Cobreiro

Ainda nos dias contemporâneos permanece forte em nossa cultura a crença de que cobreiro não se trata nem cura com remédios, somente com benzedura, e muitos conhecem o cobreiro como beijo de aranha e acreditam que ele seja provocado pelo contato destes animais com nossa pele.

O que é o Cobreiro e como é Contraído

Na realidade, o cobreiro é uma manifestação infecciosa pelo vírus herpes-zóster, o mesmo vírus da varicela ou catapora. Quando uma pessoa é contagiada pelo vírus da catapora, normalmente na infância, a doença se manifesta, cumpre seu ciclo e desaparece, e ficamos curados. No entanto, o vírus responsável pela catapora ou varicela, chamado varicela-zóster, permanece no organismo da pessoa de forma silenciosa pelo resto de sua vida, manifestando-se no adulto quando suas defesas orgânicas, por algum motivo qualquer, estejam debilitadas, ou então na velhice também quando a imunidade diminui.

Muitas pessoas tiveram catapora muito leve na infância, e não lembram do fato, mas mesmo assim o vírus ficará alojado no seu organismo, podendo vir a se manifestar em algum momento, principalmente quando a pessoa apresenta algum problema de saúde, emocional ou físico.

Sintomas e Manifestação do Cobreiro

O cobreiro é como já vimos, uma infecção causada por vírus, e causa muita dor local e nos nervos atingidos. O primeiro sintoma deve ser uma alteração da sensibilidade ou formigamento no local, seguido de vermelhidão com queimação e dor. Na pele, surgem erupções com bolhas que causam uma coceira agoniante. Essas bolhas são iguais as que surgem com a catapora ou varicela, uma vez que são causadas pelo mesmo vírus, e assim como nestas, o cobreiro deverá cumprir um ciclo e somente depois desse ciclo haverá a cicatrização.

No entanto, depois de cicatrizadas as bolhas o portador da infecção pode sentir dores agudas que penetram profundamente na região que foi afetada, chamada pelos médicos de neuralgia pós-herpética. Essa neuralgia só acontece em 10% dos pacientes, no entanto quanto mais idade maior a chance de ser acometido por esta sequela da herper-zóster.

Dor Local

Incidência

A maior incidência de herpes-zóster acontece em pessoas com mais de 50 anos, ou pacientes imunossuprimidas, como aqueles portadores de AIDS, pacientes com câncer e aqueles que realizaram transplante de órgãos. Assim, é muito importante que as pessoas que apresentarem sinais de cobreiro ou herpes-zóster procurem o médico, que irá medicar o paciente com o objetivo de aliviar os sintomas. Quando o cobreiro não regride ou desaparece totalmente num período de 10 dias, o médico deverá solicitar alguns exames, e poderá indicar a realização de um teste de AIDS.

A benzedura pode ser muito importante e ter um grande valor para algumas pessoas em determinadas situações, mas quando se trata de doenças é importante procurar um médico, evitando complicações futuras.

22 comentários

  1. Só diz o que é e de onde proven, mas não informa o tratamento ou meios de cura… esta incompleto deixando a desejar… não gostei.

  2. ainda bem né, vai q eles falam um trem errado voce faz e morre ?! procura um médico q ele vai te fala direitinho oq fazer, idiota

  3. haUhauaHUahuaH

    Engraçado XD

  4. Paulo Alves do Nascimento

    Pesquisadores norte americanos e brasileiros descobriram a Echinacea Purpurea que cura o herpes genital e o herpes comum.
    Já foram feitos testes com 500 pacientes com sucesso.
    Eu tinha a herpes genital há cerca de um ano e tomei o cha da Echinacea um copo apos as refeições e lavei a area afetada e depois de uma semana fiquei bom, graças a Deus.

  5. pra quê xingamento !!

  6. pode passar alcool todos os dias sem que esfreguem a pele para que não fique enritada ajuda a parar de cosar, mais o melhor como diz este site é preocurar uma pessoa que saiba benzer e em três dias + ou – o cobreiro vai embora e tenha fé!!!

  7. Brasileiro nao sabe conversar sem ofender ou chingar os outros…quanta educaçao

  8. descobri que o enxofre com banha cura o cobreiro da pele

  9. descobri que enxofre com banha cura cobreiro na pele

  10. GOSTARIA DE SABER O TRATAMENTO ADEGUADO PARA A HERPES ZÓSTER.

  11. Qualquer farmácia vende VIOLETA, não é flor, vende na farmácia.
    Valeu, um abraço.

  12. Eu tratei o meu com gasolina … é ótimo, nunca mais volta.
    Você pega uma garrafa de pet de 600 ml, enche com água e coloca um pouquinho de detergente. Coloca no congelador até pedrar. Depois vc pega um litro de gasolina e passa no local afetado. Obs. Não esfrega, o ideal é que você molhe um algodão e passe no local. Faça 3 aplicações durante o dia. Na terceira aplicação você deixa o local bem encharcado de gasolina, se preferir pode até deixar o algodão no local e coloque fogo com um esqueiro. Deixe queimar até secar a gasolina. É otimo, nunca mais o cobreiro vai voltar …Pode dar um cheiro queimado, tipo porco sapecado, mais aos poucos vc acostuma com o cheiro.
    Abraço, espero ter ajudado …
    Ah, caso queimar um pouco, coloque a garrafa de pet congelada sobre o local.
    Até…

  13. MUITAS VEZES FALA DE ONDE VEM MAS NÃO O QUE É BOM PARA CURAR ,MAS SEMPRE TEM ALGUEM QUE SABE E INFORMA A GENTE NÃO PRECISA CHINGAR ,FOI MUITO ÚTIL PARA MIM OBRIGADA BJSSS!

  14. Minha irman tem apenas 9 anos de idade, ela nunca teve catapora, mais minha irmanzinha mais nova de 3 anos teve catapora a poucos dias, e achu que foi por isso que o cobreiro se ativou.
    Nós estamos tratando o pé dela com “Criolina”.encontrado em casa de ração, não é remedio para indigerir, é para jogar por cima do local, e é muito forte, aplicar mais ou menos umas 3 vezes no dia. Mais as pessoas dizem que só cura com benzuras, mas as avós da minha mãe enssinaram ela fazer um tipo de reza. Escrever ao redor do local afetado a oração de Nossa Senhora. “Ave Maria, cheia de graça…” e assim fexando um circulo. E por mais incrivel que seja a Cobreiro ao inves de ultrapassar a reza, ele da a volta, não passa. é muito incrivel! Pessoas disseram que não pode deixar ele se encontrar as pontas pois ai pode matar.
    Bom Galera, pra quem tiver essadoença horrivel, Boa Sorte e que Deus ajude a Todos voces!

  15. Bom(só uma expressão porquê de bom não tem nada), eu não me lembro qual foi a data específica em que apareceu, porém não tenho certeza que seja a Herpes-Zóster.É verdade que se eu coçar o local onde se localiza o cobreiro(popularmente conhecido), e coçar ou passar a mão em outro local no corpo, ele pode contrair á Herpes-Zóster?
    Ela cura em um prazo de quantos dias?
    dê-me mais informações por favor,preciso saber.
    Os lugares onde eu passei á mão sem querer estão coçando.

  16. Concordo com vocês Elisabete e Sergio,pra que xingar que enorme falta de educação é a opinião do cara e pronto o que ele faz com a informação só diz respeito a ele.Pra mim a informação foi suficiente me disse o que eu queria saber.Pois se você vai nos médicos nos consultórios nem pagando,eles te dão a informação completa com detalhes.

  17. Em min saio bolhas oqe faço??

  18. Boa noite pessoal…
    Estou com minha boca toda enfestada de cobreiro…
    Preciso de dicas urgente pra eliminar essa coisa da minha boca,já não aguento mais de tanto que ardência e coceira…..Me ajudem!!!!

  19. eu tenho uma neta de 1 ano e 4 meses , e esta com cobreiro . e nunca deve catapora. e eu não sei mas o que fazer . para curar já fomos no medico . e não sara .

  20. A melhor coisa é benzer mesmo pq ja tive cobreiro e nenhum medico resolveu o benzedor mandou eu colocar nata batida no liquidificador com alho e logo sumiu

  21. Leite com algo, benzer três vezes por semana,principalmente na quarta q é o melhor dia e muita fé! Benzer só vai resolver se vc tiver fé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>