A obesidade é uma enfermidade que é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, ela acarreta vários problemas que trazem prejuízos à saúde do indivíduo.
O tratamento mais adequado é acompanhado de médicos e inclui mudanças dos hábitos de vida, especialmente os hábitos alimentares do individuo. O principal objetivo do tratamento de obesidade é melhorar a qualidade de vida do paciente.
Porém, algumas pessoas não alcançam esse objetivo e precisam se tratar com remédios e até mesmo precisam passar por cirurgias. Entretanto, antes de pensar em cirurgias os pacientes obesos passam por um tratamento de regime severo e ingerem medicamentos. Tudo isto acontece durante um período de 6 meses, no mínimo, só então em casos extremos os médicos decidem fazer a cirurgia.
Os remédios que são indicados para o tratamento da obesidade funcionam diretamente no organismo do paciente,e podem ter efeitos de satisfação, reter a absorção de gorduras e inibidor de apetite. A cirurgia é um tratamento mais agressivo, pois ela reduz o tamanho do estômago para assim controlar a quantidade de alimentos ingeridos pelo intestino no organismo.
O tratamento começa com as mudanças de hábitos alimentares dos pacientes, assim eles passam a ingerir menos calorias e realizam atividades físicas para perder peso. È importante que haja uma diminuição das calorias ingeridas, isso não significa que o paciente deixará de comer. Não é necessário deixar de comer nada, apenas o que não for tão saudável e o mais indicado é comer sem exageros, com moderação. As dietas de baixa calorias devem ser prescritas e acompanhadas por um médico, pois assim o paciente terá mais chance de alcançar o resultado esperado.
As mudanças devem ser saudáveis, cortar o que é mal e aumentar o que faz bem. A alimentação é extremamente importante na perda de peso, assim como os exercícios físicos, pois eles ajudam o paciente a queimar muitas calorias.
Os exercícios aeróbicos, bicicletas, esteiras, ou até mesmo caminhadas ao ar livre podem contribuir no processo de emagrecimento. Tente manter essa atividade pelo menos por meia hora todos os dias. Porém, não deixe de se exercitar, pois meia hora por dia pode não trazer resultados imediatos, mas previne algumas doenças e já é um começo para que você se livre do sedentarismo.
O processo do tratamento pode apresentar um resultado em um prazo de 6 meses. É comum nesse período ganhar peso e perder.Cada caso é um caso. Nesse período você poderá aliar a dieta com os exercícios físicos.
A obesidade pode acarretar muitas enfermidades,como o câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias. Se todo o tratamento não der resultados é necessário que seja feita uma cirurgia. Para isso existem cirurgias que irão diminuir o estômago através do grampeamento dele.