Complicações do Diabetes

Num mundo onde metade da população está acima do peso, a incidência de diabetes vem crescendo a cada dia, tanto em adultos quanto em crianças. O diabetes é uma enfermidade considerada crônica, ou seja, perdura por toda a vida, cuja maior característica está voltada para os níveis altos de açúcar na circulação sanguínea. Pessoas que são portadoras de diabetes tendem a correr altos riscos de sofrer com complicações decorrentes da enfermidade.

Causas do Diabetes

O diabetes pode ser desencadeado por inúmeras causas. Para entender melhor, saiba que a insulina, um hormônio feito pelo pâncreas, que é um órgão situado na parte de trás do estômago, é a responsável por levar a glicose para dentro das células, de onde é removida e utilizada posteriormente para promover a geração de energia.

A doença é causada por uma deficiência ocorrida no processo de consumo ou de produção de insulina que acontece no organismo. Há diversos tipos de diabetes.

Sintomas Diabetes

Sintomas Diabetes

Exames Que Podem Ser Realizados

Caso a pessoa sofra de diabetes, é importante que faça uma visita ao médico ao menos de três em três meses. Através dessas consultas de rotina, o médico será capaz de avaliar o estado de saúde do paciente:

  • -Observando a pressão arterial
  • -Observando a sensibilidade presente nos pés
  • -Verificando os ossos dos pés e a pele e ainda das pernas
  • -Verificando a parte posterior dos olhos usando um oftalmoscópio
http://www.youtube.com/watch?v=3U7SNFfffiA

Possíveis Complicações Decorrentes do Diabetes

Depois de vários anos acometidos pela doença, os pacientes podem sofrer com sérios problemas em todo o corpo, o que inclui os nervos, olhos e rins.

Sequelas Nos Olhos

Por causar uma sobrecarga no organismo, o diabetes também pode ocasionar lesões nos vasos sanguíneos existentes nos olhos, o que promove diversos problemas de visibilidade e, em casos mais sérios, a cegueira. Os problemas de visão podem incluir:

  • Retinopatia diabética
  • Catarata
  • Edema macular
  • Glaucoma

Problemas Na Pele e Nos Pés

Pessoas que sofrem com o diabetes estão mais predispostas a apresentar problemas nos pés, em decorrência de lesões nos nervos e nos vasos sanguíneos. Pequenas rachaduras ou feridas na pele podem culminar com profundas úlceras profundas, quando não tratadas de maneira adequada. Quando não acontece a melhora dessas úlceras ou quando as mesmas se apresentam profundas ou maiores, pode ocorrer a amputação total ou parcial do membro afetado.

Vasos Sanguíneos

Todos aqueles que sofrem de diabetes têm um sério o risco de sofrer com um ataque cardíaco, sendo o risco o mesmo daquelas pessoas que já passaram por um episódio desses. Mulheres e homens com diabetes têm o mesmo risco, podendo ocorrer que a pessoa nem tenha os sinais indicativos do ataque. Ainda podem ser inclusos outros problemas nos vasos, tais como:

  • Doenças vasculares periféricas, ocorridas nos pés e pernas
  • Alteração na pressão arterial para mais
  • Problemas causados nos nervos
  • Aumento do colesterol
  • Derrame cerebral
Tratamento

Tratamento

Muitas pessoas que sofrem com o diabetes podem sofrer com doenças nos nervos e somente a sentirão depois de o mesmo estar infeccionado ou machucado, inclusive com o surgimento de ferida. O dano no sistema nervoso pode ocasionar dormência e dor nos pés, e ainda demais problemas estomacais e intestinais, também em outros órgãos e no coração. Demais complicações

Infecções nas áreas femininas, especialmente no trato genital, urinário e ainda na pele

Insuficiência renal e demais doenças relacionadas ao mesmo, chamadas de nefropatia diabética

Dificuldades para manter ou obter uma ereção, sintomas de impotência

Como Prevenir

Há algumas técnicas básicas para fazer a prevenção do diabetes. As mesmas irão ajudar a impedir complicações, bem como a necessidade de futuros cuidados médicos.

Essas técnicas ainda podem incluir:

Como saber lidar com aqueles dias em que o organismo não está muito bem

Como saber reconhecer e ainda conseguir tratar os baixos e altos de açúcar no sangue

Como proceder com o uso contínuo de medicamentos, quando necessário

Como anotar e testar os níveis de açúcar no sangue

O Que E Quando Comer

Onde adquirir produtos para o diabetes e saber a maneira correta de armazená-los

Talvez seja necessário algum tempo para que se consiga assimilar as técnicas básicas para tratar da doença. Nunca deixe de se instruir sobre a doença e suas possíveis complicações. Saiba como conviver e controlar de forma adequada o diabetes.

De acordo com a Associação Americana de Diabetes os níveis recomendados de açúcar no sangue devem ser mantidos entre:

80 e 120 mg/dL antes de ser feita algumas refeição

100 e 140 mg/dL quando já se está entrando em repouso, ou seja, na hora de dormir

A Importância dos Exercícios Físicos

A prática dos exercícios físicos de maneira regular é fundamental para todos os portadores de diabetes, e ainda para qualquer pessoa que não sofra do problema. Os exercícios aeróbicos feitos de maneira regular podem contribuir para a redução de açúcar no sangue, sem que seja necessário o uso de medicamentos, e auxiliam na queima o excesso de gorduras e calorias, permitindo que, dessa forma, seja feito o controle do peso.

A prática regular dos exercícios, especialmente os aeróbicos, auxiliam na saúde de maneira geral, melhorando o fluxo sanguíneo e a pressão arterial. Os exercícios também auxiliam na diminuição do estresse.

Recomendações Para Evitar Complicações do Diabetes

Sempre faça exames de forma regular para saber se os rins estão em um bom funcionamento.

Faça também a verificação mensal da pressão sanguínea, que deve ficar em níveis consideráveis, ou seja, entre 13 ou 12 X 8.

Verifique também os níveis de triglicerídeos e colesterol anualmente, os mesmos devem estar entre 100 mg/dL ou ainda menos

Também faça a verificação dos níveis de hemoglobina glicosilada, isso ao menos de 06 em 06 meses, caso esteja sob controle, ou ainda de três em três meses se não estiver de acordo.

Não se esqueça de fazer uma visita regular ao dentista, ao menos de seis em seis meses, para fazer uma limpeza geral e um exame das mucosas. Não se esqueça de informar ao dentista que você sofre de diabetes.

Também não deixe de fazer uma visita ao oftalmologista ao menos uma vez durante o ano, ou ainda mais vezes, caso não esteja se sentindo bem, sofrendo com sinais de retinopatia diabética.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *