Comportamentos que Resultam em Doenças Oculares

Hábitos que Afetam a Visão

Vários especialistas estão orientando a população, sobre os riscos que alguns hábitos de vida, podem trazer para a visão das pessoas. A obesidade, os gases poluentes, exposição excessiva ao computador, sedentarismo e tabagismo, por exemplo, podem ocasionar problemas à saúde dos olhos.

Estilo de Vida Inadequado

A nova geração fica por muitas horas, em frente a um computador, são sedentários,às vêzes se alimentam com comidas hipercalóricas, resultando em obesidade,alguns fumam e quando saem, ficam expostos a poluição ambiental.Todos esses fatores, podem ocasionar diabetes, infarto, acidente vascular cerebral, e também problemas na visão, que são mais recorrentes para quem não tem hábitos de vida saudáveis. Várias pesquisas vem sendo feitas, para calcular os riscos que o meio externo, pode provocar nos olhos das pessoas.

Crianças 3D

Crianças 3D

Outros Fatores

Os pesquisadores ressaltam que, a visão é ainda mais afetada,em lugares em que há muita poluição, ocasionando o que os especialistas denominam de Síndrome do Olho Seco. Outros fatores, que podem afetar o olho humano são: A automedicação, exagero no hábito de tomar café, além de tempo excessivo que as pessoas passam, em frente ao computador. Esses hábitos podem ocasionar, ou potencializar as doenças oculares como o glaucoma, que pode levar o indivíduo à perda total da visão.

Obesidade

Os indivíduos obesos, segundo os especialistas, tem mais chances de desenvolver doenças oculares, como o astigmatismo e outros problemas de visão que estão associados ao diabetes, que é uma doença metabólica ,que muitos convivem, sem ter conhecimento. Pela falta de controle da glicemia, a retina,que é uma membrana que cobre os olhos é afetada, podendo levar a pessoa à perda total da visão. Somente com o controle do diabetes e os cuidados com os olhos, é que pode haver uma reversão desse quadro. O cuidado com a alimentação, também é muito importante, para proteger a visão, além de manter o corpo sadio.

Prevenção de Doenças

Prevenção de Doenças

Medição da Pressão Ocular

Medir a pressão intraocular, é um procedimento simples,feito no consultório do oftalmologista, com duração de no máximo dois minutos,e é muito importante para evitar uma doença grave que leva a cegueira, que é o glaucoma. De acordo com especialistas, as atividades aeróbicas, também podem ajudar a reduzir a pressão do olho. Algumas pesquisas, revelaram que os praticantes de ciclismo e corrida, apresentm uma pressão ocular melhor que as pessoas sedentárias, por isso pacientes com glaucoma, são orientados a praticarem treinos físicos, para estabilizar a pressão. No entanto, outros tipos de atividades físicas,como alguns exercícios de musculação, e algumas posições de ioga, podem aumentar a pressão ocular,sendo que o ideal é sempre seguir as orientações de um médico especializado.

Uso do Computador

Para os especialistas em doenças oculares, atualmente há um grande número de pessoas com miopia, que é um problema onde a pessoa não consegue enxergar de longe, e eles atribuem esse fato ao uso excessivo de videogames, televisão e computadores, tecnologias, que estão fazendo com que cada vez mais crianças e jovens passem a ter problemas visuais.

Utilização de Óculos

Utilização de Óculos

Agentes Poluentes

Nas grandes cidades, onde as pessoas estão expostas diariamente à poluição ambiental, elas apresentam problemas não só respiratórios, como também visuais, sendo o mais comum a Síndrome do Olho Seco, quadro agravado quando há uma baixa no índice de umidade do ar atmosférico. Os principais sintomas são coceira nos olhos e vermelhidão. Outras complicações causadas pelos poluentes são: O embaçamento da superfície do olho, provocando desconforto visual no indivíduo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *