Tratamento Esporão

O esporão  é uma alteração óssea no calcanhar que  pode ser causada por diversos fatores, entre eles uma tensão excessiva do osso do calcanhar, nos tendões, etc. O esporão é uma inflamação da planta do pé que pode ocorrer pelo fato de sobrecarga que os nossos pés sofrem no dia a dia. Por isso, é importante  observar o surgimento dessa alteração e tratar corretamente, para que se obtenham resultados satisfatórios. Quando acontece do esporão se instalar na planta do pé e evoluir, o tratamento pode ser mais complicado, pois assim ele se tornará  uma espécie de lança, e só poderá ser tratado se retirado através de cirurgia.

Esporao

Esporao

Alguns fatores comuns que levam a esse estágio de esporão são as pessoas que sofrem com a síndrome do pé chato, que são os pés planos, ou seja, não possuem uma anatomia normal do pé. Esses pés são retos, e assim, o contato com o solo é direto com o pé por um todo. Outros grupos de risco são as mulheres que abusam de salto alto e também  pessoas que possuem o pé com uma alteração na parte do calcanhar, que é o tipo de pessoa que gasta mais o sapato, para o lado de fora ou de dentro do solado. Pessoas que praticam esportes sem um calçado adequado também estão suscetíveis a ter um esporão, assim como pessoas que sofrem com encurtamento dos músculos da panturrilha.

O tratamento de esporão deve ser feito através a identificação das causas que ocorrem no paciente e orientação para optar por calçados adequados, como sapatos com solados mais grossos e com proteção no calcanhar com palmilhas,  bem como usar sapatilhas ou tênis com amortecedores.

Esporao Do Calcaneo

Esporao Do Calcaneo

Além disso, o excesso de peso deve ser controlado, pois ele também afeta no tratamento e na aparição de esporões. Fazer alguns banhos com água morna e massagens locais também são ótimas maneiras de  ajudar o tratamento de esporão e alcançar uma melhora nos incômodos.Um exercício que pode ajudar é  massagem com rolos sobre a planta do pé, suavemente, e flexionar os dedos e os pés,  para frente e para trás, para relaxar as fibras e os tendões, evitando a fadiga e o incômodo. Antiinflamatórios, chás, de lavanda, cavainha, sabugueiro, entre outros, podem ajudar, tanto a sua ingestão, quanto como lava pés. Alguns alimentos ajudam também no tratamento de esporão, como é o caso de acerola e clorofila.

Tratamento

Tratamento

Em casos mais severos, o tratamento de esporão é somente através da cirurgia, porém, só é  utilizada em último caso, quando todas as outras formas de tratamento não surtiram o efeito desejado de cura. Além disso, o paciente deve manter uma rotina de fisioterapia, e se for o caso de pacientes mais gordos,  devem perder o excesso de peso, para não sobrecarregar os pés. O médico pode  receitar antiinflamatórios ou até mesmo terapias como a acupuntura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>