Exame: Histeroscopia

A histeroscopía é um exame médico realizado em pessoas do sexo feminino. Ele tem o intuito de analisar a cavidade interna do útero através da endoscopia. Este exame é de grande importância para o fechamento de alguns diagnósticos e também para a realização de algumas cirurgias.Como é realizado o exame de histeroscopia?Geralmente os profissionais de saúde solicitam para que a paciente vá acompanhada no dia da realização do exame, não é necessário realizar jejum um dia antes do exame, o exame dura mais ou menos cerca de vinte minutos e pode ser um pouco doloroso necessitando de medicamentos analgésicos ou anestesia local.Para a realização do exame, a mulher é colocada em posição ginecológica, a enfermeira faz solicitações e conversa com a paciente para que a mesma fique calma durante o exame.

Exame: Histeroscopia

Exame: Histeroscopia

Logo após esse processo o médico realiza uma limpeza da cavidade interna do útero com um soro fisiológico 0,9%, para que possa introduzir a óptica através da vagina, a óptica é fina e passa pelo canal vaginal chegando ao colo do útero. O mesmo é introduzido na cavidade uterina e a limpeza é realizada para melhor visualização da parede interna uterina. Durante a passagem do aparelho óptico o médico consegue ver em tempo a parte do útero que esta sendo analisada através de um monitor de vídeo.

A maior parte das mulheres que realizam este exame relata sentir dores e algum tipo de desconforto abdominal, como uma pequena cólica menstrual, isto pode ocorrer devido á uma distensão da parede do útero no momento em que é introduzido o soro fisiológico, a utilização deste soro é essencial para melhor visualização de todas as paredes do útero.Que doenças podem ser diagnosticadas com o exame de histeroscopia?Muitas doenças podem ser diagnosticadas através deste exame e uma delas é o câncer de endométrio, que esta crescendo o numero de mulheres com este tipo de câncer no Brasil.Ele aparece depois dos cinqüenta e cinco anos de idade e é mais comum em mulheres que tiveram uma menopausa tardia ou cedo demais, os miomas, pólipos, presença de corpos estranhos, causas de infertilidade entre outras.Histeroscopia cirúrgicaAlém da histeroscopia diagnostica, existe também a histeroscopia cirúrgica, que é utilizada para realizar operações.

Exame: Histeroscopia

Exame: Histeroscopia

Nestes casos a utilização de anestesia é essencial, já que pode ser necessário realizar algum tipo de corte ou incisão na cavidade interna. Este método é mais prático e moderno, já que os riscos da paciente adquirir uma infecção é bem menor do que nas cirurgias convencionais.  Além disso, as internações de cirurgia de histeroscopia possuem um pós operatório de internação de apenas vinte e quatro horas, o que traz mais conforto á paciente e diminui gastos de uma internação.


Categoria(s) do artigo:
Dicas

Comentários

  • gostaria de saber o valor do exame de hesteroscopia

    margarida celeste toniato 26 de abril de 2012 12:38
  • gostaria de saber o valor de uma histerescopia cirurgica,no particular e proximo a nova iguaçu.

    Nometifany 16 de janeiro de 2013 15:58
  • Gostaria de saber o valor medio da Histeroscopia para a retirada de 1 Polipo EndoCervical e onde fazer ….

    Obrigada .

    Ana Paula 6 de fevereiro de 2013 0:36
  • Gostaria de saber o valor medio da Histeroscopia para a retirada de 1 Polipo EndoCervical e onde fazer na capital de São Paulo….

    Obrigada .

    Ana Paula 6 de fevereiro de 2013 0:39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *