Câncer Hepático

Saiba o Que é Câncer Hepático e Como Deve Ser Tratado

O fígado é um órgão muito importante no organismo e tem funções diversas que contribuem para o indivíduo levar uma vida saudável. Metabolizando substâncias tóxicas, o fígado é geralmente muito estressado pelas pessoas que abusam das bebidas alcoólicas e é um dos órgãos que apresenta doenças muito graves, como a hepatite B, por exemplo, e ocâncer hepático. Este tipo de câncer pode ser favorecido por alguns fatores que citaremos aqui, baseados em registros epidemiológicos que nos mostram os indicativos para compreender melhor a doença.

O câncer hepático pode ter diversas formas, como hepatocarcinoma, colangiocarcinoma e angiosarcoma. Além disso, pode apresentar algumas metástases de alguns órgãos onde se localiza o tumor primário. No caso do hepatocarcinoma, ocorre multiplicação das células de forma desordenada, formando um tecido infiltrativo, que prejudica as funções naturais do órgão, que são entre outras, a produção de bile e coagulação do sangue. O câncer hepático pode levar à cirrose, que é um problema gravíssimo no fígado, que acontece geralmente no curso de algumas doenças graves como esta.

Sintomas De Um Câncer Hepático

Os sintomas mais frequentes do hepatocarcinoma é o mal-estar geral, dor abdominal, sensação de abdome cheio, perda de peso, perda de apetite, aumento de líquido no abdome, tumor palpável, inchaço nas pernas, icterícia etc. Geralmente os tumores hepáticos são altamente malignos, e dobra seu volume a cada 180 dias mais ou menos. As chances de cura se reduzem muito se a pessoa descobre este tipo de câncer tardiamente, e muitos têm apenas 3 semanas de vida após o diagnóstico. Este pode ser feito através de imagem, mas a biópsia é que realmente confirma o que está acontecendo com o fígado, quando há suspeita da doença.

Tratamento De Um Câncer Hepático

O tratamento de um câncer hepático é feito dependendo do estágio da doença e das condições do doente. Uma pessoa muito idosa apresentando este tipo de complicação pode preferir não usar da radioterapia nem da quimioterapia para tentar se salvar, mas alguém mais jovem pode tentar este tipo de ajuda para tentar se livrar do câncer hepático.

Hepatico

Hepatico

Muitas vezes a saída para a cura do câncer hepático é a cirurgia, na qual se dá a retirada de uma parte do fígado, mas quando o tumor já se alastrou pelo órgão fica bem difícil o tratamento, e as chances de cura caem absolutamente a valores muito baixos. Os fatores de risco são enormes para câncer hepático podem incluir os vírus da hepatite B e C e alcoolismo. A prevenção desta doença pode ser feita pela utilização de preservativo durante todas as relações sexuais e o baixo consumo de bebidas alcoólicas, ou eliminar de vez a bebida da sua rotina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *