Como Saber se a Pessoa Tem Sinusite?

A sinusite se caracteriza como uma inflamação da mucosa que acomete os seios da face, na região craniana, e que é formada por algumas cavidades ósseas que se localizam em volta do nariz, dos olhos e das maçãs do rosto.

Esse problema pode acontecer em decorrência de outros fatores, como uma infecção, por alguma situação que atrapalhe a drenagem eficaz da secreção presente nos seios da face, ou mesmo por algum quadro alérgico.

O termo correto para a sinusite é rinossinusite, uma vez que esse problema atinge não só a mucosa dos seios do rosto, mas também a mucosa nasal.

Existem, basicamente, dois tipos diferentes de sinusite: aguda e crônica.

A sinusite aguda se caracteriza quando os sintomas persistem por menos que 12 semanas. Enquanto que a sinusite crônica acontece quando os sintomas (como inflamação e o inchaço) persistem por mais de 12 semanas.

Se você quer mais informações sobre esse assunto, como saber se uma pessoa tem sinusite, causas e tratamentos, continue lendo e descubra tudo aqui.

Principais Causas da Sinusite

Mulher Com Sinusite

Mulher Com Sinusite

A sinusite pode ser provocada tanto por situações alérgicas, quanto por agentes infecciosos, como é o caso de fungos, vírus e bactérias. Podemos citar como agente causadores de sinusite a poeira, cheiros ativos e o choque térmico.

Além do mais, mudanças na anatomia dos seios da face ou nasal e a exposição a certos agentes químicos também levam à sinusite. Em alguns casos mais raros, um tumor também pode levar à ocorrência desse problema.

Principais Fatores de Risco

Confira abaixo os principais fatores de risco para uma sinusite crônica:

  • Alergia: outra situação que pode levar ao quadro de sinusite são outras doenças alérgicas, como a asma e a rinite, por exemplo. A inflação proveniente das alergias pode resultar no bloqueio dos seios nasais.
  • Infecções respiratórias: como resfriado, gripe ou demais doenças do trato respiratório costumam causar inflamação, e fazer com que as membranas sinusais engrossem, fazendo com que a drenagem do muco fique bloqueada. Isso leva à condições que favorecem o crescimento das bactérias. Infecções estas que podem ser bacterianas, virais ou causadas por fungos.
  • Desvio septo nasal: se as paredes entre as narinas do indivíduo não estiverem devidamente alinhadas, pode acontecer o bloqueio das passagens nos seios nasais.
  • Pólipos nasais: trata-se do crescimento de tecido na região, capaz de bloquear as passagens nasais.
  • Doenças como a Síndrome dos Cílios Imóveis ou Síndrome de Kartagener: por exemplo, que atrapalham o movimento dos cílios dos seios nasais.
  • Trauma na região da face: outra maneira de acontecer uma obstrução nas vias nasais é quando há um osso facial fraturado.
  • Infecções odontológicas: capazes de provocar obstrução do seio nasal.
  • Reações alérgicas: substâncias transportadas pelo ar também podem provocar a sinusite, como poeira, o ácaro, pelos de animais, mofo, partículas de insetos, poluição e fumaça de cigarro, por exemplo. Além do mais, outros produtos como tinta, desinfetantes e os produtos de limpeza também podem levar à sinusite.
  • Células do sistema imunológico: em determinadas condições, os eosinófilos, que são células do nosso sistema imunológico, podem levar à inflamação dos seios nasais.
  • Além de mudanças de altitude, como voar e mergulhar, por exemplo, e o tabagismo também.

Como Saber Se Uma Pessoa Tem Sinusite?

Os sintomas da sinusite aguda podem ser um pouco diferentes dos sintomas da sinusite crônica. Na sinusite crônica, por exemplo, a tosse é mais comum. E quase não acontece febre. Isso se deve ao fato de a sinusite aguda se tratar de uma infecção temporária que acomete os seios e que, em muitos casos, está mais relacionada a um resfriado.

Enquanto que a sinusite crônica é um processo inflamatório com uma duração maior, mais que 12 semanas, como dissemos acima. O diagnóstico da sinusite crônica leva em consideração a secreção nasal ou obstrução nasal associada a, no mínimo, um dos sintomas abaixo:

  • Alterações tomográficas.
  • Dor ou pressão na face.
  • Perda ou diminuição do olfato.
  • Duração dos sintomas por mais de 12 semanas.

    Homem Com Sinusite

    Homem Com Sinusite

Além desses, a sinusite também pode apresentar sintomas como:

  • Tosse, que costuma piorar à noite.
  • Náusea.
  • Dores nos dentes e no maxilar superior.
  • Fadiga e irritabilidade.
  • Inflamação na garganta.
  • Dor de ouvido.
  • Halitose (mal hálito)

Tratamento Para a Sinusite

Confira abaixo alguns tratamentos indicados para ajudar no alívio dos sintomas da sinusite:

  • Corticoides nasais: o uso de spray nasal ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento de sinusite. Dentre eles, podemos citar o budesonida, mometasona, fluticasona, beclometasona e triamcinolona. O seu uso pode ser indicado para vários dias ou até semanas, dependendo da situação, para que seja possível obter o máximo dos benefícios que eles oferecem.

O risco associado ao uso desses medicamentos é relativamente baixo. Seus efeitos colaterais são mínimos e não oferecem risco à saúde do paciente.  Isso acontece pelo fato de eles, antes de chegarem à corrente sanguínea, irem diretamente para os sinos nasais.

  • Soluções salinas: uma opção para dissolver as secreções nasais são as soluções salinas. É possível tanto inalar as soluções, quanto pingá-las no nariz. Para cada litro de água, você deve pingar uma colher de chá de sal.
  • Descongestionantes: é possível encontrar esses medicamentos na farmácia para comprar em forma de comprimidos, em spray ou em líquido. O seu uso costuma ser indicado para 3 ou 4 dias apenas, para evitar o efeito rebote, pois pode causar um congestionamento ainda mais grave, bem como alterações cardiovasculares também.
  • Antibióticos: são indicados para os casos de sinusite causada por uma infecção bacteriana.
  • Corticosteroides orais ou injetáveis: indicados para aliviar quando a inflamação da sinusite apresenta sintomas mais intensos, principalmente se o paciente também possui pólipo nasal. São exemplos desses medicamentos a metilprednisolona e o prednisona. Esses medicamentos podem levar à grandes efeitos colaterais se forem usados por um longo período. Sendo assim, eles devem ser usados somente sob prescrição médica, e pelo tempo indicado pelo médico.

• Cirurgia para a sinusite: em alguns casos, a sinusite pode resistir ao tratamento. Por isso, pode ser indicada uma cirurgia endoscópica para resolver o problema. Para realiza-la, é usado um endoscópio, que é um tubo flexível e fino, que tem uma luz na ponta. Ele serve para o médico conseguir explorar bem as passagens nasais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *