Tratamento da Hipertensão Arterial

Você costuma pensar na sua saúde do futuro? A maioria das pessoas não pensam e isso sempre traz problemas com o passar do tempo. Cuidar da nossa própria vida sempre passa despercebido com tantas atividades que exercemos ao longo do dia.

Já pensou em dar uma pausa para relaxar e pensar um pouco em você? Poucas ações já trazem muita diferença na nossa vida. Constantemente pensamos o contrário, achando que comer comida saudável, ou fazer uma caminhada não vai adiantar muito.

Repare bem em pessoas idosas, aquelas que se exercitam a vida toda, com uma saúde melhor. Ou então aquelas que possuíam hábitos mais calmos e que tinham preocupação com corpo e mente, não se queixando tanto da velhice.

Doença na Velhice

Doença na Velhice

Claro que as doenças não aparecem somente na velhice. E quando aparecem nos deixam para baixo, sem muitas forças. O pior é quando a doença vem e não identificamos na hora, com isso ela progride em nosso organismo e se manifesta somente quando já está bem mais avançada.

Por isso as pessoas tanto falam de fazer consultas médicas periodicamente, muitos tumores, por exemplo, podem ser retirados quando ainda estão no comecinho. Algumas doenças crônicas, se estiverem no início pode haver tratamento que diminua os sintomas que persistem tanto.

Doença

Qualquer condição que atrapalha a funcionalidade normal do organismo, podendo alterar estrutura de alguma parte do corpo ou somente alguma função passageira. Doenças não são causadas por alguma trauma físico, já que possuem sintomas e sinais bem particular (infelizmente há alguns que podem ser confundidos entre doenças). Pode ter as mais diversas causas, inclusive externas com agentes patogênicos como fungos, vírus e bactérias. Ocorre também por falhas no sistema imunológico, sendo uma disfunção interna que causa desordem em diversas partes do organismo.

Podemos incluir diversos outros conceitos da medicina dentro de doença como síndromes, transtorno, traumas, deficiências e outros. Doença mexe com o psicológico de quem está ao redor, por isso o contato de familiares e amigos, além de alguns casos ser contagioso também pode causar danos mentais por conta da convivência.

Quando uma pessoa morre de uma doença, é chamada de causa natural, mesmo que a causa da doença talvez não seja a mais natural possível. As que mais matam são as que envolvem a região arterial e cerebrovascular, além das doenças respiratórias. Em lugares mais desenvolvidos, essas doenças já estão mais bem resolvidas, sendo as psicológicas as que mais afetam como depressão e ansiedade.

Hipertensão

Como foi dito, as doenças que envolvem artéria são uma das que mais matam e por isso vamos falar um pouco mais sobre a hipertensão que assola o mundo todo. Infelizmente é um doença crônica com níveis baixos de cura,onde a pessoa precisa ficar controlando para o resto da vida. Também é denominado de pressão alta e acontece quando a pressão aferida pelo médico chega a mais de 140/90 mmHg, ou de maneira mais comum o 14 por 9 que ouvimos na farmácia.

O grande problema da pressão alta é o esforço gigante que o coração necessita fazer para bombear sangue, já que os vasos sanguíneos não estão em bom funcionamento. Mas aí fica a pergunta, como as pessoas morrem com a hipertensão se pode ser controlada? Então, a questão é que ela é um dos fatores que causam outros tipos de acidentes como infarto, AVC, aneurisma, insuficiência renal e cardíaca.

É uma doença hereditária, somente 10% dos casos o problema não tem nada ver com os parentescos,sendo desencadeado pelos próprios hábitos da pessoa. As causas mais comuns são o estresse, o consumo de bebidas alcoólicas, o fumo, consumo excessivo de sal entre outros. O que podemos perceber é que são coisas bem cotidianas. De acordo com pesquisas a pressão alta é mais forte na raça negra, em diabéticos e pessoas mais velhas.

Ilustração de Hipertensão

Ilustração de Hipertensão

Por dia no Brasil morrem quase quatrocentas pessoas de hipertensão.Números são trágicos, mas merecem ser ditos para deixar mais visível a importância de se cuidar.  Mas como posso saber se possuo sintomas dessa doença?

Primeiro de tudo se certifique sobre a sua família, se você pode ter adquirido com ela. Depois alguns sintomas mais físicos são tonturas, dor de cabeça, dores no peito e fraqueza. Se esse tipo de sintoma estiver te perseguindo vá atrás de um médico para saber qual remédio você precisa tomar. A hipertensão tem diferentes níveis e precisa ser bem medicada.

Como nem tem cura, os remédios são facilmente encontrados, pelos altos números, o SUS ( Sistema único de saúde) já tem ofertado gratuitamente nas farmácias populares e nos postinhos com a apresentação da receita e documento.

Para se manter prevenido é interessante sempre medir a pressão, seja na farmácia ou então se for algo mais recorrente ter um aparelho em casa. A partir dos vinte anos, as medições devem se tornar mais recorrentes.

Há algumas coisas que podemos evitar na vida ou então simplesmente mudar por ser um hábito negativo que irão ajudar no controle e até mesmo prevenir como manter o peso adequado, com uma alimentação saudável, exercício físico regularmente.

Em casos especiais como em gravidez, as complicações podem ser ainda maiores, não só para mãe como para o feto também, podendo causar até morte tanto da criança como da mãe.

Com certeza você que não possui hipertensão já deve ter ouvido falar nela. É grave e não deve ser deixada de lado. Há outras doenças cardiovasculares que precisam também de atenção, por além de serem crônicas podem matar rapidamente. A maioria delas tem o mesmo princípio de prevenção. Você que é novo agora, lembre-se que o futuro irá agradecer pelas ações do presente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *