Cisto na Tireoide

O cisto na tireoide ou também chamado de nódulos fica bem na glândula tireoide, que está localizada na frente dos anéis da traqueia, entre a base do pescoço e do pomo de Adão, exatamente onde fica a fúrcula esternal. A glândula forma um “H”e possui um lobo do lado esquerdo e um segundo do lado direito. Continuando, através de tecido conjuntivo fixa a laringe e ela sem move quando fazemos a deglutição.

É correto afirma que sua relação com as outras estruturas do organismo, como artérias, veias, nervos e músculos é bem complexa. A glândula é responsável pela produção de hormônios, os tireoidianos, que por sua vez estão ligados ao controle de vários órgãos e suas funções, como os movimentos intestinais, as batidas cardíacas, o tônus da musculatura, o poder de concentração do cérebro e a respiração celular.

Imagem de Amostra do You Tube

Os Primeiros Exames Para Avaliar Cisto na Tireoide

Há muito tempo atrás, o único modo que os médicos tinham para avaliar a presença ou não de cistos na tireoide era através da palpação. O médico precisa ficar atrás do paciente e com as mãos buscava analisar se existiam ou não nódulos.

Com a possibilidade de fazer a ultrassonografia, é possível detectar a doença mais rápido, inclusive problemas mais graves, porém, não foi de tudo considerada uma ótima possibilidade.

Segundo os médicos, o exame permite descobrir alguns nódulos que não apresentam nenhum sintoma, entre dois a quatro e os pacientes ficam preocupados questionando o que deverá ser feito. Alguns, preferem tirar os cistos e acabam fazendo cirurgia que não era necessária.

O Que Pode Causar Cistos na Tireoide

Vários motivos podem acarretar cistos na tireoide. De alterações da arquitetura morfológica da glândula, que interfere na forma como ela “guarda’ os hormônios ou por neoplasias, neste caso, podemos ficar diante de um turmo benigno ou maligno. Porém, os médicos não podem dizer com certeza o motivo da aparição desses cistos. Algumas condições deixam as pessoas mais sujeitas à doença.

Antigamente, um dos sintomas mais evidentes era a formação de enormes bócio, porque a tireoide estava maior, porém, hoje em dia é raro que isso aconteça. Que fique claro que o bócio é quando aumenta a tireoide, aumento global, já o nódulo cresce em uma região diferente, que normalmente, só dá para ser percebido passando pelo um exame de ultrassom.

Como foi dito, nem sempre se observam sintomas com a formação de cistos na tireoide. O máximo que pode acontecer é o paciente sentir uma estranha “aparição” quando engole alguma coisa, se fizer isso na frente do espelho. Não é visível e nem palpável, em grande parte dos casos.

Outro detalhe sobre o problema é que ele é mais comum entre pessoas do sexo feminino. Os palpáveis são somente 1% dos casos em crianças e em adultos, entre 5% a 7%.

Imagem de Amostra do You Tube

Os Hormônios Tireoidianos

A tireoide é a responsável pela produção dos hormônios tireoidianos e esse, como foi dito, tem várias ações no organismo. Normalmente, os problemas só acontecem quando eles são autônomos, isto é, quando sem o nenhum controle do organismo conseguem produzir hormônio.

Quando se trata, por exemplo, de hipertireoidismo, significa que o paciente está com uma quantidade fora do limite de hormônio no sangue e o responsável por isso é a tireoide que fez a produção. Neste caso, o tratamento será feito com medicamentos com base de iodo radioativo e em algumas situações é necessário que seja feita uma cirurgia.

Em alguns casos, para resolver o problema dos nódulos que surgem, é retirada meia tireoide. Não tem problema quanto a isso, não influencia na produção de hormônios. Se por acaso vier a dar qualquer tipo de alteração será quando essa pessoa envelhecer. Mas, já sabendo disso, basta tomar os cuidados necessários.

Tratamento de Cisto na Tireoide

Quando os cistos na tireoide são muito grandes é usada uma agulha para realizar a punção. Porém, o médico usa um ultrassom para guiá-lo nessa prática. Quando se faz o exame já se une dois métodos, se localiza o cisto e posiciona a agulha para ter certeza do que se tem dentro. O ideal é que em casos de nódulos menores não seja feito nada, isso quando o paciente não apresentava nenhum sintoma.

Quando o nódulo se apresenta muito consistente e com líquido na sua parte interna, eles causam maior preocupação e os médicos fazem logo a sua retirada. Os nódulos múltiplos devem preocupar menos do que um único, isso porque é mais comum em algumas doenças, como bócio multinodular ou coloide e isso cria uma mudança no funcionamento da glândula, que pode pressionar outras partes internas e criar maiores problemas.

A Idade e o Aparecimento dos Cistos na Tiroide

Quanto mais velha a pessoa fica, mais atenta deve estar em relação aos cistos na tireoide. Porém, se é uma pessoa que vem acompanhando a evolução de pequenos nódulos, pode continuar com essa atenção sem nenhum susto. Pode passar a vida toda com pequenos cistos, sem ter que retirá-los. Voltando a ressaltar que não necessariamente há a necessidade de retirar os cistos na tiroide. Se o médico garantir que não existe problema é inútil se submeter a uma cirurgia para nada.

Os nódulos também podem aparecer em outras partes do corpo, nestes casos, são feitas biópsia para saber se eles são malignos ou benignos e de acordo com o resultado é que se tomam as devidas providências.

Imagem de Amostra do You Tube

O paciente deve saber também que existe uma diferença entre cisto na tiroide e câncer. O que assusta qualquer pessoa com o resultado dos exames, quando não está ciente da diferença. Os cistos são componentes anatômicos da glândula, e o que se observa é uma alteração no tecido formando um caroço na região. Por isso, um cisto pode ser, mas também pode não ser um câncer, que seria a característica de um descontrole do funcionamento do organismo.

Segundo os médicos, o pânico é causado pela falta de informação. Cabe ao médico analisar e informar sobre as possibilidades de ser ou não um câncer, que normalmente, são baixas. Os médicos recomendam que as pessoas tirem todas as suas dúvidas e não se deixem levar pelo pânico pensando o pior, caso através de um ultrassom, seja encontro um ou mais cistos. Como foi dito, isso pode não significar nenhum problema que exija medicação e muito menos cirurgia.


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Comentários

  • olá faz 2 meses que eu descobri que estou com cistos na tireoide a medica falou que eu vou ter que opera estou com medo mais estou procurando realmente o que e cisto e gostei muito desse pag. obrigada

    Thamyris Oliveira 3 de julho de 2013 20:08
  • quanto custa uma cirurgia particular do cisto da tireóide ? e em qual hospital ou clinica realiza esse tipo e cirurgia.

    diana 12 de julho de 2013 18:56
  • tenho 82 anos , como estava tendo umas tonturas meu clinico pediu pra fazer exame de sangue e tireoide, meus exames de sangue deu tudo normal a minha tireoide estava com 11,22 de medição pediu pra fazer ultra e a medica disse que ele é tão pequeno que não precisa operar e tão pequeno que não da nem pra fazer biopsia ou seja, minusculo. minha pergunta é: tem tratamento por ele ser tão micro, ha algum tratamento que tenha algum medicamente que ele va sumir?

    clotilde 16 de novembro de 2013 22:05
  • Tenho dois cistos na tireoide do lado direito onde foi descoberto através de um exame de imagem. O médico otorrino me encaminhou para o endócrino só que ainda não fui por conta do trabalho e dos estudos.Isso já fazem oito meses. Gostaria de saber se devo levar a sério indo ao endócrino ou só os remédios caseiros são suficientes para eliminar os cistos? Os sintomas que sinto são: um pouco de dor de ouvido dos dois lados, sinto que estou engordando muito, sinto cegueira, principalmente noturna e dói um pouco o pescoço onde estão os cistos. Há momentos que sinto um caroço pequeno quando apalpo o pescoço, depois ele some. O que você me aconselha?

    Angela Rocha. 4 de janeiro de 2014 12:50
  • meu filho de 2anos7meses esta com cisto na tireode…cirugia so podera ser marcada pra outubro…qual o valor de uma cirugia pra retirada e onde e realizado o mesmo…Deus abençoi a todos…

    jose 26 de fevereiro de 2014 14:45
  • Olá. Por gentileza, gostaria de saber o que significa quando o médico do ultrassom diz que o cisto é sólido e bastante vascularizado. Muito obrigada.

    silvana Bueno 16 de abril de 2014 15:51
  • ola, fiz um exame de imagem e deu o seguinte resultado. cisto misto coloidal no lobo direito da tireiode, o que isso quer dizer

    celeste 28 de setembro de 2014 2:38
  • Hoje fiz um exame de ecografia e confirmou minha suspeita, dois cistos pequenos do lado esquerdo e um cisto grande do lado direito, esse eu consigo sentir quando toco. Estou bem apreensiva, gostaria de saber se na biopsia é dada algum tipo de anestesia?

    Obrigada

    patricia 10 de outubro de 2014 3:19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *