Relação das Pessoas com a Alimentação

Distúrbios Alimentares

De acordo com psicanalistas especializados em transtornos alimentares, a única coisa que a comida pode fazer pela pessoa é saciar sua fome. Na sociedade atual, com o medo exagerado do aumento de peso, há o que alguns chamam de indústria da dieta, onde há um aumento de alimentação saudável, mas também da obesidade, pois os indivíduos com medo de comer muito, acabam comendo o tempo todo, ou não comendo nada, gerando os transtornos alimentares.

O ideal é reconhecer o que é a sensação de fome,pois muitas pessoas não tem fome, mas ingerem comida, sem saber o que realmente desejam. Se o indivíduo não sabe o que comer,quando não está com fome, o que ele pode estar precisando realmente é de uma conversa, chorar, ou um simples abraço para suprir suas carências.

Relação Entre Alimentação e Emoções

A relação entre o que a pessoa sente e como se alimenta, é um grande problema para os obesos e para quem sofre de distúrbios alimentares. O que é importante ressaltar é que, a comida não vai resolver a tristeza, o que a pessoa pode fazer é experimentar esse sentimento e não fugir dele, através da alimentação.

Não só no nosso país, como em outros também, há uma valorização muito grande em torno do corpo considerado ideal, e que na realidade trata-se de uma questão cultural associada a pressão comercial, fazendo com que as pessoas se sintam infelizes se suas medidas corporais não estão dentro dos padrões considerados perfeitos.

O ideal seria um processo cultural, que valorizasse todos os tamanhos desde os pequenos, até os grandes, para que as pessoas possam identificar o que desejam e assumirem-se como são, gordas ou magras.

Culto à Magreza

Profissionais especialistas ressaltam que, todos querem ser magros pois imaginam, que nessa condição seriam aceitos pelos outros, e todos os problemas se resolveriam bem mais facilmente. É preciso deixar bem claro para elas, que isso é uma utopia, que ninguém consegue alcançar. A dieta feita por quase todas as pessoas que querem ficar magras a qualquer custo, também é um problema de saúde,pois sempre gera uma ansiedade, uma angústia, que se não tratada de forma adequada pode vir a trazer complicações mentais futuras.

As empresas de alimentos especializadas em produtos dietéticos, fazem uma intensa propaganda para a venda de seus produtos,no entanto, especialistas ressaltam que grande parte desses alimentos consumidos, não resultam no emagrecimento da pessoa, pois se isso acontecesse, elas só os consumiriam uma vez, gerando um prejuízos para essas empresas.

Bulimia Não é Eventual

Algumas mulheres não se consideram bulímicas, pois só vomitam eventualmente, quando comem exageradamente. De acordo com especialistas, quando a pessoa ingere muita comida, na verdade ela não sente o alimento, no entanto, o corpo humano se ajusta, quando em um dia a pessoa come demais e no outro se alimenta menos.

Sendo assim essas pessoas que só vomitam de vez em quanto, sofrem de bulimia, pois imaginam que comeram muito, e precisam se livrar daquilo que ingeriram compulsoriamente,não dando o tempo necessário ao corpo, sendo portanto um transtorno psicológico de alimentação.

Opinião dos Especialistas

Os familiares em geral mostram-se ansiosos em relação ao que consomem, discutindo o que devem ou não comer, e isso afeta tanto os pais como os filhos. Os especialistas revelam que,os indivíduos devem tentar descobrir o que é fome ou apetite, pois quando sentem fome, podem saciar esse desejo, sentindo o gosto, o sabor do alimento de toda a refeição, sabendo quando é o momento exato de parar de uma forma consciente.

No entanto, se isso não for possível de realizar sozinha, a pessoa não deve ter dúvidas em procurar a ajuda de um profissional especializado, para auxiliá-la.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *