Cisto na Tireoide

Os cistos na tireoide, ou nódulos, são caroços de forma oval que podem variar do pequeno ao grande e ficam localizados na região do pescoço, onde está localizada a glândula tireoide. Estes cistos podem aparecer isoladamente ou em grupos. Geralmente estes cistos são de origem benigna na maior parte de pessoas, não apresentando riscos à saúde, mas em alguns casos mais raros podem ocorrer ser malignos, ou seja, um câncer; podem aparecer também devido a alguma inflamação na tireoide.

Cisto na Tireoide

Cisto na Tireoide

Os cistos na tireoide não são muito comuns na população em geral, mas costumam ser mais comuns em regiões onde ocorre uma deficiência do iodo, que está presente no sal. Populações que utilizam o sal que sai diretamente da praia são as mais suscetíveis, já que o sal retirado da praia e vai direto para as mesas não possui o iodo, pois este é introduzido nas indústrias saleiras.Sinais e sintomas do cisto na tireoide Os sinais e sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas a principal queixa dos portadores do cisto é a dificuldade para deglutir os alimentos, dores no local do cisto, ou seja, a região do pescoço pode ficar dolorida normalmente ou ao toque, as veias localizadas no pescoço podem ficar dilatadas e com isso ficam mais visíveis a olho nu; dependendo do tamanho do cisto podem ocorrer sensações de aperto no local, além disso, se os cistos foram grandes, eles podem ficar visíveis e palpáveis, em alguns casos mais raros a pessoa pode ter dificuldades para respirar e problemas na voz como presença de rouquidão.

Cisto na Tireoide

Cisto na Tireoide

Diagnóstico O diagnóstico se dá através de uma anamnese do paciente, juntamente com exame físico com uma palpação local verificando se os cistos estão móveis, seu tamanho e se existe mais de um nódulo, depois deste processo o médico irá solicitar que a pessoa realize exames de imagem para confirmação de um diagnóstico. Em casos mais graves e também mais raros, pode ser que o médico solicite um exame de biopsia que verificar se há algum tipo de células malignas no cisto.

Tratamento Em casos mais graves como o câncer, o médico solicita uma intervenção cirúrgica o mais rápido possível, complementando o tratamento com quimioterapia e medicamentos à base de iodo e hormônios da tireoide, que são o T3 e T4. Em casos mais comuns, onde há cistos, mas sem nenhuma intercorrência, o médico pode solicitar um tratamento medicamentoso somente com o uso de iodos e uma reposição de hormônios da tireoide; em alguns casos pode ser que seja feita uma drenagem do cisto, mas que constitui em um procedimento simples, e as cirurgias nestes casos não são muito comuns, mas depois de retirado o cisto, o problema pode desaparecer.

6 comentários

  1. Thamyris Oliveira

    olá faz 2 meses que eu descobri que estou com cistos na tireoide a medica falou que eu vou ter que opera estou com medo mais estou procurando realmente o que e cisto e gostei muito desse pag. obrigada

  2. quanto custa uma cirurgia particular do cisto da tireóide ? e em qual hospital ou clinica realiza esse tipo e cirurgia.

  3. tenho 82 anos , como estava tendo umas tonturas meu clinico pediu pra fazer exame de sangue e tireoide, meus exames de sangue deu tudo normal a minha tireoide estava com 11,22 de medição pediu pra fazer ultra e a medica disse que ele é tão pequeno que não precisa operar e tão pequeno que não da nem pra fazer biopsia ou seja, minusculo. minha pergunta é: tem tratamento por ele ser tão micro, ha algum tratamento que tenha algum medicamente que ele va sumir?

  4. Tenho dois cistos na tireoide do lado direito onde foi descoberto através de um exame de imagem. O médico otorrino me encaminhou para o endócrino só que ainda não fui por conta do trabalho e dos estudos.Isso já fazem oito meses. Gostaria de saber se devo levar a sério indo ao endócrino ou só os remédios caseiros são suficientes para eliminar os cistos? Os sintomas que sinto são: um pouco de dor de ouvido dos dois lados, sinto que estou engordando muito, sinto cegueira, principalmente noturna e dói um pouco o pescoço onde estão os cistos. Há momentos que sinto um caroço pequeno quando apalpo o pescoço, depois ele some. O que você me aconselha?

  5. meu filho de 2anos7meses esta com cisto na tireode…cirugia so podera ser marcada pra outubro…qual o valor de uma cirugia pra retirada e onde e realizado o mesmo…Deus abençoi a todos…

  6. Olá. Por gentileza, gostaria de saber o que significa quando o médico do ultrassom diz que o cisto é sólido e bastante vascularizado. Muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>