Eletromiografia

Você já ouviu falar sobre a eletromiografia? Apesar do nome complicado, esse é um processo que acaba sendo realizado na vida de diversas pessoas, sem que as mesmas saibam ao menos seu próprio nome, ou ao menos o decore.

A eletromiografia é um processo de uma técnica que consiste em realizar monitorações de todo o sistema das atividades elétricas das chamadas membranas excitáveis da região muscular de nosso corpo. Existem cerca de três tipos de monitoramento que acaba sendo realizado nesse processo para que seja possível detectar de forma assídua como funciona o processo de reconhecimento de sinais de eletromiografia.

A primeira forma de se trabalhar com um eletrodo tem função e direção observada a partir do processo de posicionamento do mesmo, sendo relacionado quanto a sua profundidade, que poderá assim envolver se forma direta o processo de inserção de diversos tipos de agulhas no tecido muscular.

O segundo tipo de avaliação é realizado quanto a  sua própria superfície, e acaba sendo considerado diretamente é o mais indolor, dentre os três tipos existentes. O processo de avaliação por meio da superfície consiste na fixação direta dos eletrodos na superfície da pele do avaliado. Geralmente quando falamos de um processo que é realizado dessa forma, temos dois eletrodos que acabam sendo inseridos na pele do indivíduo, e que tem a função de fazer com que os ruídos sejam assim captados.

O terceiro método do processo dessa avaliação consiste em fazer com que o mesmo seja inserido na pele do mesmo, por meio de uma fixação de uma chamada matriz de correspondência. Essa fixação é ainda realizada por cima da superfície da pele, e poderá estudar e avaliar de forma mais precisa como é o comportamento de todo o  tecido muscular quando o mesmo chega em seu processo de fadiga total.

Esse é um exame que tem por finalidade avaliar como a presença de diversos tipos de lesões que acabam afetando de forma direta todo o tecido muscular e os nervos do corpo de diversas pessoas acaba se comportando após um processo de determinadas ações, como certos tipos de doenças. A principal delas é relacionada ao aparecimento e desenvolvimento da doença chamada de esclerose múltipla, neuropatia diabética. Com esse exame o médico especialista poderá avaliar de forma mais completa como funciona todo o processo de defasagem no tecido muscular e nervoso de seu paciente.

Os Passos Para A Execução Do Exame Eletromiografia

Existem dois passos que são considerados de extrema importância, e que são realizados de forma quase que obrigatória no processo de avaliação do paciente em si.

  • Eletroneurografia: nesse processo de avaliação, existem alguns tipos de sensores bem pequenos que acabaram sendo estrategicamente posicionados sobre a região ou pelo corpo que será analisado pelo especialista. Diversas pessoas acabam relatando que assim que os sensores são acoplados a seu corpo, e os aparelho por fim, a sensação acaba sendo extremamente desconfortável, fazendo com que na área o mesmo sinta um desconforto, como se os aparelhos estivessem quase que oferecendo certos tipos de pancadas na região analisada.
  • Eletromiografia: apenas um sensor, chamado de eletrodo acaba sendo inserido dentre da pele do paciente, até que o músculo do mesmo seja atingido e encontrado pelo aparelho, fazendo com que sua atividade possa ser avaliada com um todo. Para que esse processo de avaliação possa ocorrer de forma correta, o especialista na maioria das vezes acaba pedindo para o paciente fazer alguns movimentos com suas pernas, braços, ou demais regiões que podem estar sendo analisadas.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *