonial.
Tenho um trabalho para fazer e estou dependendo da ajuda de vcs..
Atenciosamente Sonia