Cisto na mão

Este tipo de cisto também é conhecido como cisto sinovial, e geralmente fica localizado próxima a região do punho dorso e palma das mãos. Ainda não se sabe qual a verdadeira causa do aparecimento deste tipo de tumor. Estes cistos podem aparecer devido a um problema que ocorre nos tendões quando há um rompimento do mesmo, soltando assim o liquido sinovial (liquido que evita atritos entre os tendões).Os cistos na mão não têm uma aparência não muito agradável, pois eles podem chegar a um tamanho de seis a dez centímetros, causando assim um desconforto para a pessoa, além de deixar a estética um pouco comprometida. Estes cistos costumam ser bem visíveis e chamam muito a atenção, e isto é o que mais incomoda.

Nas mulheres, o uso de adereços como as pulseiras pode ficar impossibilitado já que o cisto cresce na região do punho, e podem haver lesões devido ao atrito deste tipo de bijuterias.Os sinais do cisto são a elevação do local onde ele está inserido e uma pequena distensão da pele. Um sinal comum entre todas as pessoas que possuem esta patologia são as dores que podem se tornar intensas. A dor ocorre devido ao crescimento do tumor que pode estar afetando as estruturas nervosas daquele local. Além das dores, um edema (inchaço) local pode ocorrer, juntamente com uma perda da força no punho afetado. O tratamento para este tipo de cisto, ou tumor, como alguns médicos costumam, chamar, é a intervenção cirúrgica, para que haja uma remoção completa do cisto. Principalmente se já estiver havendo uma compressão das estruturas nervosas, a cirurgia deve ser realizada o mais rápido possível, no geral esta cirurgia não costuma ser muito invasiva, e é considerada  simples.

 

 

Cisto na mão

Cisto na mão

Dependendo do local que irá ser realizado o procedimento, alguns médicos costumam mandar o cisto ou amostras do mesmo para uma análise mais criteriosa, como para um laboratório anatomopatológico para verificar se há presença de células malignas no tumor. Este tipo de análise deveria ser feito em todas as remoções dos cistos, já que a incidência de câncer esta crescendo cada vez mais no Brasil e em todo o mundo.Outro tratamento é o alívio dos sintomas, o médico irá solicitar ao paciente o uso de medicamentos analgésicos para o alívio da dor, já que existem cistos sinoviais que desapareceram com o tempo (tumores pequenos). Mas esta decisão geralmente é decidida entre o paciente com o médico, juntos os dois irão realizar uma avaliação para verificar qual a melhor opção, mas vale ressaltar que a remoção do cist, além de acabar com todas as dores, a estética fica muito melhor.

3 comentários

  1. Gostei, achei bem esclarecedor, tô com um sinuvial deste na mão esquerda. Atè receber este diagnostico ñ entendia nada do assunto, agora sei um pouquinho …. e vou continuar prsquisando.

  2. Muito bom…. otima infomação…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>