Dieta que Reduz o Colesterol

O colesterol é uma das principais causas de preocupações de diversos brasileiros e pessoas de todo o mundo, mas primeiramente, você sabe o que é o colesterol?

O Que É O Colesterol?

Quando analisamos o colesterol de uma forma direta, podemos o classificar como um tipo d gordura que acaba sendo encontrada no nosso organismo, de uma forma natural, isto é, o colesterol é presente em todo o ser humano, e isso não interfere em nada o funcionamento do organismo do indivíduo.

O colesterol em si está presente em diversas partes de osso corpo, como coração, cérebro, nervos e etc., e ele acaba sendo um dos principais responsáveis por ser um dos constituintes principais de todas as membranas celulares que são encontradas em nosso corpo.

O colesterol tem funções muito específicas no organismo de casa pessoa, e que é basicamente relacionado ao fato de que os hormônios e vitaminas presentes no organismo e produzidos por ele são feitos a partir da presença do colesterol.

Além disso, os ácidos biliares, que são grandes responsáveis pela parte digestória do nosso organismo, auxiliando na quebra e processamento das gorduras são derivados também da presença do colesterol em sua composição.

Gordura Entupindo Veias

Gordura Entupindo Veias

O colesterol é produzido quase que diretamente por conta do nosso organismo, sendo cerca de 70% de todo o colesterol presente em nosso corpo é proveniente da produção realizada pelo próprio organismo, que reserva assim cerca que apenas 30% do colesterol total, seja proveniente da alimentação e ingestão de gordura.

O problema de tudo isso se encontra em momentos que o indivíduo acaba consumindo alimentos que apresentam grandes quantidades de gorduras, e que com isso fazem que o fígado que é o principal produtor de colesterol, o produza em quantidades que são consideradas excedentes.

Com isso, a quantidade de colesterol que anteriormente era considerada saudável no corpo de uma pessoa, passa a ser tornar algo de preocupação, pois a presença excedente de colesterol no corpo de qualquer pessoa não é considerado bom sinal.

Apesar de muitas vezes o principal avó de críticas seja relacionado a presença de grandes taxas de colesterol no organismo, pessoas que apresentam ele de uma forma muito baixa também são preocupantes.

Existe uma causa que fez com que o colesterol seja alvo de tanta observação médica e de processos de combate a seu aumento e diminuição, e isso é muito relacionado a circulação sanguínea.

A circulação do sangue, quando realizada de uma forma natural é considerada muito saudável, mas quando as taxas de colesterol atingem a corrente sanguínea de uma forma alta ou baixa, o risco para o bem-estar da saúde de qualquer pessoa acaba sendo muito afetado.

Por isso, sempre que possível o médico responsável pelo cuidado com a saúde de seu paciente, pede para o mesmo realize exames de sangue e assim tenha conhecimento de qual a porcentagem de colesterol presente no mesmo.

Alimentos Que Aumentam o Colesterol

Alimentos Que Aumentam o Colesterol

Tipos De Colesterol

Existem diversos tipos de colesterol descobertos até hoje, e para cada um deles acaba sendo necessário um tratamento específico, como forma de combate a seu aumento ou queda.

O colesterol é basicamente composto de gordura, e isso acaba fazendo com que o mesmo não seja capaz de ser dissolvido quando analisado diretamente no sangue.

Colesterol LDL

Essa é uma sigla proveniente do inglês Low density lipoprotein, e que significa baixa densidade lipoproteica. Esse tipo de colesterol quando comparado a outros acaba sendo classificado diretamente como o mau colesterol, onde a gordura proveniente das altas taxas de colesterol presentes no corpo de um indivíduo tem a capacidade de se armazenar em áreas muito específicas, como a região de artérias e veias próximas ao coração. Com isso, a possibilidade de a corrente sanguínea agir de uma forma considerada normal, ou seja, com seu fluxo rápido e continuo acaba sendo dificultada. Com isso, existem grandes possibilidades de que o individuo seja suscetível a possibilidade de sofrer algum tipo de infarte.

Colesterol HDL

Essa é uma sigla proveniente também do inglês, high density lipoprotein, e que significa basicamente aumento da densidade lipoproteica. Diferentemente do primeiro tipo de colesterol observado, o colesterol HDL é considerado pelos especialistas como o colesterol bom. Isso acontece porque o colesterol aumenta a densidade lipoproteica e com isso existe a possibilidade de que o colesterol das artérias seja removido, e logo após, seja então levado novamente pela corrente sanguínea até o fígado, o órgão responsável por realizar a excreção dessa substância.

Por essa característica, os especialistas classificaram o colesterol HDL como um verdadeiro limpador de colesterol negativo do corpo humano, que logo após entrar em contato com o fígado é devidamente quebrado e transportado pelo corpo até que seja eliminado de forma muito direta. Apesar de ter funções muito claras dentro do organismo do corpo humano, o colesterol HDL não realiza uma limpeza completa e profunda do colesterol LDL, para que ele seja completamente removido do organismo. A limpeza que o colesterol HDL pode oferecer ao organismo é capaz de fazer com que não haja tantas chances d que o individuo sofra algum tipo de infarto, relacionado a presença de gordura em suas aterias, mas não elimina de forma completa esse risco.

Dor no Peito Causada Por Colesterol Alto

Dor no Peito Causada Por Colesterol Alto

Colesterol VLDL

Como nos outros casos, o nome derivado a esse tipo de colesterol é proveniente do inglês, very low density lipoprotein. Esse é um tipo de colesterol que pode ser relacionado ao colesterol LDL, mas que apresenta ainda menos densidade lipoproteica. Esse colesterol quando presente no organismo tem uma função muito específica, que é possibilitar que o colesterol seja entregue diretamente para o fígado, em outros tipo de tecidos, juntamente com o triglicérides, e logo após para outros órgãos e partes do corpo.

Quando esse tipo de colesterol é liberado diretamente do fígado existe uma parcela da VLDL que acabam sendo expostas a mudanças, já quando estão na corrente sanguínea. Essas mudanças acabam fazendo com que os triglicérides sejam dispostos sobre todo o tecido adiposo do corpo. Com isso, essas substâncias irão acabar se tornando a fonte principal de energia do organismo do indivíduo.

Colesterol Total

Quando o colesterol apresenta no organismo de um individuo um certo aumento, esse processo aca sendo intitulado de dislipidemia, e por muito tempo médicos e especialistas acabaram medindo essa variação do aumento de colesterol no organismo de um indivíduo pelos dados fornecidos pelo cálculo dos colesterol totais. Porem, o colesterol total acaba sendo uma soma de todos os tipos de colesterol que podem estar presentes no organismo de um indivíduo, o colesterol Low density lipoprotein (LDL), o colesterol high density lipoprotein (HDL) e o colesterol very low density lipoprotein (VLDL). Com isso, os doados coletados e analisados quando a porcentagem da presença de colesterol no organismo do paciente acaba sendo um tanto quanto contraditória, pois analisava diretamente a presença de colesterol bons e maus de uma forma conjunta, obtendo assim seu resultado.

Por isso, é muito importante que você procura um médico especialistas de sua confiança, e que ele possa solucionar e responder suas dividas quanto a presença de colesterol em seu organismo, e como eles podem te atingir, direta ou indiretamente.

A partir de sua consulta com seu médico, os tratamentos para o combate do colesterol irão iniciar, e assim você poderá criar uma nova rotina em sua vida, que será observada diretamente por seu médico. Um dos pontos que acabam sendo mais analisados pelos médicos são relacionados a alimentação de seu paciente, já que parte da produção do colesterol no corpo do indivíduo é proveniente diretamente da forma com que ele se alimenta.

Alimento Naturais que Ajudam a Controlar o Colesterol

Alimento Naturais que Ajudam a Controlar o Colesterol

As Dietas

Como o colesterol é basicamente composto pela presença de gordura, a dieta recomendada para pessoas que sofrem como o aumento do colesterol em seu organismo, é basicamente composta por alimentos que não são considerados tão gordurosos.

Com a diminuição da ingestão de alimentos que apresentam grandes taxas de gorduras, é possível que a circulação sanguínea melhore, e assim não haja tantas chances de que exista acumulação de gordura na região das veias e artérias do corpo, diminuindo drasticamente a chances de infartos decorrentes do aumento do colesterol.

Além da dieta, acaba sendo muito indicado para a pessoa que apresenta grandes taxas de colesterol em seu corpo, que a mesma realize atividades físicas regularmente, no mínimo de três a quatro vezes por semana.

Alguns médicos defendem que pessoas com alto colesterol devem ingerir sim gordura em sua alimentação, mas que quando isso acontecer, ela não consuma farinhas e alimentos industrializados. Para que você saiba se esse é o tipo de dieta indicada para você, procure um médico e o questione sobre a dita low carb.

Seguindo outros passos, as dietas comuns que acabam sendo receitas pelos médicos não restringem quantidades em si dos alimentos e monitoram seus horários, isso quando a dieta é realizada exclusivamente para o combate do aumento do colesterol em seu corpo.

Alguns médicos que não seguem o conceito da dieta low carb indicam para seus pacientes alguns alimentos muito específicos dentro de sua dieta, mas não controlam todo o processo de alimentação do mesmo.

Evite Alimentos Gordurosos, Cuide de seu Colesterol

Evite Alimentos Gordurosos, Cuide de seu Colesterol

  • Leites, desde que desnatados
  • Queijos brancos e requeijões light
  • Frutas todos os dias, cerca de três a quatro
  • Grãos, feijões apenas duas vezes por semana
  • E como a opção de carne, geralmente os médicos costumam receitar que seu paciente opte por carnes mais magras, como o peixe e frango.
  • Alimentos que são preparados em gordura, como batata fritas e carnes fritas, são estritamente proibidos, já que podem ter uma ação direta no processo de aumento do colesterol.
  • Alimentos que não sejam classificados como integrais também devem ser evitados, principalmente os que levam grande taxas de farinha.

Geralmente na dieta de uma pessoa que busca baixar sua taxa de colesterol existem alguns alimentos que podem ser recomentados diretamente por seus médicos, como é o caso do tomate.

O tomate é um alimento muito recomendado em dietas que visem fazer com que o paciente tenha um decréscimo na quantidade de colesterol em seu corpo. Isso porque essa fruta tem a capacidade de fazer com que o colesterol seja diretamente baixado em sua corrente sanguínea.

Exemplo De Dieta Para Uma Pessoa Que Sofre Com Colesterol Alto

Apresar de não ser tão restrita a alimentação de uma pessoa que sofre dessa condição, existem algumas recomendações que podem ser seguidas, e que assim seja montado um cardápio de uma dia para uma paciente que sofre com esse problema

Café Da Manhã

Este é um tipos de cardápio rápido que pode ser realizado por uma pessoa que se encontra em um processo de tratamento contra a alta do seu colesterol. Dentro dessa receita, é ainda possível que o paciente faca algumas substituições a seu gosto, mas que ainda sim seja possível dentro de sua dieta.

No café da manhã desse paciente acaba sendo recomendado o consumo de algum tipo de iogurte natural, juntamente com alguma fruta. Caso o paciente não goste ou prefira não consumir esse tipo de alimento logo de manhã, uma torrada integral com geleia light e o iogurte light são recomendadas e liberadas dentro de sua dieta.

Café Da Manhã Para Quem Sofre de Colesterol Alto

Café Da Manhã Para Quem Sofre de Colesterol Alto

Lanche Da Manhã

Após o café da manhã, algumas pessoas sentem a necessidade de se alimentar de mais alguma coisa, para que seja antecedido assim o almoço. Porem, nesse momento, para uma pessoa que se encontra dentro de uma dieta de colesterol alto, não é indicado que haja consumo de comidas pesadas, sendo assim recomendado apenas um copo de suco de laranja ou maracujá, natural.

Almoço

O almoço e o jantar acaba sendo uma das refeições que requerem um maior cuidado do paciente, já que a disponibilização de alimentos nessa hora, muitas vezes acaba sendo tentador para o mesmo. Por isso, é muito importante que o paciente se concentre em sua alimentação, e o realize de forma correta.

No almoço, o consumo de salada é muito indicado, para que anteceda os próximos alimentos que serão servidos. Purê de batata, com alguma carne magra, como frango e peixe podem ser consideradas, juntamente com uma pequena porção de algum tipo de legumes, como cenouras, vagens.

Lanche Da Tarde

No lanche da tarde furtas e sucos são recomendados, mas caso o paciente prefira, o iogurte light acaba sendo ainda uma ótima opção.

Jantar

O jantar é um momento muito importante, onde o paciente deve evitar que o consumo de sua comida seja grande, para que não sobrecarregue seu organismo.

Por isso, alimentos leves devem ser considerados e uma das opções para pessoas que gostem, são as sopas, sejam elas de legumes ou carnes.

Ceia

Para a ceia, alimentos não recomendados, e para que sua dieta diria seja realizada de uma forma mais completa e saudável, uma xícara de chá, sem açúcar acaba sendo uma ótima opção.

Apesar de ser uma dieta que acaba sendo realizada de uma forma um tanto quanto simples, pessoas que sofrem de colesterol alto devem procurar imediatamente um nutricionista, para que junto com o especialista, uma dieta específica possa ser desenvolvida.

Copo de Iogurte com Cereais - Ceia Saudável

Copo de Iogurte com Cereais – Ceia Saudável

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *