O Sedentarismo e a Busca Eterna ao Peso Ideal
Encontrar o peso ideal é uma árdua tarefa para muitas pessoas. Segundo pesquisa do IBGE, só no Brasil este problema atinge cerca de 38 milhões de pessoas. Ou seja, quase 20% da população brasileira está acima do peso. Além dos problemas de saúde que a obesidade pode acarretar, ela ainda prejudica a autoestima de quem tem uns quilos a mais. O problema da obesidade no Brasil é causado principalmente pelas mudanças nos hábitos alimentares por parte dos brasileiros. A correria da vida moderna tem feito as pessoas se alimentarem cada vez pior. O tradicional arroz e feijão tem sido substituído gradualmente por lanches como coxinhas de galinha e cachorros quentes.
Além da falta de tempo para se alimentar bem, outro vilão que tem levado as pessoas à obesidade é a falta de exercícios físicos. Em muitos casos, o sedentarismo também é consequência da correria do dia a dia, principalmente nas grandes cidades, onde o tempo é cada vez mais precioso. Aliado à tudo isso, as propagandas da mídia vendem cada vez mais produtos calóricos. A mesma mídia que vende gordura como se fosse símbolo de liberdade ou modernidade tenta “vender saúde” a qualquer preço. A ditadura da moda que só considera os “magros e sarados” como pessoas bonitas piora ainda mais o psicológico de quem luta para emagrecer.
Seja na televisão ou nas capas de revistas (masculinas ou femininas), as celebridades exibem seus corpos perfeitos (algumas vezes moldados com a ajuda de cirurgias). Quando os astros e estrelas não estão na melhor forma, são apedrejadas pela mídia. E o expectador “gordinho” está cada vez mais chateado com a sua condição física.
Como Saber se Estamos no Peso Ideal
O cálculo mais conhecido para se saber se estamos no peso é chamado de Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é o resultado do peso da pessoa dividido pela altura ao quadrado (IMC = peso/ altura²). As pessoas com IMC entre 18,5 e 24,9 estão no peso ideal. Pessoas com o IMC acima de 30 são consideradas obesas (veja tabela abaixo).
Por exemplo: Se a pessoa tiver 1,70m de altura, para estar no peso ideal ela terá que pesar entre 54 e 72 quilos. Para ser considerado obeso esta mesma pessoa terá que pesar mais de 87 quilos. O IMC foi criado pelo matemático, estatístico, astrônomo e sociólogo belga Lambert Quetelét no final do século XIX.
Parâmetros
- Abaixo de 18,5 – Abaixo do peso ideal
- De 18,5 a 24,9 – Peso ideal
- De 25,0 a 29,9 – Acima do peso ideal
- De 30,0 a 34,9 – Obesidade grau I
- De 35,0 a 39,9 – Obesidade grau II
- A partir de 40,0 – Obesidade grau III
Além deste cálculo, existe uma outra forma de saber se estamos acima do peso ou não. Se nos sentimos bem do jeito que somos, sem nos importar com o que outras pessoas ou a TV pode falar de você, estamos bem. Caso contrário, é hora de fazer uma dieta rigorosa, praticar exercícios regularmente ou então começar a se gostar um pouco mais. Cumprindo estas três normas, você ficará lindo(da) e todos vão lhe elogiar.