Arte Usada para Tratamento de Doenças

Atividades Artísticas

Arte Usada para Tratamento de Doenças

Arte Usada para Tratamento de Doenças

As atividades artísticas como pintura, desenho e música, vem sendo utilizadas com grande sucesso, no tratamento de pacientes com doenças degenerativas como por exemplo, Mal de Alzheimer. Os profissionais especializados atestam que, quando eles usam esses métodos com função terapêutica, isso ajuda a melhorar o comportamento do paciente, pois ele consegue ficar mais tranquilo e equilibrado emocionalmente.

Música Terapêutica

Os especialistas orientam que, as escolhas das músicas sejam com mensagens otimistas ou positivas, e que estejam ligadas de alguma forma, ao passado musical do doente. Normalmente, utiliza-se o tratamento pelo som com oito minutos seguidos de música, pois é o período de tempo referencial para o começo do efeito terapêutico da atividade musical. Se o tempo for menor que esse, os profissionais advertem que o efeito é bem reduzido.

Pesquisa Realizada

Terapia

Terapia

Atualmente, a musicoterapia vem sendo utilizada em várias áreas para tratamento de diversas patologias.Uma pesquisa recente, conduzida Pela Universidade Federal de Goiás, revelou que além do Mal de Alzheimer, o tratamento com música, pode favorecer as pessoas que sofrem de hipertensão arterial. Esse trabalho científico, foi publicado inclusive no Congresso Internacional no estado de São Paulo.

Exercícios Cerebrais para Memória

Além da música usada como terapia, existem outros tratamentos dinâmicos, para ajudar pacientes com doenças degenerativas, como Mal de Alzheimer, como por exemplo, um manual elaborado por especialistas, que sugerem exercícios cerebrais,na tentativa de reduzir os efeitos da enfermidade, já que não há como reverter as sequelas que a doença provoca nas pessoas, como a perda da função intelectual, impedindo-as de realizar as tarefas mais simples

Elaboração dos Exercícios

Comportamento

Comportamento

O manual que orienta os pacientes nos exercícios cerebrais, foi criado, dirigido especialmente às pessoas que cuidam dos enfermos, e foi preparado para atender aos doentes com com diminuição cognitiva, em graus considerado de leve a moderado. Os exercícios tentam associar algumas datas com as lembranças da vida do paciente, com o objetivo de estimular sua memória. Outras ações propostas são as atividades artesanais, onde eles possam utilizar seu talento artístico, na confecção de objetos associados a datas comemorativas, por exemplo, máscaras de carnaval no mês de fevereiro, remetendo a festa de Momo.

Atuação Cerebral no Mal de Alzheimer

O cérebro é afetado, quando a pessoa apresenta o Mal de Alzheimer,prejudicando a linguagem, memória e raciocínio, além de outras funções importantes, como a mastigação, se a área cerebral que coordena essa função for atingida.

Os principais sintomas da doença, e que podem ser confundidos no seu estágio inicial com o ato de envelhecer, são: Confusão temporal e espacial, dificuldade em lembrar de acontecimentos recentes, ou de tomar decisões, além de apresentarem desmotivação diante das situações diárias. A doença é crônica e gradativa, e suas causas ainda não são bem conhecidas, mas acredita-se que esteja associada ao envelhecimento natural das pessoas.

Salete Dias

Comportamento
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *