Os Riscos do Silicone Industrial Para a Saúde

O corpo perfeito se tornou uma verdadeira obsessão e o silicone é visto como um aliado para conquistar as formas desejadas. Porém, quem não tem condições financeiras de realizar esses procedimentos estéticos com os materiais adequados acaba recorrendo ao uso do silicone industrial que é bem mais barato, porém, nada adequado e muito perigoso.

A utilização do silicone industrial tem se tornado cada vez mais comum e em geral é uma alternativa para pessoas que estão a margem da sociedade, como, por exemplo, quem é profissional do sexo, mulheres ou travestis. A prática do uso de silicone industrial é condenada pela Anvisa e em muitos casos é feita de forma clandesina.

A Aplicação Clandestina de Silicone Industrial

O paciente é colocado numa maca, tem as suas pernas e a cintura amarradas e quase sempre recebe um pedaço de pano para morder durante a aplicação do silicone. Para que o silicone seja colocado no corpo uma pessoa precisa fazer o papel de bombadeira.

Basicamente com uma seringa geralmente de uso veterinário que é acoplada a uma grossa agulha o líquido entra no corpo e assim transforma o corpo oferecendo formas femininas para travestis, por exemplo.

Silicone Industrial

Silicone Industrial

A aplicação do silicone industrial é quase uma sessão de tortura tamanha a dor. O pior é que geralmente esses “pacientes” não podem nem mesmo gritar já que trata-se de um procedimento realizado clandestinamente. Depois de injetar o líquido no corpo é necessário fazer um tipo de massagem para que o produto se espalhe na região.

Em geral quem passou por esse procedimento diz que a massagem é o momento mais difícil e doloroso pelo fato de que o corpo ainda está sensível devido as agulhadas. Para finalizar a aplicação é necessário fechar os buracos das agulhas, isso é feito quase sempre com cola instantânea ou esmalte.

O silicone industrial por si já oferece um grande risco para a saúde humana e quando aplicado clandestinamente sem nenhuma condição básica de saúde ou higiene pode ter consequências ainda piores. Dentre os principais resultados catastróficos estão a mutilação do corpo e até mesmo a morte.

Um Problema da Saúde

O fato de não haver a disponibilidade do serviço público de aplicação de próteses de silicone apropriadas é levantado como bandeira por entidades dos direitos dos homossexuais como um dos principais fatores que gera a clandestinidade.

Ressaltamos ainda que a aplicação do silicone industrial é crime que está previsto em três artigos do Código Penal – exercício ilegal da medicina, curandeirismo e lesão corporal. As penas variam de 2 a 8 anos de prisão.

O Fácil Acesso

Mesmo havendo implicações legais não é difícil encontrar o silicone industrial, basta que alguém se disponha a ir buscar. Esse produto que não deve ser utilizado no corpo humano é utilizado para obras, como impermeabilizante de azulejos, lubrificante de máquinas a motores como aviões entre outros fins.

Além de muito utilizado por travestis o silicone industrial está sendo indiscriminadamente utilizado também para procedimentos estéticos em mulheres. Em geral as mulheres usam o silicone da morte para aumentar as pernas, coxas e glúteos.

Problemas

O silicone industrial como o próprio nome sugere não é para fins estéticos, pois quando injetado no organismo pode acarretar em vários problemas como deformações, dificuldades para caminhar e até mesmo morte por infecção generalizada. O silicone que pode ser utilizado para fins estéticos deve estar sempre dentro de implantas que são chamadas de próteses e jamais na sua forma líquida.

Quando o silicone industrial é injetado em sua forma líquida acaba aderindo ao músculo e isso pode causar uma reação inflamatória com muitas possíveis complicações como tumores e edemas.

Dores e Trombose

O uso do silicone industrial é muito perigoso e traz consequências para quem ainda assim aposta nesse método. Para começar quando o produto é aplicado no corpo pode acabar se deslocando da região, por exemplo, quem aplicou nas nádegas pode ter o líquido se espalhando pelas pernas e pés.

Depois da aplicação do silicone industrial é necessário um período de repouso e mesmo que sejam seguidas essas “recomendações” das pessoas que aplicam clandestinamente o produto há diversos riscos. Se o silicone se desloca pelo corpo pode acarretar em vários problemas sérios como trombose, por exemplo.

Torna-se necessário fazer drenagens do silicone do local que ficou comprometido para que ele seja removido.

O Que os Médicos Pensam Disso

Os médicos têm um consenso geral de que não se pode utilizar silicone industrial para esse tipo de procedimento estético, pois os riscos são muitos e altos. Dentre as consequências desastrosas estão possíveis alergias e até mesmo morte por septicemia.

A principal preocupação está no fato de que o produto está solto de forma líquida dentro do corpo o que pode comprometer os órgãos vitais e inclusive chegar a gangrena na área por falta de vascularização.

Baixo Custo Que Não Compensa

O uso do silicone industrial é cada vez maior na clandestinidade devido ao seu preço bastante em conta. Homens e mulheres recorrem a esse produto para mudar as formas dos seus corpos e assim chegar ao que consideram a perfeição. Porém, a economia feita no ato da aplicação não compensa de nenhuma forma a dor e os riscos a que essas pessoas se expõem.

Seja em qual parte do corpo for a aplicação do silicone industrial ele sempre poderá causar efeitos negativos e propiciar o começo de sérios e graves problemas de saúde. Com o passar do tempo e as complicações as pessoas que fizeram uso do silicone industrial apenas encontraram desespero e arrependimento.

Saiba Mais

Saiba Mais

O pior de tudo nessa situação é que em geral as pessoas que fazem uso de silicone ilegal apenas procuram ajuda de um médico depois que as complicações começam a se tornar muito sérias. O agravante que leva as pessoas ao médico é a dor e em alguns casos a deformidade que pode ser causada pelo uso desse produto.

Provavelmente muitos se perguntam por que com tantos riscos ainda tem gente que faz uso do silicone industrial, a resposta com certeza inclui o fato de ser um produto muito barato. Mas, lembre-se sempre que esse é o verdadeiro barato que sai caro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • TENHO MUITOS AMIGOS Q COLOCARAM SILICONE INDUSTRIAL E SE DERAM BEM,EU QUERO COLOCAR TAMBEM SERAR QUE VAI DAR SERTO?COM TANTOS RISCOS ASSIM DA UM MEDINHO!!!

    EVA 30 de outubro de 2013 20:02
  • Gostaria de saber se há tratamento ou mesmo operação reparadora para melhorar as pernas da minha esposa, que foi submetida indevidamente quando adolescente, a aplicação de silicone, estando atualmente com nódulos e manchas. A pessoa que lhe aplicou já é falecida, na pessoa de sua tia, dizendo-lhe que estaria fazendo um teste para analisar o resultado e assim poder ganhar dinheiro com esse negócio. Minha esposa na época tinha somente 15 anos, hoje está com 46. Agradeço qualquer informação. Moramos no Rio de Janeiro.

    ANTONIO MARQUES 19 de abril de 2014 15:38
  • Tem algum tratamento pra quem foi submetida a esse procedimento

    Isabel 10 de novembro de 2014 10:12
  • Gostaria de saber se a um remédio pra esse tratamento

    Luciana 30 de novembro de 2016 21:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *