Sistema Nervoso Visceral

O Sistema Nervoso do ser humano é dividido nas seguintes partes: cérebro, sistema nervoso central e espinha dorsal. Cada parte deste sistema é responsável por monitorar e coordenar as atividades de outras partes e órgãos do corpo.

Nervoso

Nervoso

Os músculos, por exemplo, são monitorados e coordenados pelo sistema sensorial, que também é responsável pela movimentação dos órgãos, bem como constrói e finaliza os estímulos dos sentidos. É também chamado de sistema nervoso.

Os nervos e os neurônios são parte integrante só sistema nervoso e são fundamentais na coordenação motora de cada indivíduo.

O Sistema Nervoso é composto de fibras que mandam do cérebro e da medula central informações para todas as partes do corpo, uma comunicação perfeita. Estes nervos são formados principalmente de axônios e neurônios, associados a uma grande variedade de membranas, que ficam em torno deles. Os corpos celulares dos neurônios que dão origem aos nervos ficam no cérebro, na medula central e nos gânglios periféricos.

Sistema Nervoso

Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso dos animais vertebrados é dividido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico. O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo e a medula espinhal. Já o Sistema Nervoso Periférico é formado com os demais neurônios que estão no Sistema Nervoso Central.

Dentro do Periférico está o Somático e o Autônomo. Dentro do Autônomo está o Simpático, o Parassimpático, o Entérico e o Central separado. Essa seria a estrutura da organização do sistema nervoso.

Os nervos, que são os apêndices dos axônios de células nervosas, fazem parte do Sistema Nervoso Periférico, que como foi dito anteriormente, se divide em Somático e Autônomo.

O Sistema Nervoso Somático é aquele que coordenada e organiza os movimentos do corpo e quando recebemos estímulos externos. Todas aquelas atividades que são feitas de forma consciente são controladas pelo Sistema Nervoso Somático.

Sistema Nervoso Visceral

Sistema Nervoso Visceral

O Sistema Nervoso Autônomo é composto pelo Sistema Nervoso Simpático, Parassimpático e Entérico. O Sistema Nervoso Simpático é o responsável pelas reações provocadas pelo estresse, como por exemplo, o aumento dos batimentos cardíacos e a mudança da pressão arterial. Além disso, ele também faz modificações fisiológicas e cria a sensação de excitação quando é incrementado pela adrenalina produzida pelo sistema.

O Sistema Nervoso Parassimpático é o oposto do Simpático, sua ação está presente quando uma pessoa está se sentido relaxada e descansada, provocando a constrição das pupilas, reduzindo os batimentos cardíacos, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos e estimulando os sistemas geniturinário e digestivo.

Já o Sistema Nervoso Entérico fica responsável pela coordenação de tudo o que for ligado a esôfago, estômago, intestino delgado e cólon, aspectos da digestão basicamente.

Para finalizar, o Sistema Nervoso Central é composto pelo encéfalo e medula espinhal. As partes estão envolvidas por membranas de tecido conjuntivo e são as meninges. O encéfalo é o principal centro de controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>