O Cisto no Epidídimo: Sintomas e Tratamento

Assim como nas mulheres há doenças específicas, nos homens não é diferente, já que há algumas que são típicas do gênero, especialmente aquelas que afetam sua região genital, nem como a reprodutora, uma delas é o Cisto no Epidídimo.

Onde Fica o Epidídimo?

O epidídimo é tido como um pequeno duto que está alojado na parte de trás do testículo, próximo ao escroto, localizado na base onde está o canal deferente, responsável por conduzir o esperma que sai do testículo até a próstata. Apesar de parecer pequeno, ele é tão longo quanto o testículo, e seu formato é em C, e fica achatado em um dos lados do testículo.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

Ele compõe um sistema tubular bastante complexo, que tem como função fazer acumular o esperma até o ponto necessário. Pode ser comparado como o tubo que está localizado no interior do ar condicionado, onde ocorre a condensação.

Depois de ter sido acumulado no epidídimo, o esperma vai até o canal deferente, chegando, em seguida, até a próstata, e no local acontece a mistura da substância com o sêmen, ambos vão até a próstata e passam pela uretra durante o processo de ejaculação.

Cistos no Epidídimo

Segundo estudos, em cerca de aproximadamente um quarto de toda a população masculina se desenvolve o cisto no epidídimo. Porém, apesar do susto logo que se percebe a “bolinha” não é motivo de preocupação tão grande, mas merece cuidado.

No entanto, em casos específicos estes tipos de cistos podem sugerir uma VHL (Doença Von Hippel Lindau – uma das sete mil doenças hereditárias conhecidas, que podem aparecer como tumores em determinadas partes do corpo) e, posteriormente, podem causar alguns tipos de câncer. Há diversos tipos de cistos que podem originar no epidídimo, como o cisto adenoma, um tumor benigno, que pode apresentar mais tumores dentro, e com densidade maior do que cistos comuns.

Estes cistos podem surgir tanto em um testículo quanto nos dois e quando aparecem em ambos o diagnóstico é quase certo, corresponde a uma VHL, cujo tamanho varia entre 1 e 5 centímetros aproximadamente.

Imagem de Amostra do You Tube

Quando Surge o Cisto            

O cisto no epidídimo pode surgir em qualquer época da vida, tanto na adolescência, quanto na fase mais madura, após os 40 anos, por exemplo. E, geralmente, é percebido através de uma sensação de que o homem esteja com areia no escroto, porém, sem dores nem aumento de tamanho.

Caso o incômodo do cisto seja grande, é necessária uma intervenção cirúrgica, cujo procedimento é bem semelhante ao utilizado durante a vasectomia, ocasionando, inclusive, na incapacidade de liberação do esperma da parte do testículo operada. Entretanto, este procedimento não interfere em nada na função sexual do indivíduo.

Quando se descobre o cisto adenoma a maior preocupação é saber se ele é benigno ou não e, além disso, o outro é que ele pode bloquear a saída do esperma, com isso o indivíduo pode se tornar estéril, porém, é uma ocorrência um tanto rara.

O Que É Propriamente o Cisto no Epidídimo

Este cisto pode ser caracterizado com um pequeno processo de origem inflamatória que faz com que seja acumulado líquido no epidídimo, formando uma pequena bolinha, que pode vir a causar incomodo e dor na região afetada, que somente se percebe em determinadas situações, como se enxugar, se vestir, praticar relações sexuais, andar de moto. A região onde se encontra o cisto durante essas práticas acaba sendo pressionada, causando a dor e em casos mais extremo essa dor por ser irradiada para barriga e para as demais áreas do testículo.

Para as pessoas mais apavoradas ficarem mais tranquilas, somente os cistos muito grandes é que são tratados através de cirurgia. E alguns cistos podem ser ocasionados por batidas fortes no local, ficar muito tempo sobre a moto, que ocorre com os motoboys, uso de roupa muita justa, a prática de artes marciais e ainda muitas outras implicações.

Principais Sintomas

  • Nódulo geralmente indolor e duro
  • Consistência do testículo aumentada, seja um dos lados ou ambos
  • Dor em um dos testículos sem razão aparente
  • Aumento do volume dos mamilos ou ainda das glândulas mamárias
  • Sensação de peso nos testículos
Saiba Mais

Saiba Mais

Importância do Exame dos Testículos

Da mesma forma que as mulheres fazem o autoexame das mamas todos os meses, os homens também devem se preocupar em fazer o autoexame dos testículos periodicamente, buscando por possíveis alterações locais, como caroços, inchaços ou ainda regiões dolorosas.  E, sempre que for encontrada qualquer alteração nos testículos ou na região próxima a ele deve-se procurar ajuda médica, pois, caso seja um tumor maligno, quanto mais rápido se inicia o tratamento, mais rápida também será a cura.

O Autoexame dos Testículos

É preciso fazer este exame todos os meses, para isso, escolha a hora do banho, pois estará bem mais relaxado e os testículos estarão mais maleáveis por causa da água quente. Para aumentar a sensibilidade do toque, ensaboe as mãos, desta forma, caso tenha algo errado você perceberá prontamente.

Imagem de Amostra do You Tube

Passo a Passo

Examine cada um dos testículos com as duas mãos, porém, um separado do outro, para que possa perceber melhor. Utilize o dedo médio e indicador que devem ficar na parte inferior dos testículos e o polegar, na parte de cima.

Gire cada um dos testículos entre os dedos polegar, médio e indicador, como se segurasse um ovo. Lembre-se que, geralmente, um deles é um pouco maior que o outro, por isso, não se assuste se encontrar alguma diferença.

Se, por acaso, encontrar uma parte endurecida na parte de trás dos testículos é indicação de que o epidídimo está inflamado ou obstruído, mesmo que a dor não seja aparente. Nesta situação, procure um médico logo que puder, para que a inflamação não aumente e então você comece a sentir dores frequentes.

Exames Complementares

Ecografia:  Exame que reproduz a imagem do testículo, distinguir se existem nódulos, e se é sólido ou possui líquido dentro. Caso tenha líquido não é caracterizado tumor é sim um cisto.

Exame de sangue: Algumas manifestações de tumores malignos produzem certas substâncias, que podem ser detectadas através da análise sanguínea.

Tomografia Computadorizada: Exame que permite a verificação de ocorrência de metástases cancerígenas em outras partes do corpo.

19 comentários

  1. É MUITO BOM LER COISAS QUE ESTIMULE A VIVER MELHOR, OBRIGADO.

  2. muito obrigado por ter esta pagina q nos faz lembrar q devemos procurar sempre um medico p fazer um checape obrigado

  3. Muito bom esse site me ajudou muito estou muito preocupado obj

  4. José Carlos de Souza

    Obrigado.

  5. joão mauricio retek

    gostaria de saber ,após ter passado por uma cirurgia de hérnia ignal direita ,esta de grande porte,após 50 dias,o dr em que passei no retorno,me pediu uma ultrassonográfia da bolsa escrotal ,onde o resultado foi :CISTO DE EPIDIDIMO DIREITO e somente voltarei a passar pelo dr em dezembro ,e estou preocupado e gostaria de obter informações a respeito sendo que o cisto esta localizado na cabeça do epididimo direito e mede 15×11 cm agradeço a todos que puderem me ajudar

  6. BOM DIA
    ESTIVE LENDO OS ARTIGOS PUBLICADOS SÔBRE O CISTO, NO EPIDIDIMO,
    E PROCUREI ASSOCIAR AO MEU PROBLEMA, TENHO 69 ANOS JÁ FIZ UMA CIRURGIA
    RECENTE DA HIDROCÉLES, E AO RETORNAR AO UROLOGISTA, ELE DECTOU
    A EXISTÊNCIA DE UM CISTO, NA REGIÃO EM QUE FOI FEITA A CIRURGIA NO MESMO
    LADO ESQUERDO, E DIAGNOSTIGOU A NECESSECIDADE DE NOVAMENTE FAZER OUTRA
    CIRURGIA PARA RETIRADA DO CISTO, QUE ATRAVÉS DO TOQUE MANUAL DEMONSTRA
    ESTAR GRANDE. SINTO TAMBÉM MUITO INCOMODO E ALGUMAS DORES, GOSTARIA DE SABER
    SE O MESMO É BENIGNO.

  7. tenho cisto no epididimos gostaria de saber c eu poderia praticar uma nataçao se esse esporte desencadearia a
    aumentar a dor que ja simto

  8. IVANIL PEREIRA DE MIRANDA

    Este artigo é excelente. Muito obrigado, eu já tive cistos no epidídimo e isso impedia de minha esposa engravidar, me submeti a duas cirurgias para retirada dos cistos, uma de cada lado dos testículos e depois de 17 anos casados finalmente a minha esposa engravidou. Hoje temos dois filhos lindos, um menino de quatro anos e uma menina de oito meses de idade. O problema é que eu fiz uma utrason da bolsa escrotal e foi detectado um cisto de novo no testículo esquerdo que não estava incomodando, mas de uns dias pra cá eu venho sentindo dores na virilha esquerda, testículos esquerdo e no ânus. Será que é possível que seja o cisto que esteja causando essas dores ou pode ser de uma varicocele que eu tenho também do lado esquerdo?

  9. Boa Tarde, Fiz ultrasson para saber se tinha hidrocele, no resultado do ultasson, deu hidrocele volumosa à esquerda e cisto em epidídimo direito, fiz cirurgia de hidrocele no dia 11/09/13, o médico disse não haver necessidade de mexer no cisto, só que continuei com o testículo inchado, voltei ao médico ele solicitou novos exames de sangue e urina e cultura, e também ultrasson testicular com doppler, os exames de sangue e urina estavam normal, só que o ultrasson deu novamente Volumosa hidrocele à esquerda e cisto em epidídimo direito, Gostaria de saber se a cirurgia não deu certo??, onde o médico garantiu que não voltava, onde fazem somente três meses que operei, e se existe alguma outra alternativa para Hidrocele que não seja cirúrgica, Obrigado

  10. Fiz a algum tempo, uma cirurgia para retirar o que então disse o medico ser um cisto de Epidídimo direito.
    O mesmo fez a retirada e em vinte ou trinta minutos me liberou para ir pra casa, e não tive nenhum sintoma.
    Porem isso ocorreu apos ter sido Pai, e então hoje estou em outro casamento o qual minha esposa não engravida, posso estar esterio e não sei, oque devo fazer?

  11. Apos cirurgia de varicocele, surgiu em mim uma hernia inguinal e um pequeno cisto no epididimo de 0,2 e 0,3 cm em cada testiculo, gostaria de saber se isso tem alguma relaçao com a cirurgia e se poderei ter filho ainda.

  12. Boa tarde,

    Gostei muito e das informações , pois bem acabei de fazer o exame e foi detectado. mas já estou procurando orientação medicas e procedimento correto para o tratamento. mais ainda ficou um pouco de medo pois ainda não tenho filho, e minha namorada ficou também apreensiva com sinistro .

    Abs,

  13. Gostaria de saber meu marido foi diagnósticado com um cisto do lado direito e com varicocele a esquerda isto e cancer E necessario ter que operar e isso pode deixar ele esteril.

  14. marcio leandro da silva

    eu marcio leandro da silva fui operado duas vezes cisto no testiculo lado esquerdo tamanho 1,4
    agora ele aumentou foi pra 1,9 centimentros depois de 3 meses fui fazer um traçom e constatou
    2,2

  15. gostei muito das informações..obrigada!

  16. Boa noite

    O meu esposo está com um cisto no testículo direito. Ele sente dores e uns incômodos chatos, porém os médicos informam que eles não farão cirurgia porque é pequeno, mas como ele sente dores e a qualidade de vida está ruim, porque ele não pode fazer a cirurgia e qual é a solução?

  17. Estou um pouco comedo descobri agora que tenho um cisto , mais o pior quando vou transar chego até parar perco ereção e dói muito .

  18. obrigado pelas espricasoes

  19. Muito boas as informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>