A medula óssea é um tecido líquido gelatinoso que está localizado no interior dos ossos, ocupando-os praticamente por completo a parte interna. A medula óssea também é chamada popularmente de “tutano”.
A medula óssea é a responsável pela fabricação de componentes do sangue do corpo humano, que são: as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos e as plaquetas.
As hemácias são aquelas responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para as outras células do corpo humano, e mais, o gás carbônico das células dos pulmões, para que sejam expirados.
Já os leucócitos são os agentes de maior importância do sistema de defesa do organismo do homem, pois eles nos defendem das infecções.
E por último, as plaquetas, que compõem o sistema de coagulação do sangue.
A Diferença Entre Medula Óssea e Medula Espinhal
A medula óssea, como vimos no texto anterior, está localizada dentro do osso, já a medula espinhal é composta de tecido nervoso e está localizada no espaço dentro da coluna vertebral. A medula espinhal é a responsável pela transmissão dos impulsos nervosos do cérebro para o resto do corpo.
Transplante De Medula Óssea e Compatibilidade
Um transplante de medula óssea só pode ser feito quando doador e doente são totalmente compatíveis. A compatibilidade é determinada através de testes feitos em laboratórios, específicos para o transplante. Se um doador é compatível ou não é determinado por um conjunto de genes localizados no cromossoma 6.
As chances de se encontrar um doador de medula óssea são poucas, sendo de 25% entre pai, mãe ou irmãos.Quando não existe um doador compatível na família é necessário recorrer ao banco de registros de doares voluntários chamado REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
No Brasil, a mistura de várias raças na formação do povo torna mais difícil encontrar um doador, apesar de os nossos registros contarem com mais de 1 milhão e 400 mil doadores. No mundo, o número total de doadores, incluindo o Brasil, é de 12 milhões.
Sobre o REDOME
No REDOME constam nome, endereço, resultados dos exames e as características genéticas do doador voluntário. Ele fica instalado no Instituto Nacional do Câncer, na cidade do Rio de Janeiro, e possui um sistema informatizado que consegue cruzar as informações genéticas de doadores e pacientes que precisam de um transplante.
No Brasil, 61 centros estão preparados para realizar o transplante de médula óssea, 17 deles para doadores que não fazem parte da mesma família. São eles: Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), INCA, Hospital das Clínicas Porto Alegre, Casa de Saúde Santa Marcelina, Boldrini, GRAAC, Escola Paulista de Medicina – Hospital São Paulo, Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Hospital AC Camargo, Fundação E. J. Zerbini, Hospital de Clínicas da UNICAMP, Hospital Amaral Carvalho, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês.