Ar Condicionado Pode Fazer Mal a Saúde das Pessoas

Muitas pessoas sofrem com a asma, tosse, espirros, coceira na pele, fossas nasais entupidas, resfriados frequentes, infecções de ouvido, dores de estômago, dores de cabeça, reações alérgicas, gargantas irritadas, olhos lacrimejantes ou secos e atribuem estes problemas às reações alérgicas devido a diversos agentes que podem causar as alergias.

Saiba Mais

Saiba Mais

No entanto, há elementos tóxicos que não são visíveis a olho nu, e os efeitos que eles têm sobre a nossa saúde são frequentemente associados com outras causas, não importando o quão limpa é a casa onde a pessoa mora. Um destes elementos que estão frequentemente associados com esses sinais clínicos é o uso do ar condicionado. Mas será que ele é mesmo o vilão dessa história? É o que discutiremos neste artigo.

Respostas do Organismo Humano Ás Temperaturas do Ambiente

Existem vários tipos de poluentes atacando os sentidos dos seres humanos, então se a pessoa tiver dois ou mais dos sintomas descritos acima, há uma grande probabilidade que estes agentes tóxicos estejam flutuando na casa onde a pessoa mora.

De acordo com especialistas, duas das principais causas de doenças relacionadas com ar condicionado são frieza natural e mofo que esse aparelho costuma apresentar, se não for devidamente higienizado. O frio anormal e as baixas temperaturas são fatores conhecidos como causadores de doenças, mas estas causas são relativamente fáceis de controlar.

A coriza e outros sintomas tipo gripe são respostas naturais à frieza natural, assim como ocorre com os condicionadores de ar. Não é apenas uma questão de temperatura, pois as unidades de ar condicionado não são geralmente equipadas com uma função de umidificar.

Isto faz com que o ar fique muito seco, que por sua vez faz com que a mucosa do nariz e da boca dos seres humanos fiquem também secas e rachadas, o que em casos mais graves pode levar às hemorragias nasais.

Existe um fungo microscópico que pertence à família dos cogumelos e leveduras, que são muito adaptáveis e podem se reproduzir a uma velocidade muito rápida, deixando um rastro de manchas circulares conhecidas como esporos.

As pessoas de uma maneira geral, já devem ter visto os sinais dessa mancha em madeiras em decomposição, peitoris, os tecidos que foram armazenados em lugares úmidos e até mesmo nos guarda-roupas. Segundo especialistas existem mais de 260 espécies de fungos presentes tanto no interior das casas das pessoas, quanto fora dela, e todos eles com os riscos de saúde associados.

Tal como acontece com todas as doenças, os mais suscetíveis de serem afetados por essas enfermidades são os jovens, bebês e crianças, mulheres grávidas e os idosos, especialmente aqueles com doenças respiratórias e sistemas de imunidade fracos.

Este grupo de pessoas apresenta muito mais riscos se forem expostos a esses fungos. O fungo mais perigoso é o que não pode ser visto, pois uma vez que ele pode se visto, então não pode ser detectado e, eventualmente se espalha por todo o quarto onde estão as pessoas que moram na casa, expondo também todos da vizinhança a um grande número de problemas de saúde.

O fungo que é visível se torna fácil de tratar com a limpeza, mas a detecção de um agente poluente que provoca doenças em um aparelho de ar condicionado é bastante complicada, pois muitas pessoas não percebem que o fungo pode e, provavelmente, está crescendo dentro das aberturas e dutos do condicionador de ar. O alto nível de umidade, juntamente com a poeira torna esse aparelho um ótimo lugar para a reprodução de agentes poluentes.

Quando os filtros do aparelho de ar condicionado estão disponíveis para a limpeza, as pessoas provavelmente ficam surpreendidas com a sujeira que se acumulam nestes dispositivos.

Se as pessoas pudessem ver imagem de um duto aberto do sistema de ar condicionado talvez fossem incapazes de olhar, pois o que veriam se seria um local cheio de pelos de animais, poeira e sujeira que são soprados através dos dutos e aberturas no quarto das pessoas, possivelmente sobre a cama ou na comida, e definitivamente no ar que as pessoas respiram e inspiram para dentro de seus organismos.

Posteriormente, este problema da presença de fungos irá afetar a saúde das pessoas, o que já não é mais nenhuma surpresa, pois a maioria dos indivíduos sabe que as bactérias que causam a gripe prosperam nos sistemas de ar condicionado e estão cada vez se desenvolvendo mais devido ao aumento do uso desse tipo de aparelho, principalmente no verão.

O uso de ventiladores é excelente para a circulação do ar e impedem que os fungos possam crescer no ambiente, mas, por outro lado também espalham os esporos existentes fazendo com que o problema de ar contaminado por fungos fique ainda pior.

Os filtros em um aparelho de ar condicionado foram concebidos para impedir a propagação de bactérias e vírus. No entanto, como esses filtros tem a função de recolher os poluentes, se não forem higienizados corretamente e com regularidade poderão se tornar o acolhimento de bactérias dispersando-as no ar que as pessoas respiram.

Procura de Um Profissional Especializado

Se a pessoa sentir que tem dois ou mais dos sintomas listados acima, então ela vai precisar contratar um profissional especializado para fazer uma verificação no ar condicionado e ver se existem os esporos que persistam nas mangueiras e dutos do aparelho.

Se o fungo for encontrado, então, é necessário fazer o mais rapidamente possível uma limpeza com uma pessoa especialista nessa área. A pessoa deve procurar manter um controle enquanto os funcionários estiverem no processo de limpeza, certificando-se que o trabalho seja efetuado corretamente com a utilização de soluções químicas certificadas que contenham antifúngicos e antibactericidas.

Fique Atento

Fique Atento

A utilização de um equipamento a vácuo ou de escova não será adequada para este procedimento, pois isso só vai soltar o bolor e as bactérias, e desse modo, quando o aparelho de ar condicionado estiver em funcionamento, fará os esporos voar causando maiores problemas de saúde para as pessoas.

O ideal é que os filtros sejam ser limpos uma vez por mês. Os condicionadores de ar portáteis custam em geral, menos do que preço de unidades de ar condicionado maiores e têm vários filtros que são mais acessíveis para limpeza. Muitos deles também estão equipados com umidificadores, que ajudam a prevenir o ressecamento associados com as unidades centrais de ar condicionados habituais.

Você encontra maiores informações e profissionais aptos a lhe atender prontamente em:

www.horvatharcondicionado.com.br

www.horvath.com.br/instalacao

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *