Cobreiro

Chamado de cobreiro, a herpes zoster se trata de uma infecção que também é provocada pelo vírus que provoca a catapora. Se trata de um vírus que pode ficar adormecido no nosso corpo até que um dia, um motivo faz com que ele “acorde”, desencadeando a doença.

Imagem de Amostra do You Tube

O Que é Preciso Saber Sobre o Cobreiro?

Normalmente, o vírus adormecido que causa o cobreiro desperta quando o sistema imunológico está comprometido, desequilibrado. Normalmente, por conta de outra doenças, como HIV ou câncer ou ainda, por problemas como nervoso, estresse ou ansiedade excessiva. O cobreiro quando chega mostra logo a que veio, a pessoa sente muita dor somada a prurido forte, formigamento e a sensação de ardor. Os sintomas desagradáveis não param por aqui, causa ainda, mal-estar, dores de cabeça e ou febre.

Cobreiro

Cobreiro

Logo em seguida, o lugar onde está se espalhando as bactérias começa a ficar vermelho e a cor dar lugar a erupções bolhosas que dentro tem um líquido que pode ser amarelado ou transparente. As lesões provocadas pelo cobreiro costumam ser na linha de um nervo e os lugares mais comuns, que elas aparecem são na região facial, sacral, lombar, cervical e torácica. Outra característica das lesões é que elas costumam aparecer em somente um dos lados.

Entre as dores, o aparecimento da região vermelha e das bolhas, pode-se passar entre uma a quatro semanas, no máximo. Depois se formarão crostas sobre as feridas até desaparecer por completo, porém, ficarão marcas, que não somem nunca mais. Em alguns casos é possível que depois de secar as bolhas aconteça um problema de neuralgia pós-herpética e isso provoca uma forte dor e uma vez ou outra ela ainda fica mais intensa.

O cobreiro é mais comum em pessoas que já tiveram o vírus da varicella e muito frequente em crianças.

Remédios Populares e Caseiros Para Curar Cobreiro

Algumas dicas parar resolver o problema do cobreiro em casa:

  • Quando as erupções chegarem no estágio avançado aplique curativo adesivo úmido, porém, tenha atenção e evite colocá-lo sobre as bolhas. Em seguida, com uma toalha molhada em água fria, torça e coloque sobre a região para que a pele fique com a temperatura normal.
  • Você também pode usar amido de milho com um pouco de água, fazendo uma espécie de pasta ou farinha de aveia. Deixe sobre os ferimentos por 20 minutos e faça isso todos os dias antes de ir dormir. A mistura serve para aliviar a coceira.
  • Use um conta gotas, que deve ser desinfetado antes, para aplicar água oxigenada diluída sobre as bolhas.
  • Você pode usar para aliviar a coceira, mel puro ou suco de alho-poró fresco. Outra dica para diminuir o mal estar provocado pela coceira é usar o água misturada com verbena e que fique fervendo por alguns minutos antes de aplicar. Coloque a verbena sobre um pano e esse pano com ela, sobre a ferida. Cada vez que o pano estiver seco, molhe-o de novo no líquido.
  • Outra mistura para aliviar o ardor, neste caso, é usar umas gotas de árvore-do-chá, use um algodão para passar.
  • Misture com água fervendo duas colheres de sopa de tanchagem. Deixe por alguns minutos até que fique fria. Molhe um algodão no líquido e use como compressa. O ideal é que fique por meia hora agindo sobre as feridas.
Imagem de Amostra do You Tube
  • A mistura de água fervida com folhas de bardana durante 5 minutos também funciona. Depois é só retirar do fogo, molhar um algodão e aplicar no lugar afetado. Deixe agir por duas horas.
  • Folhas de dente de leão fervidas durante 15 minutos também funcionam. Neste caso, é para beber o chá pelo menos 3 vezes ao dia.
  • Faça uma infusão de 10 minutos de folhas de azeda-miúda com um litro de água. Depois de frio aplique sobre as bolhas com um pano limpo.
  • Faça uma espécie de purê com uma cenoura e aplique como cataplasma nos lugares que o cobreiro se espalhou.
  • Beber xícaras de chá de bálsamo de limão também ajuda a combater os sintomas da doença. Ajuda principalmente, a não deixar que as bolhas se espalhem por outras partes do corpo que não foram afetadas.
  • Coloque o pimentão na dieta diária, pois vai ajudar a diminuir os efeitos do cobreiro e se quiser, também pode fazer um creme usando pimentão picante com gel de babosa. O creme deve ser aplicado sobre as feridas para ajudar a cicatrizar mais rápido.
  • Outra planta que pode ser usada para ajudar a se livrar do cobreiro é a melissa. Ela tem efeitos analgésicos, antiespasmódicos e calmantes. Faça uma infusão e deixe ficar morna, quando isso acontecer use um pano macio ou algodão para passar sobre as feridas. Repita o processo pelo menos 4 vezes ao dia. Também é bom tomar o chá de melissa, ajuda a combater a febre provocada pela doença.
  • Falando em planta, outra dica é usar unha-de-gato, porém, mulheres grávidas não podem. Faça uma infusão e use como recomendado para a melissa.

Como Evitar e Como Tratar o Cobreiro

  • Consuma bastante alimentos que sejam ricos em vitaminas C e B pois atuam aumentando a resistência dos nervos e do sistema imunológico.
  • Não coloque nada quente sobre as bolhas, inclusive tecidos, como a lã, pois isso fará com que o incômodo e a dor aumentem. Use roupas de algodão ou leves, os sintéticos também fazem aumentar a coceira.
  • As bolhas não devem ser estouradas em hipótese alguma, isso certamente acarretará em marcas na pele e podem gerar abertura para outro tipo de bactérias.
Imagem de Amostra do You Tube
  • É melhor manter-se longe de pessoas com problema de imunidade baixa e também de crianças pequenas.
  • Tente relaxar ao máximo, assim como tente controlar a ansiedade, quanto mais nervoso você ficar mais as feridas tendem a coçar e aumentar.
  • As mudanças bruscas de temperatura e a corrente de ar não são recomendados para quem está sofrendo com cobreiro. As duas situações podem fazer a dor ficar mais intensa.
  • É recomendado colocar as feridas em exposição a luz do sol para que as bolhas sequem mais rapidamente.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Comentários

  • Só diz o que é e de onde proven, mas não informa o tratamento ou meios de cura… esta incompleto deixando a desejar… não gostei.

    Ângelo 6 de março de 2010 13:00
  • ainda bem né, vai q eles falam um trem errado voce faz e morre ?! procura um médico q ele vai te fala direitinho oq fazer, idiota

    ana flavia 29 de junho de 2011 2:20
  • haUhauaHUahuaH

    Engraçado XD

    Felipe F 9 de agosto de 2011 1:15
  • Pesquisadores norte americanos e brasileiros descobriram a Echinacea Purpurea que cura o herpes genital e o herpes comum.
    Já foram feitos testes com 500 pacientes com sucesso.
    Eu tinha a herpes genital há cerca de um ano e tomei o cha da Echinacea um copo apos as refeições e lavei a area afetada e depois de uma semana fiquei bom, graças a Deus.

    Paulo Alves do Nascimento 30 de setembro de 2011 14:24
  • pra quê xingamento !!

    Marcio 21 de outubro de 2011 20:38
  • nada ve

    Maria Clara 11 de novembro de 2011 15:15
  • pode passar alcool todos os dias sem que esfreguem a pele para que não fique enritada ajuda a parar de cosar, mais o melhor como diz este site é preocurar uma pessoa que saiba benzer e em três dias + ou – o cobreiro vai embora e tenha fé!!!

    vanessa 16 de janeiro de 2012 18:18
  • Brasileiro nao sabe conversar sem ofender ou chingar os outros…quanta educaçao

    sergio 23 de outubro de 2012 10:19
  • descobri que o enxofre com banha cura o cobreiro da pele

    maria jovelina oliveira 20 de novembro de 2012 19:22
  • descobri que enxofre com banha cura cobreiro na pele

    maria jovelina oliveira 20 de novembro de 2012 19:23
  • GOSTARIA DE SABER O TRATAMENTO ADEGUADO PARA A HERPES ZÓSTER.

    Alberto 24 de novembro de 2012 23:11
  • Qualquer farmácia vende VIOLETA, não é flor, vende na farmácia.
    Valeu, um abraço.

    Resposta 21 de dezembro de 2012 18:31
  • Eu tratei o meu com gasolina … é ótimo, nunca mais volta.
    Você pega uma garrafa de pet de 600 ml, enche com água e coloca um pouquinho de detergente. Coloca no congelador até pedrar. Depois vc pega um litro de gasolina e passa no local afetado. Obs. Não esfrega, o ideal é que você molhe um algodão e passe no local. Faça 3 aplicações durante o dia. Na terceira aplicação você deixa o local bem encharcado de gasolina, se preferir pode até deixar o algodão no local e coloque fogo com um esqueiro. Deixe queimar até secar a gasolina. É otimo, nunca mais o cobreiro vai voltar …Pode dar um cheiro queimado, tipo porco sapecado, mais aos poucos vc acostuma com o cheiro.
    Abraço, espero ter ajudado …
    Ah, caso queimar um pouco, coloque a garrafa de pet congelada sobre o local.
    Até…

    Sebas 9 de janeiro de 2013 22:34
  • MUITAS VEZES FALA DE ONDE VEM MAS NÃO O QUE É BOM PARA CURAR ,MAS SEMPRE TEM ALGUEM QUE SABE E INFORMA A GENTE NÃO PRECISA CHINGAR ,FOI MUITO ÚTIL PARA MIM OBRIGADA BJSSS!

    NomeELIZABETE 12 de março de 2013 23:18
  • Minha irman tem apenas 9 anos de idade, ela nunca teve catapora, mais minha irmanzinha mais nova de 3 anos teve catapora a poucos dias, e achu que foi por isso que o cobreiro se ativou.
    Nós estamos tratando o pé dela com “Criolina”.encontrado em casa de ração, não é remedio para indigerir, é para jogar por cima do local, e é muito forte, aplicar mais ou menos umas 3 vezes no dia. Mais as pessoas dizem que só cura com benzuras, mas as avós da minha mãe enssinaram ela fazer um tipo de reza. Escrever ao redor do local afetado a oração de Nossa Senhora. “Ave Maria, cheia de graça…” e assim fexando um circulo. E por mais incrivel que seja a Cobreiro ao inves de ultrapassar a reza, ele da a volta, não passa. é muito incrivel! Pessoas disseram que não pode deixar ele se encontrar as pontas pois ai pode matar.
    Bom Galera, pra quem tiver essadoença horrivel, Boa Sorte e que Deus ajude a Todos voces!

    Ana Maira 27 de abril de 2013 20:36
  • Bom(só uma expressão porquê de bom não tem nada), eu não me lembro qual foi a data específica em que apareceu, porém não tenho certeza que seja a Herpes-Zóster.É verdade que se eu coçar o local onde se localiza o cobreiro(popularmente conhecido), e coçar ou passar a mão em outro local no corpo, ele pode contrair á Herpes-Zóster?
    Ela cura em um prazo de quantos dias?
    dê-me mais informações por favor,preciso saber.
    Os lugares onde eu passei á mão sem querer estão coçando.

    Vanessa 6 de agosto de 2013 21:07
  • Concordo com vocês Elisabete e Sergio,pra que xingar que enorme falta de educação é a opinião do cara e pronto o que ele faz com a informação só diz respeito a ele.Pra mim a informação foi suficiente me disse o que eu queria saber.Pois se você vai nos médicos nos consultórios nem pagando,eles te dão a informação completa com detalhes.

    Graça 11 de novembro de 2013 13:54
  • Em min saio bolhas oqe faço??

    arlei 3 de janeiro de 2014 12:25
  • Boa noite pessoal…
    Estou com minha boca toda enfestada de cobreiro…
    Preciso de dicas urgente pra eliminar essa coisa da minha boca,já não aguento mais de tanto que ardência e coceira…..Me ajudem!!!!

    carina fernandes 9 de fevereiro de 2014 2:43
  • eu tenho uma neta de 1 ano e 4 meses , e esta com cobreiro . e nunca deve catapora. e eu não sei mas o que fazer . para curar já fomos no medico . e não sara .

    maria l kamers 21 de fevereiro de 2014 17:07
  • A melhor coisa é benzer mesmo pq ja tive cobreiro e nenhum medico resolveu o benzedor mandou eu colocar nata batida no liquidificador com alho e logo sumiu

    juh 16 de abril de 2014 18:14
  • Leite com algo, benzer três vezes por semana,principalmente na quarta q é o melhor dia e muita fé! Benzer só vai resolver se vc tiver fé

    Juca 23 de abril de 2014 3:23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *