Câncer Na Língua – Sintomas

O câncer é uma doença que pode atingir várias partes do corpo, ele pode começar em uma parte e se espalha pelas demais. O câncer de boca é um dos tipos da doença, e quando falamos em câncer de boca estamos fazendo referência a mucosa bucal, ao palato duro, ao assoalho da boca, as gengivas e a língua.

Uma das características do câncer que atinge a boca, é que na maioria dos casos, os infectados são pessoas de pele branca e a localização mais comum é no lábio inferior. Já o câncer que infecta outras partes da boca, atinge frequentemente pessoas que fumam ou alcoólatras.

Também são comuns casos de pessoas com câncer de boca com idade superior a 40 anos, viciadas não só em cigarros, mas também em cachimbos, que fazem uso de próteses dentárias (não bem colocadas) e, por último, que não fazem uma boa higiene bucal.

Os Principais Sintomas Do Câncer De Boca

O primeiro alerta da possível presença de um câncer são feridas dentro da boca, que demoram mais de uma semana para cicatrizarem.

Um outro sintoma é a aparição de ulcerações superficiais, elas podem sangrar ou não, porém não doem.

Também costumam aparecer manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na mucosa bucal ou nos lábios.

Um outro sintoma é a dificuldade que a pessoa infectada passa a ter na hora de mastigar e engolir os alimentos.

Além dos sintomas citados acima, o doente começa emagrecer abruptamente, sente dores na cervical (é a presença do caroço). Esses dois sintomas indicam que a doença já está avançada.

Aparição Dos Sintomas, Prevenção e Diagnóstico

Como toda doença, quanto antes for identificada a presença do câncer, mais eficaz será o tratamento. Por isso, é recomendado que um médico seja procurando imediatamente, caso apareçam feridas na boca com cicatrização demorada.

Fumantes e alcoólatras com mais de 40 anos devem fazer um exame de rotina, pelo menos uma vez por ano.

Para prevenir a doença, além de evitar o excesso de álcool e cigarro, é preciso manter a boca saudável, e para completar mantenha uma dieta rica em frutas e vegetais.

O excesso de exposição dos lábios ao sol também podem provocar câncer, use sempre o filtro solar.

Exame e Tratamento

Um exame de feridas da boca pode identificar a doença, seja ele feito por um médico ou um dentista.

O tratamento é feito com a radioterapia e/ou a cirurgia, além de outros métodos voltados somente para o câncer de boca. O que define como será o tratamento é a extensão do câncer. Quando ele apresenta disseminação por outras partes, é preciso intervir com o tratamento cirúrgico.

A cirurgia também é uma opção quando é identificado um linfonodomegalia metastática, o que significa que os gânglios aumentaram.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Comentários

  • Gostei do artigo mas o que eu não encontrei ainda é o nome do especialista em doenças da lingua ou da boca…

    maria aparecida theodoro 14 de abril de 2012 0:14
  • Ninguém está “infectado” por câncer, e sim “desenvolveu” câncer

    J.S. 17 de outubro de 2012 23:58
  • Bons especialistas nesta area ?
    São raros?
    Agradecia contactos.

    Ferreira 29 de dezembro de 2012 18:22
  • Eu acho que quem cuida da saúde bucal e pode ver isso aí é um otorrinolaringologista. Ou dependendo, um dentista pode perceber esses “sintomas”

    Carol 27 de fevereiro de 2013 19:35
  • Adorei o conteudo da materia estão de parabens

    Nomeelizabeth 23 de maio de 2013 2:27
  • O nome do especialista que cuida da saúde da boca é o estomatologista

    Thiago 13 de dezembro de 2013 6:56
  • O profissional indicado para o diagnóstico de lesões da cavidade oral é o dentista e em caso de suspeita de neoplasias o paciente deve ser encaminhado ao estomatologista (especialidade da odontologia).

    Lia Alves 10 de janeiro de 2014 23:08
  • olha eu mesmo tenho, uma feridinha ao lada da lingua, ja um ano, porem naõ oumentou de tamanho, mas ao mastigar, doi muito, ja procurei DR OTORRINO ELE DISSE QUE ERA MAIS POR MOTIVO EXTRESSAMENTO,,, TENHO 56 ANOS fui consequençia de porotesse mal feta, agora a feridinha naõ sara, e ja troquei a protesse e naõ adiantou ja fui fumante a 15 anos atras, e tambem bebia muito,,, quero orientaçaõ, sobre este assunto abraços,aguardo resposta neste IMAIL. OK E AQUI EM MINHA REGIAÕ NAÕ TEM estomatologista

    sebastiao da silva santos 29 de setembro de 2014 20:22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *