Como se Relacionar com Pessoas Deficientes

O que é Deficiência

O termo Deficiente deve ser aplicado não somente às pessoas com diferenças cognitivas, físicas ou sensoriais,mas sim a qualquer indivíduo que não esteja apto a desenvolver qualquer função que necessite ser por ele desempenhada. Sendo assim, a deficiência não é doença, podendo até ser originada por uma sequela de alguma enfermidade, por isso com determinação e apoio, qualquer pessoa tem condição de superar suas limitações e conseguir se adaptar ao meio social em que vive. Para isso, é preciso que todos saibam que não é possivel igualar ninguém, já que todas as diferenças devem ser respeitadas.

Origens do Preconceito

A palavra preconceito pode ser definida como um juízo antecipado sem razão ou opinião, que é formada sem a devida reflexão. Isso posto,o que leva algumas pessoas a terem preconceitos é o desconhecimento da situação, fazendo com que o indivíduo crie barreiras entre ele e o outro.

Para superar os obstáculos que separam os deficientes de uma vida satisfatória, educar e reabilitar não é o bastante,é fundamental o envolvimento de toda a sociedade, para que ela esteja apta a entender e preparada para viver melhor com os portadores de necessidades especiais, vencendo seus preconceitos e aprendendo a conviver com as diferenças.

Como Auxiliar às Pessoas Deficientes

Muitas pessoas deixam de auxiliar algum portador de necessidade especial, somente por que não sabem o deve ser feito. A falta de conhecimento sobre o assunto, dos recursos disponiveis contribuem para esse fato. No entanto, simples gestos ou cuidados, podem fazer uma grande diferença para os deficientes, pois a aceitação deles como indivíduos capazes, os motiva a cada vez mais buscarem um modo de viver mais satisfatório, realizando seus sonhos, sem pensar em suas limitações.

Deficiente Visual

Os deficientes visuais em geral utilizam bengalas, sendo muito fácil a comunicação com eles. Muitas vêzes, eles tem muita dificuldade para orientar-se em lugares que não conhecem, e também fazer a travesssia de ruas. Ao se deparar com um indivíduo deficiente visual, a pessoa deve tocar levemente em seu braço, para que ele possa saber que o outro está se dirigindo a ele. Quando o deficiente estiver com alguém, fale diretamente com ele, e não com seu acompanhante.

Ajudar

Muitas pessoas falam alto demais com eles, isso não é necessário, pois eles geralmente escutam bem. Ao se propor ajudá-los, não é necessário segurá-los pela bengala,o correto é ofercer-lhes o braço e posicionar-se um passo a sua frente. Ao entrar num automóvel, coloque a mão deles na porta do veículo para que haja a orientação da direção do carro. Nunca distraia um cão guia, pois ele está trabalhando. Em alguns países, os animais já tem suas entradas permitidas em locais públicos e privados, incluindo os transportes coletivos.

Deficiência Física

Os deficientes físicos, pela sua dificuldade de mobilidade, geralmente utilizam cadeiras de rodas ou muletas. Os que usam muletas, já adquiriram seu ritmo de andar próprio, portanto só os ajude se for solicitado.

Dificuldades

No caso do cadeirante, se precisar de ajuda para descer degraus ou rampas, o mais indicado é usar a posição marcha ré, isso evita que ele caia. Em caso de subida e descida de escadas, o ideal é colocar a cadeira na posição inclinada nas rodas de trás, apoiando em um degrau por vez.

Deficiência Auditiva

Os portadores de deficiência auditiva, para comunicarem-se com as outras pessoas utilizam-se da linguagem de gestos e sinais. Para falar com eles, não é necessário gritar, basta falar devagar e de forma clara. É aconselhável falar sempre de frente para eles, para que possam visualizar os lábios de seu interlocutor.

Comunicação

Caso não entenda o que eles quiseram dizer, simplesmente peça que repitam. Alguns deficientes surdos, são oralizados e conseguem cumprimentar ou agradecer aos outros.

Deficiência Intelectual

Os indivíduos portadoras de défict cognitvo, devem ser tratados com naturalidade, e nunca como crianças. Por isso, especialistas advertem que as pessoas não os infantilizem, se eles forem adultos, devendo ser tratados como tal.

Paralisia Cerebral

O grau de dificuldades de pessoas com paralisia cerebral varia, dependendo da área do cérebro que foi afetada. Em geral, suas maiores dificuldades são motoras e da comunicação oral, pois falam de maneira lenta e caminham de forma insegura ou irregular,sendo várias vêzes confundidos com indivíduos alcoolizados.

Com atitudes simples e conhecimento do probelma, é possível tornar a vida do portador de deficiência bem mais alegre e produtiva.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *