Dúvidas Sobre Remédios Para Emagrecer

Os remédios para emagrecer suscitam uma grande discussão e prova disso foi o período em que estiveram proibidos no Brasil. O senado então aprovou o projeto de lei que liberou a venda de alguns inibidores de apetite. Com essa liberação foi permitida a venda de alguns remédios para emagrecer que tem como base nas seguintes substâncias: femproporex, anfepramona e mazindol.

Além disso, também foi liberada a venda de medicamentos que possuem a substância sibutramina, seus isômeros e os seus sais assim como os intermediários. Com essa liberação da venda surgiram muitas dúvidas a respeito do seu uso. A seguir vamos esclarecer algumas dessas dúvidas.

Remédios Para Emagrecer X Obesidade

Os especialistas aprovaram a liberação da venda desses medicamentos haja vista que acreditam que eles são uma ferramenta importante contra a obesidade. Contudo, ainda existem os opositores ao uso desses remédios que acreditam que essas drogas tragam problemas para a saúde.

A Lei tem preocupação de que os medicamentos para emagrecer sejam restritos a tratamentos médicos e que ainda exista uma forte fiscalização para que os anorexígenos sejam usados somente para uso medicinal.

Remédios Para Emagrecer – Quais São? Como Agem no organismo?

Os remédios para emagrecer podem ser divididos em três grupos gerais que são: os anorexígenos, os sacietógenos e os inibidores de absorção de gorduras.

Anorexígenos

Aqueles que se enquadram no primeiro grupo têm como objetivo inibir o apetite e possuem em as substâncias polêmicas conhecidas como anfetaminas. Dentre esses medicamentos estão o manzidol, a anfepramona e o femproporex. Em geral os médicos apenas receitam esse tipo de medicamento quando os medicamentos dos outros dois grupos não deram resultado, isso porque eles apresentam mais riscos de efeitos colaterais.

Sacietógenos

Os medicamentos que fazem parte desse grupo, como o próprio nome indica, tem ação no estímulo da sensação de saciedade. Basicamente a pessoa ainda tem fome, porém, com bem menos alimentos se sente satisfeito o que faz com que coma menos. A substância mais comum nesses medicamentos é a sibutramina que possui ainda uma ação secundária para o emagrecimento que é o aumento do gasto de energia.

Inibidores da Absorção de Gordura

Por fim temos os inibidores de absorção de gordura que tem como principais representantes os medicamentos Cetilistate e o Orlistat. Esses remédios não agem diminuindo o apetite uma vez que não atuam nem no sistema nervoso e nem no cérebro. Esses medicamentos agem inibindo a absorção intestinal em torno de 30% da gordura que é ingerida.

Os medicamentos ajudam no controle da ingestão de gorduras e podem até ser de alguma serventia, no entanto, não no caso de quem come demais uma vez que esses 30% de gorduras que não são absorvidos podem não ser o bastante para a perda de peso.

Quando Devem Ser Usados?

Os medicamentos para emagrecer não têm ação mágica, ou seja, sozinhos não dão resultados. É importante que os pacientes que vão fazer uso desses medicamentos adotem uma alimentação saudável e realizem atividades físicas regularmente. Normalmente os médicos receitam esses medicamentos quando mesmo depois da mudança de dieta e início da prática de exercícios o índice de massa corpórea (IMC) ainda se mantém maior do que 29,9.

Dica – É bem fácil saber qual é o seu IMC, para isso basta que você divida o seu peso em quilogramas pelo quadrado da sua altura.

Quais os Efeitos Colaterais?

Os remédios para emagrecer mesmo quando são usados de maneira assertiva com acompanhamento médico podem causar alguns efeitos colaterais. Contudo, é importante deixar claro que todo tipo de remédio contra obesidade causa efeitos colaterais específicos que podem ser diferentes de organismo para organismo.

Efeitos Colaterais dos Anorexígenos

Os medicamentos anorexígenos, por exemplo, podem fazer com que o paciente fique irritado, tenha insônia ou durma superficialmente, apresente tremores, depressão, aumento da frequência cardíaca entre outros. Esses efeitos colaterais têm ligação com o sistema nervoso e cardiovascular que são as áreas em que esses remédio agem.

Efeitos Colaterais dos Sacietógenos

Os efeitos colaterais dessa classe de remédios têm efeitos colaterais um pouco mais leves que os medicamentos que possuem anfetaminas. Dentre os sintomas estão irritabilidade, agitação e insônia ou sono superficial. Nos Estados Unidos e na Europa os medicamentos com sibutramina estão proibidos pelo fato de que os especialistas descobriram que a substância provoca arritmias em que possui propensão para doenças cardíacas. Já no Brasil a sibutramina é um remédio controlado.

Efeitos Colaterais dos Inibidores da Absorção de Gorduras

Os medicamentos que inibem a absorção de gorduras costumam apresentar efeitos colaterais nos casos em que a pessoa ingere muita gordura. Nesses casos a pessoa acaba tendo diarreia e suas fezes se tornam líquidas ou com aspecto de pasta. Tem casos em que ainda é possível chegar a eliminar gotas de gorduras depois das refeições que são mais pesadas. Exatamente por isso é preciso que além dos medicamentos a pessoa mantenha uma alimentação saudável e balanceada.

Crianças Com Obesidade Podem Usar Esses Medicamentos?

Esse tipo de medicamento somente deve ser usado com prescrição médica e nos casos em que a obesidade representa um risco. Geralmente nas crianças a perda de peso já se dá com uma reeducação alimentar e a realização de atividades físicas. Porém, ainda assim existem casos em que menores de 16 anos precisam do uso de medicamentos como o oslistat (que tem ação na absorção de gordura) que já foi testado e aprovado para crianças. Os medicamentos que atuam no sistema nervoso central não foram aprovados para serem usados em crianças e adolescentes.

Tem Contraindicações?

Sim, como os medicamentos anorexígenos e sacietógenos alteram o funcionamento do sistema nervoso e sistema cardiovascular não podem ser usados por pessoas que possuam hipertensão arterial descompensada, diabetes tipo 2, arritmias cardíacas entre outros problemas de saúde.

O fato de grande parte das contraindicações dizerem respeito aos medicamentos anorexígenos e sacietógenos não quer dizer que os medicamentos que atuam diminuindo a absorção das gorduras não apresentam alguns possíveis problemas. A contraindicação diz respeito a pessoas que tem doenças inflamatórias intestinais.

Pode Causar Dependência?

O grau de dependência que esses medicamentos causam é baixo, mas existe. Esses medicamentos podem acarretar em dependência física e psicológica quando são usados por um tempo muito longo, ou seja, mais do que quatro meses. Assim que o paciente sai do quadro de obesidade deve deixar de fazer uso desse tipo de medicamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *