Síndrome do Intestino Irritável: Características Gerais

Síndrome do intestino irritável é um diagnóstico baseado em sintomas crônicos caracterizados por dores abdominais, desconforto, inchaço e alteração do hábito intestinal.

Síndrome do Intestino Irritável

Síndrome do Intestino Irritável

Como um distúrbio intestinal funcional, o IBS (sigla em inglês) não tem causa orgânica conhecida. A diarreia ou prisão de ventre pode predominar, podendo inclusive se alternar. Embora não haja cura para o IBS, existem tratamentos que tentam aliviar os sintomas, incluindo ajustes na dieta, medicação e intervenções psicológicas.

Várias Condições Podem Se presentar em consequência da IBS:

01: Má absorção de frutose;

02: Infecções leves;

03: Parasitas infecções como a giardíase;

04: Doenças inflamatórias intestinais;

05: Má absorção de ácidos biliares;

06: Constipação crônica funcional;

07: Supercrescimento bacteriano no intestino delgado;

08: Dor abdominal crônica funcional.

Teorias da Síndrome do Intestino Irritável

Na IBS, por rotina, testes clínicos não apresentam anormalidades, embora o intestino possa ser sensível a certos estímulos, tais como os ensaios de insuflação. A teoria mais comum é que a IBS é desordem da interação entre o cérebro e o trato gastrintestinal. As anormalidades também pode afetar a flora intestinal ou a vitalidade da defesa do sistema imunológico. Não afeta as expectativas de vida. No entanto, representa fonte de dores crônicas, fadigas e outros sintomas.

Quais Principais Classificações da Síndrome do Intestino Irritável?

01: Diarreia predominante (IBS-D);

02: Constipação predominante (IBS-C).

Principais Sinais e Sintomas?

Os principais sintomas são dores abdominais ou desconforto em associação com diarreia ou prisão de ventre, causando mudança nos hábitos intestinais. Também pode haver urgência para evacuações, sensação de evacuação incompleta (tenesmo), inchaço ou distensão abdominal. Em alguns casos, os sintomas são aliviados pela evacuação. Pessoas com a síndrome mais comumente do que outros têm refluxo gastresofágico com sintomas no aparelho geniturinário, síndrome de fadiga crônica, fibromialgia, dores de cabeça, dor nas costas e sintomas psiquiátricos, tais como depressão e ansiedade.

Principais Causas da Síndrome do Intestino Irritável?

As principais causas de IBS não são conhecidas, mas várias hipóteses têm sido propostas. O risco de desenvolver IBS aumenta seis vezes após a infecção gastrointestinal aguda. Publicações sugerindo o papel de cérebro-intestinal com causa principal apareceu na década de 1990.

Como Funciona o Diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável?

Não há um laboratório específico ou exame de imagem que podem realizáveis para diagnosticar a síndrome do intestino irritável. Descartando infecções parasitárias, intolerância à lactose, o supercrescimento bacteriano no intestino delgado é recomendado para todos os pacientes. Em suspeitos com mais de cinquenta anos de idade se recomenda a colonoscopia.

Não se pode ignorar o fato de que câncer de cólon, doença inflamatória intestinal, tireoide e distúrbios giardíase podem apresentar defecação anormal e dor abdominal. As causas menos comuns deste perfil são: Síndrome carcinoide, colite microscópica, crescimento bacteriano e gastroenterite. Algumas investigações são realizadas para excluir outras condições:

01: Microscopia de fezes e cultura (para excluir doenças infecciosas);

02: Exames de sangue;

03: Testes de função hepática;

04: Taxa de sedimentação de eritrócitos;

05: Testes sorológicos para a doença celíaca;

06: Ultrassom abdominal (para excluir cálculos biliares e outras doenças do trato biliar);

07: Endoscopia e biópsias (exclusão, úlcera péptica, doença celíaca, doença inflamatória intestinal, neoplasias);

08: Teste de hidrogênio expirado (frutose e má absorção de lactose).

Infecções Ativas

Os estudos mostraram que o antibiótico pode proporcionar alívio sustentado. Alguns investigadores enxergam a evidência de que a IBS não está relacionada com um agente descoberto, outros acreditam que pacientes possuem causa na flora intestinal, sendo que os antibióticos são eficazes para reduzir o crescimento excessivo. Um estudo recente, formato a partir de culturas de bactérias do intestino delgado de uma ocorrência significativamente maior de IBS, pode ter confirmado esta teoria.

Outros pesquisadores se concentram em despercebidos protozoários como causas da infecção.  Dois dos investigados protozoários têm uma elevada prevalência nos países industrializados e infectar o intestino, mas pouco se sabe sobre eles como eles estão recentemente emergiu patógenos:

01: BLASTOCYSTIS

02: DIENTAMOEBA FRAGILIS

Dietas Indicadas

A dieta restringe vários carboidratos que são absorvidos no intestino delgado de maneira fraca, assim como a frutose e lactose, os quais são igualmente pouco absorvidos em pessoas com intolerância.

Muitas pessoas com a síndrome são intolerantes à lactose e um julgamento de uma dieta livre de lactose é frequentemente recomendado. Como alternativa os pacientes precisam tomar remédios antes de consumirem produtos lácteos. Alergia a produtos lácteos também causa diarreia e outros sintomas.

Necessidade de Fibra Alimentar

Há alguma evidência de que fibra é eficaz na população com IBS. Fibra pode ser benéfica para aqueles que têm predominância de constipação. Em pacientes com intestino irritável e constipação predominante, é indicado fibra solúvel, em doses de vinte gramas por dia para reduzir os sintomas gerais, embora não reduzem a dor.

De maneira geral a fibra alimentar auxilia de maneira direta em quase todos os organismos de seres humanos. O consumo de frutas, caso das peras, é indicado na maioria das dietas alimentares de pacientes que sofrem como síndrome do intestino irritável.

Principais Medicações

Laxantes são indicados para grande parte dos casos. Fármacos que afetam a serotonina (5-HT) nos intestinos pode contribuir para reduzir os sintomas. A serotonina é usada no sentido de estimular a motilidade intestinal e assim ajudar na constipação do intestino irritável, enquanto as soluções antagonistas podem ajudar a diarreia do intestino irritável.

Atenção! O Ministério da Saúde afirma que é necessário procurar o médico especializado aos sinais dos primeiros sintomas. A automedicação é contra indicada porque a condução do paciente pode piorar em níveis consideráveis.

Os intestinos são altamente dependentes da serotonina para a comunicação neural. O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos emitiu relatório afirmando que seletivos de serotonina e antidepressivos inibidores promover o bem-estar global em alguns pacientes com síndrome do intestino irritável e, possivelmente, melhora a dor abdominal e os sintomas intestinais, mas este efeito parece ser independente da depressão melhorada.

Para os pacientes que não responderam adequadamente a fibra dietética, osmóticos laxantes, tais como polietileno-glicol e sorbitol podem ajudar a evitar o cólon catártico, que tem sido associado com o uso dos laxantes estimulantes. O uso de antiespasmódicos drogas (por exemplo, anticolinérgicos, como hiosciamina) pode ajudar os pacientes, especialmente aqueles com cólicas ou diarreias.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *