Câncer No Fígado

O câncer no fígado se caracteriza pela presença de tumores malignos dentro ou sobre esse órgão que é responsável pela formação da bile que é indispensável para o corpo humano. O diagnostico do câncer no fígado é realizado através de exames médicos de imagem como : a ultra-sonografia, a temografia computadorizada ou a ressonância magnética.

O câncer no fígado pode ser classificado como primário ou secundário, o câncer de fígado primário são aqueles onde os tumores são originados diretamente no órgão, entre os quais estão: o colangiocarcinoma que ataca os ductos biliares dentro do fígado; o hepatocarcinoma que é o mais comum de todos; o hepatoblastoma que atinge as crianças; o sacoma entre outros.
O câncer do fígado secundário é causado por câncer que atingem outros órgãos e acabam se espalhando para o fígado, esse tipo de câncer também é conhecido como metastático, e podem ser originados por tumores que atingem o estômago, o esôfago, as mamas, os pulmões, a próstata, os ovários, o rim, o cólon e o apêndice.

Os sintomas ocasionados pelo câncer no fígado são: dores abdominais, aumento do tamanho do abdômen e do fígado, mal estar, perda de peso, falta de apetite, vômitos com sangue, fraqueza, pele e mucosas amarelada ( icterícia) e o acumulo de liquidos na barriga (ascite), essa doença deve ser tratada através de cirurgia, onde será retirado o tumor, podendo ser também com radioterapia que proporciona o alivio temporário dos sintomas, quimioterapia usada principalmente em tumores primários, e quimioembolização que emprega combinadamente o uso de drogas e partículas de gel insolúvel que agem causando uma estagnação do fluxo arterial para o tumor .

Para evitar ter câncer no fígado as pessoas devem se prevenir contra a hepatite B e C através de vacinação e demais cuidados, e também contra a cirrose hepática ocasionada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Figado

Figado

Portanto se cuide e dê mais importância a sua saúde, pois o câncer no fígado vem destruindo muitas pessoas que não se cuidam e acabam pagando com sua própria vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>