Como Transformar Gorduras em Músculos

O Que é Gordura?

A gordura na verdade é um armazenamento de energia potencial. Qualquer alimento ingerido possui calorias, essas calorias são o que pode ser chamado de “combustível” do corpo humano, essas calorias entram na corrente sanguínea e com isso é queimada em diversos processos metabólicos, o crescimento do cabelo, das unhas, o funcionamento cerebral, atividades muscular, digestão, respiração, o básico da sobrevivência do corpo humano é regido pelas calorias. Mas algumas vezes, pode-se consumir mais calorias do que o corpo precisa nessa hora, então com um pensamento lógico o corpo decide guarda-la para se precisar usar no futuro, então o corpo pega essas calorias e guarda nas chamadas células adiposas, ou células de gordura, essas células aumentam a medida que é coletada mais calorias, e diminuem se elas são usadas. Essa pode ser uma explicação simplificada de como surge a gordura no corpo humano.

O Que é Músculo?

Os músculos não são somente aquelas partes definidas que conseguimos ver nos braços e pernas das pessoas que costumam frequentar academias. O corpo humano é formado por centenas de músculos, esses auxiliam no movimento e estabilidade do esqueleto humano, os músculos fazem a ligação dos ossos com o sistema nervoso. A função do músculo é então gerar o movimento do corpo, a partir da contração e distensão. Os músculos são divididos em algumas categorias. Há os “músculos lisos” esses pertencem aos órgãos internos, como fígado e intestino, e também a pele, vasos sanguíneos, sistema excretor e outros, esses músculos são controlados pelo sistema nervoso vegetativo. O “Músculo estriado esquelético” está localizado junto ao esqueleto e conecta os tendões, são os músculos dos membros inferiores e superiores, pernas e braços por exemplo, esses músculos são controlados pelo sistema nervoso central. Há também o músculo do coração, que também é controlado pelo sistema vegetativo. Os músculos “visíveis” são os chamados de superficiais.

É Possível Transformar a Gordura em Músculo?

Como foi mostrado acima, a massa muscular e a gordura são tecidos diferentes e tem funções bem distintas no corpo humano, por isso é impossível transformar milagrosamente um em outro.  O que acontece na verdade é a perda da gordura, e simultaneamente o ganho da massa muscular. O que passa a impressão que um se transforma no outro é que visivelmente ao perder a gordura você esta ganhando músculos, mas isso acontece por que geralmente a pessoa que está com a ideia de perder gordura, combina uma reeducação alimentar com musculação.

Então, Como Perder a Gordura?

Grande parte das pessoas desejam perder gordura simplesmente por questões estéticas, mas a perca da gordura muitas vezes também ajuda na saúde. Quando perdemos a gordura na verdade quer dizer que ela passa por um processo químico e se transforma. Ela pode se transformar em quatro coisas. A gordura pode virar calor, o corpo mantem uma temperatura constante em trinta e sete graus, quando o corpo sente frio, queima mais calorias para se manter quente. O ATP é o que faz os músculos funcionarem, ele também usa as calorias, que faz o ATP se transformar em ADP, o que é conhecido como ciclo de Krebs, que é o que leva o combustível para os músculos. As calorias também viram dióxido de carbono, e vão pela corrente sanguínea até os pulmões para serem expelidas. A gordura também vira água e é expelida pela urina, é para esses processos que vai o peso que o ser humano perde. É importante destacar que ao perder peso, você não perde as células de gordura, só o que elas armazenam. O corpo humano possui de dez a trinta bilhões de células adiposas que nunca iram sumir, mas ao ganhar peso pode-se produzir novas células. O problema de perder peso então é que o “conteúdo” das células podem reduzir, mas a célula em si estará la sempre, para “encher-se” novamente.

Então como a gordura é sinônimo de calorias estocadas, é preciso queimar essas calorias. Para perder gordura é necessário que o gasto calórico seja maior que o consumo calórico. O corpo humano já gasta sozinho, sem nenhum esforço da pessoa, cerca de setenta a oitenta e cinco por cento das calorias que ele ingere diariamente, são gastos cerca de sessenta a setenta por cento somente com as funções básicas do corpo, e os outros dez ou quinze por cento com a digestão da alimentação, o restante é perdido na atividade física. Se sessenta a setenta por cento é usado simplesmente para o funcionamento do metabolismo, se fizer com que o metabolismo tenha que trabalhar mais ele conseguira queimar mais gordura, para isso é necessário o ganho de músculos, então se você pretende perder gordura de forma rápida tente reforçar seus músculos, e com isso seu corpo irá queimar mais calorias o tempo todo. E, se, de dez a quinze por cento da queima está ligada a alimentação, pode-se exigir mais do processo digestivo também, para isso é preciso adicionar proteínas magras ao que ingerir, a digestão de proteínas queima três vezes mais calorias que a dos carboidratos ou gorduras, dito isso, é preciso uma dieta equilibrada, que pode ser fornecida por um nutricionista profissional. O restante é gasto com exercícios físicos, esses podem ser tanto mais lentos, que iram queimar mais calorias no momento, e mais intensos, que vão queimar mais calorias após a pratica.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dietas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *