Quantidade Ingerida
De acordo com especialistas, a faixa etária das crianças e a quantidade de café consumido, é o que vai determinar se é aconselhável para elas tomarem o líquido. Mas para isso, é necessário entender como as substâncias que o compõem o atuam no organismo infantil.
Bebida Estimulante
As pessoas sabem que o café é uma bebida que estimula os indivíduos que o consomem, e pode auxiliar nos estudos, ou ao contrário tornar-se um impedimento para ele. A crença geral dos pais, diz que não é aconselhável dar a bebida para os filhos menores consumirem, pois acreditam que ela lhes causarão algum mal ao organismo.
No entanto segundo a nutricionista do Centro Diagnóstico Cardiológico no Paraná, esse mito de que a cafeína é prejudicial às crianças pertence ao passado, pois se ingerido na quantidade adequada, o líquido pode trazer benefícios para o desenvolvimento da criança, e ainda auxiliar nos estudos acadêmicos, podendo ser uma ótima fonte de estímulo para jovens que apresentam sono,e conseqüente falta de concentração, principalmente aqueles que estudam em horários muito cedo.
Substâncias Encontradas no Café
Segundo profissionais especializados em nutrição, o café além de conter antioxidantes, que são substâncias importantes ao organismo humano, ainda apresentam na sua composição vitaminas e minerais, aumentando a atenção e o estado de alerta nas crianças, colaborando para melhorar o desempenho escolar.
No entanto, a profissional não aconselha a ingestão da bebida em grande quantidade, já que o consumo indicado é de duas xícaras e de preferência com leite, principalmente nos períodos da manhã e tarde. De acordo com nutricionistas,a mistura do café com leite é ideal, pois o segundo apresenta muita quantidade de zinco e cálcio, sendo aconselhável não exagerar na ingestão para não transformar os benefícios em possíveis problemas futuros.
Sintomas do Excesso do Consumo
Profissionais apontam alguns sintomas que as pessoas podem apresentar, se ingerirem o café em grande quantidade, entre eles: Dores de estômago, agitação, insônia, irritabilidade, hipertensão, são alguns problemas que podem acometer adultos e crianças pelo consumo do líquido em excesso. Segundo alguns pediatras, o café também pode contribuir para absorção de cálcio pelo organismo humano, causando desde enjôos à arritmias do coração.
O sistema neurológico do indivíduo deve amadurecer de forma correta e adequada, e a ingestão da bebida pode comprometer esse desenvolvimento, segundo alguns médicos. Já para nutricionistas, o problema está na quantidade ingerida, pois, que pelo efeito estimulante que a cafeína apresenta, ela pode comprometer a absorção de ferro pelo corpo humano, ocasionando uma anemia, no entanto, as substâncias benéficas do café compensam esses possíveis problemas, desde que haja um consumo adequado.
Idade das Crianças
Um questionamento freqüente é sobre a partir de qual faixa etária é possível consumir o café. Na opinião de especialistas, o consumo em crianças deve ser só após os seis anos de idade, no entanto se a família já é habituada a consumir café com leite, dentro das quantidades indicadas, não há problema ser um pouco antes dessa idade. Alguns estudos já orientam o consumo moderado da bebida, tanto para adultos quanto para crianças, pois essa moderação seria responsável pela diminuição do colesterol e do perigo de desenvolver diabetes. No entanto, como há controvérsias, é melhor, que as crianças evitem o café, e deixem para consumi-lo na adolescência, sempre combinado com o leite, para reduzir os efeitos da cafeína que compõe a bebida.
Salete Dias