A Síndrome de Raynaud é uma desordem que afeta os vasos sanguíneos nos dedos das mãos, orelhas e nariz. Esta doença é caracterizada por ataques vasopáticos, que fazem com que os vasos sanguíneos nos dedos das mãos e dos pés fiquem limitados. A doença pode ocorrer por conta própria, ou pode ser secundária a outra condição, tais como esclerodermia ou lupus.
O Nome Correto
Há muita confusão na Internet sobre Raynaud, então é importante que se esclareça. O nome da doença de Raynaud foi dado pelo médico francês Maurice Raynaud em 1862, quando ele descobriu o fenômeno. O nome da doença de Raynaud, mais recentemente, foi substituído apenas por Raynaud por conta própria e também é chamado de fenômeno de Raynaud. A doença pode ser subdividida em condições primárias e secundárias e na forma secundária também é conhecida como síndrome de Raynaud.
O Que Raynaud Afeta?
Embora as estimativas variem, pesquisas recentes mostram que a síndrome de Raynaud pode afetar 5 a 10 por cento da população em geral. As mulheres são mais propensas do que os homens terem o distúrbio. A síndrome de Raynaud parece ser mais comum em pessoas que vivem em climas mais frios. No entanto, as pessoas com o transtorno que vivem em climas mais amenos podem ter mais ataques durante os períodos de tempo mais frio.
O Que Acontece Durante um Ataque?
Para a maioria das pessoas, um ataque é geralmente desencadeado por exposição ao frio ou estresse emocional. Em geral, os ataques afetam os dedos das mãos ou dos pés, mas podem afetar o nariz, lábios, e os lóbulos da orelha.
Quando uma pessoa é exposta ao frio, a resposta normal do corpo é de retardar a perda de calor e de preservar a sua temperatura central. Para manter essa temperatura, os vasos sanguíneos que controlam o fluxo de sangue para passar da superfície da pele às artérias próximas e aí para as veias mais profundas no corpo. Para as pessoas que têm síndrome de Raynaud, essa resposta normal do corpo é intensificada pelas contrações espasmódicas súbitas de pequenos vasos sanguíneos que levam sangue para os dedos das mãos e dos pés. As artérias dos dedos das mãos e dos pés também podem entrar em colapso. Como resultado, o fornecimento de sangue para as extremidades é muito reduzida, causando uma reação, que inclui a descoloração da pele e outras alterações.
Mudanças na Cor da Pele e Sensação
Uma vez que o ataque começa, uma pessoa pode ter três fases de mudanças da cor da pele (branca, azulada e vermelha) nos dedos das mãos ou dos pés. A ordem das mudanças de cor não é a mesma para todas as pessoas, e nem todos têm as três cores. A palidez pode ocorrer em resposta a um espasmo das arteríolas e consequente colapso das artérias. A Cianose (coloração azulada) pode aparecer porque os dedos das mãos ou dos pés não está recebendo sangue rico em oxigênio. Os dedos das mãos ou dos pés também podem se sentir frio e insensível. Finalmente, no que se dilatam as arteríolas e retorna o sangue para os dedos, a vermelhidão dos membros pode ocorrer. Quando o ataque termina, latejamento e formigamento podem ocorrer nos dedos das mãos e dos pés. Um ataque pode durar menos de um minuto como que por várias horas.