Quando O Indivíduo É Considerado Obeso?

A sociedade capitalista em que vivemos deseja que tenhamos um corpo dentro dos padrões, mas insiste em vender fast foods que além de engordar, são péssimos para a saúde. Antigamente ser um pouco acima do peso era além de normal muito bom. Podemos ver em pinturas antigas como as princesas e rainhas cobiçadas eram todas rechonchudas e isso era normal.

Pessoas mais magras eram aquelas que passavam por necessidade, assim emagrecendo por falta de ter algo para comer. Infelizmente o tempo passou e algumas coisas começaram a mudar. Hoje em dia temos pessoas que adquirem distúrbios sérios de alimentação por conta da pressão, estresse, ansiedade e outros problemas vindos do cotidiano.

É curioso dizer que na mesma era em que pessoas sofrem para emagrecer para ficar com o corpo de modelos famosas, entrar no padrão da sociedade, para usar o famoso biquíni sem se preocupar e ainda sim é um dos períodos em que mais temos casos de obesidade espalhados pelo mundo.

No meio do século XX foram criadas algumas pastorais da saúde para auxiliar crianças subnutridas em países pobre que se expandiram para diversos países. Juntamente com a Organização Mundial de Saúde foi definido algumas métricas que pudessem dizer quando uma pessoa estava obesa ou então subnutrida.

Índice De Massa Corporal

Índice De Massa Corporal

Índice De Massa Corporal

Para essa classificação foi utilizado o peso da pessoa e altura que ela possui, surgindo um conta básica que é utilizada até os dias de hoje pelos nutricionistas. Durante o período é muito válido, fazer a criança engordar era sinal que ela estava com uma saúde melhor. Mas hoje já sabemos que isso não acontece, o IMC se tornou uma forma falha de medir por conta que há muitas crianças com pesos bons, porém se alimentando somente de comida gordurosa, enlatada e afins.

Obesidade

A maioria dos casos de obesidade começam na infância, na qual os pais tentam agradar seus filhos e oferecer tudo de melhor que eles puderem. Sabemos que nosso corpo é educado da maneira que acostumamos ele, por isso se quando somos criança muito alimento é ingerido logo logo o estômago vai querer sempre mais e mais.

Em alguns casos a obesidade é crônica podendo ser trata a partir do diagnóstico de alguma disfunção que pode estar causando ela. Mas de maneira geral, a obesidade é considerada um distúrbio alimentar, pois chega um momento em que a pessoa come sem nem sequer perceber mais. Ou sente muita fome ou simplesmente come sempre sem sentir satisfeito.

Ainda hoje a identificação da obesidade vem da massa corporal pela sua altura e sabemos que ela pode trazer diversas doenças como consequência, sendo necessário logo uma reeducação alimentar.

Qualidade De Vida

Não podemos adotar que o peso adequado para uma pessoa é o mesmo para outra. O organismo reage de maneiras diferentes e precisamos respeitar todas elas. O padrão da sociedade não sempre saudável e não adianta querermos ter algo além. O que realmente importa é a qualidade de vida que você está tendo. 

Se você não consegue correr nem um quarteirão, possui problemas de respiração e de coração, muitas vezes você precisa de uma reeducação alimentar e de atividades físicas constantes para manter a saúde com qualidade, mesmo que apresente uma massa corporal de qualidade.

Curiosidades Sobre A Obesidade

É uma doença crônica e pode levar a morte se não cuidada. No Brasil atualmente há mais de vinte e cinco milhões de pessoas obesas, foram as mais de setenta milhões de pessoas que estão no sobrepeso. Quando o IMC está acima de 25 kg/m² a pessoa já está com sobrepeso e acima disso ela já é considerada obesa.

A maneiras de classificar a obesidade entre leve, moderada, grave ou mórbida. Podendo aumentar as chances de hipertensão, problemas cardiovasculares e diabetes. Além disso pode trazer problemas psicológicos como depressão e menor autoestima.

Curiosidades Sobre A Obesidade

Curiosidades Sobre A Obesidade

As maneiras de perder peso precisam ser bem investigadas, principalmente pois muitos estão vivendo há muito tempo no sedentarismo e precisam começar devagar a realizar as atividades físicas e a reduzir a alimentação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *