Dicas de Ioga para Pessoas Acima do Peso

A ioga é, basicamente, a prática de exercícios físicas, mentais e espirituais que visam transformar o corpo e a mente. Os benefícios de se praticar a ioga incluem: uma mente mais calma, diminuição do nervosismo e irritabilidade, desintoxicação e fortalecimento do corpo, aceleração do metabolismo, aumento da energia, redução do estresse e fadiga mental, maior flexibilidade e conforto físico.

Como vimos os benefícios são muitos e podemos até imaginar que, por causa deles, muitas pessoas procurem praticar a ioga. Porém, a verdade é que raramente vemos, por exemplo, pessoas acima do peso praticando. Não podemos negar que o excesso de peso pode sim tornar os movimentos mais difíceis de serem executados, mas não é impossível.

Se você tem vontade de praticar ioga, mas desistiu por estar acima do peso, confiras as nossas dicas a seguir e comece a praticar essas técnicas que têm tantos benefícios para proporcionar ao seu corpo e à sua mente.

É Preciso Começar

O primeiro e mais importante passo é começar a se planejar para começar a frequentar as aulas de ioga. Porém, não deixe que isso fique apenas no plano, é preciso segui-lo. Pode ser que demore algumas semanas até você se organizar e se sentir confortável, mas não protele mais do que isso.

Faça uma promessa para si mesmo para dar-lhe tempo suficiente de ver os benefícios que você irá conquistar. Alguns deles são: redução do estresse, menor frequência cardíaca e pressão arterial, alívio da depressão e da ansiedade e diminuição de dores lombares.

Vá Devagar e Ouça o Seu Corpo

Se você participar de uma aula em um estúdio de ioga ou começar em casa, vendo vídeos da internet e copiando os movimentos, é importante fazer o que puder. Se esforçar para fazer mais do que o seu corpo permite irá fazer mais mal do que bem.

Por mais motivado que você esteja, o que é ótimo, não deixe nunca de ouvir o seu corpo. Se uma posição causar dores, mude. As posições da ioga são muito mais difíceis do que parecem, portanto, fique forte, mas entenda que será necessário recuar quando você for longe demais.

Supere-se a Cada Aula

Você deve tentar chegar mais longe, manter posições por mais tempo, e desafiar-se a melhorar a cada aula. Seu corpo vai se adaptar e permitir que você chegue mais longe a cada dia. Certifique-se de se esforçar para fazer um pouco mais a cada dia. Dessa forma, dando um passo maior a cada aula, em um período de 15 dias ou um mês, você irá notar o quanto progrediu.

Um estudo realizado com adultos com dor crônica na lombar mostrou que a prática da ioga durante 3 meses deu melhores resultados do que os tratamentos médicos convencionais. Como você pode ver, o esforço vale muito a pena, comece e você não irá se arrepender.

Entenda Suas Limitações

Entenda que você irá conseguir executar as posições corretamente da primeira vez. Pode ser que você nem consiga se curvar. O segredo é não deixar que isso te desanime e acreditar que com persistência irá conseguir. Entenda o que você pode e não pode fazer com o seu corpo. Não se preocupe se você tiver que fazer uma versão modificada da posição.

Se estiver fazendo ioga em uma academia, com outras pessoas presentes, não se acanhe. Lembre-se de que todos os outros alunos já passaram pela mesma situação que você. Até mesmo aqueles que não estão acima do peso certamente tiveram dificuldades nas primeiras aulas, isso é normal, afinal se trata da prática de movimentos que as pessoas nunca tinham feito antes. Portanto, acalme-se e não sinta vergonha.

Faça um Amigo na Ioga

Você terá muito mais sucesso nas aulas de ioga se tiver alguém te motivando. Comece a conversar com os seus companheiros de aula, certamente você irá encontrar uma ou mais pessoas com quem irá se identificar e que poderão se tornar seus amigos. Fazer amizades é sempre muito bem e nesse caso você terá alguém que irá te incentivar e impedir que você desista.

Muitas pessoas acima do peso acabam se retraindo e ficando distantes dos outros. Essa atitude acaba afastando as pessoas e a solidão, nesse caso, não costuma fazer bem. Mantenha-se aberto a conhecer pessoas novas e criar laços de amizade.

Não Desanime

Vai ser difícil. Você provavelmente vai querer abandonar as aulas. É muito difícil ver as outras pessoas fazendo os movimentos de maneira “fácil” e sentir dificuldades por causa do corpo. A ioga usa seu peso corporal como resistência, portanto, quanto mais peso você tem, mais difícil se torna. Entenda que você está fazendo mais esforço do que as outras pessoas e é natural que sinta dificuldade.

O segredo do sucesso é não desanimar. Pense que depois de adquirir prática você não sentirá mais essa dificuldade e ficará cada vez melhor. Mostre para o mundo que você é capaz. Aliás, muito mais importante do que isso é mostrar para você mesmo que pode fazer o que quiser, basta ter persistência e força de vontade.

Se Preferir, Comece em Casa

Se você preferir, poderá começar a praticar a ioga em casa. Hoje em dia é muito fácil encontrar vídeoaulas no YouTube. Procure vídeos com instruções para iniciantes e comece a praticar sem ninguém olhando. Dessa forma, quando você sentir segurança poderá procurar uma academia e fazer as aulas com outras pessoas. Encontre a forma que te deixa mais a vontade.

Fazer exercícios em casa pode ser bastante prático, o problema é que como você pode fazer a hora que quiser, pode acabar deixando sempre para depois e não praticando. É preciso ter muita disciplina para se exercitar sem ninguém te supervisionando. Mas com força de vontade tudo é possível.

Modifique os Movimentos de Acordo Com os Seus Limites

Haverá posições que você não conseguirá fazer. Nesse caso, existem modificações que o professor pode lhe indicar para conseguir os mesmos resultados. Não desanime quando não conseguir fazer certas posições, as modificações existem exatamente para atender a todos os tipos de pessoas, para que elas não desistam na primeira dificuldade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Individual

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá eu amei ler sobre este Ioga pra quem esta acima do peso e me interessei, eu estou no SobrePeso e, gostaria de saber se vc envia, fotos das posiçoes de Ioga por e-mail, estou desempregada, e não posso fazer aulas em academia, por isso pra começo, gostaria de receber as imagens pelo meu email.

    Gislaine Rosa 18 de fevereiro de 2015 12:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *