Dermatose: O Que é e Como Cuidar

Dermatoses são doenças na pele que não possuem um problema específico, elas podem ser sintomas de outra doença ou ainda manifestações diversas que não possuem uma causa específica, podem surgir do nada da mesma forma que podem ir embora da mesma forma, e é ai que mora o grande problema com tais doenças. As manifestações da dermatose são simples e fáceis de identificar e por isso são consideradas comuns da pele.

A grande diferença entre uma dermatite e dermatose é que a primeira é causada por uma doença na pele e suas características são próprias da doença de pele. Já as dermatoses podem ser sintomas apenas e tentando curar apenas as marcas na pele não vai funcionar, tem que procurar a causa de forma mais específica em toda a saúde corporal para poder resolver este problema.

Como Saber Se Você Está Com Dermatose

As dermatoses se apresentam com manchas na pele vermelha, ou ainda erupções que coçam bastante e por isso podem ser vistas a olho nu. No geral começam com outros sintomas como dores de cabeça, mas esta também pode ser apenas um sintoma isolado de uma doença.

Uma relação entre doenças do fígado e dermatose é bem concreta, já que este costuma externar problemas hepáticos por meio de coceira e manchas vermelhas na pele, o que algumas pessoas chamam de intoxicação.

De Acordo Com o Tipo de Dermatose Há Algumas Doenças Que São Conhecidas:

Manchas vermelhas na pele em alto relevo, com coceira → doenças no fígado, estômago, asma, febre do feno, intoxicação alimentar, alergia a produtos de beleza, desinfetantes e medicamentos, alergia a perfumes e outros tipos de alergia do corpo.

Bolhas vermelhas com liquido aquoso → catapora, inflamações na pele por toxinas, alergia a medicamentos.

Bolhas vermelhas que coçam → sarampo, ingestão de produtos fortes demais para seu organismo, o que é comum quando se muda bruscamente a alimentação.

Imagem de Amostra do You Tube

Principais Problemas Que Causam Dermatose

Apesar de ser um problema que não avisa quando vai chegar, dá para saber em uma avaliação prática que a doença existe de fato avaliando seus costumes em casa e quem sabe um tratamento caseiro de apenas um dia pode ajudar a resolver o problema. Caso que não podemos dispensar a visita a um médico, mas um pouco de cuidado a mais pode ser ótimo para avaliar caso seja uma doença mais grave. E nunca se deve dispensar a ajuda de um profissional. Confira alguns casos em que a dermatose pode aparecer.

Alimentação errada → nem tudo o que comemos é saudável e corpo pode te avisar que isso acontece e um bom exemplo é por meio de dermatoses. Quando há mais quantidade ingerida do que o necessário o corpo reclama e se não há vômito dos alimentos ingeridos o corpo responde com manchas na pele que podem ser intensa e coçar, ou não.

Com alimentos estragados também, sejam eles fora da data de validade ou que não estejam próprias para consumo apenas porque foram mal guardados e o corpo vai reclamar por você comer isso.

Comer menos carboidratos, proteínas e vitaminas do que o corpo precisa é uma forma também de criar dermatoses no corpo. Quando o corpo não possui o que precisa vai querer mais e vai avisar por meio dos sinais que conhecem que podem ser dores de cabeça, no corpo, manchas, pele inchada e até vômitos para provar que a sua dieta ingerida no momento não está sendo o suficiente para sua nutrição diária e algo está fazendo falta.

Órgãos relacionados à digestão que não estão bem → ao primeiro sinal de problemas no fígado, estômago ou intestino que não estão funcionando bem podem deixar manchinhas na pele que merecem uma visita a um profissional. O principal caso e mais constante é deficiência nos rins, que pode ser resolvido ingerindo mais água ou ainda em caso mais sérios ingerindo uma boa medicação.

Sedentarismo → a falta de exercícios pode colaborar no surgimento de algumas manchas na pele, principalmente para quem já foi atleta e parou de praticar exercícios de forma abrupta. Caso tenha um ritmo constante de exercícios e pare por mais de cinco dias saiba que o corpo sente falta e vai enviar seus sinais das mais diversas formas.

Remédios Caseiros Para Dermatose

Que tal algumas receitas que podem ajudar a resolver um problema simples de pele? Confira algumas receitas que podem ser feitas em casa de forma sem simples.

Suco de cenoura → os segredos da cenoura já foram revelados como ajudar a limpar a pele e por isso o suco de cenoura, rico em vitaminas e nutrientes além de ajudar a manter a pele bonita pode ajudar também com as dermatoses. O segredo é apenas dois copos de suco de cenoura por dia quando as primeiras manchas surgirem e coceiras também.

Comer cenoura crua também é ótimo para a pele, seja apenas ela ou ainda esta ralada durante o almoço ou jantar.

Imagem de Amostra do You Tube

Pepino → este vegetal também já foi revelado como ótimo para a pele, tanto que existem diversos produtos para beleza com base no pepino para a beleza da pele. São ótimos para cuidar da saúde e da beleza da sua pele também, basta saber quando consumir o item.

Suco de pepino pode ser ótimo para cuidar de dermatoses simples e que surgiram apenas por falta de nutrição do corpo, bem como a verdura comida crua, mas sem vinagre ou sal, apenas ela na sua salada ou quem sabe algumas rodelas por dia como costume para cuidar da pele e ainda da sua dermatose. É um bom costume comer este vegetal ainda com casca porque esta verdura é rica em nutrientes e pode ser ótima para a limpeza de pele, além de ser usada para limpar orelhas e ajudar no crescimento dos cabelos, que deve ter ao menos cinco milímetros por mês.

Comer mamão ou suco de mamão – > o mamão é ótimo para a digestão e para a pele também. Ele ajuda a manter a pele mais nutrida e por consequência bem mais limpa e saudável e pode ser ótimo para quem almeja se livrar de dermatoses. Não precisa mais de um copo por dia durante alguns dias.

3 comentários

  1. obrigada pelas informações foi muito útil.

  2. ha quatro anos comecei com duas ou três manchas avermelhadas com alto relevo e coçando em dois dedos da mão,após um ano sumiu da mão e apareceu um pouco abaixo do meu cotovelo,um ano depois sumiu e apareceu no meu ombro mas precisamente no local onde se toma vacina,sumiu e agora apareceu um pouco acima do meu peito é uma mancha avermelhada com alto relevo e coçando do tamanho de mais ou menos de uma azeitona,ja fiz biopsia e deu que é erupção polimorfica da luz,mas coloco bastante protetor solar e não some,o que devo fazer?

  3. Aqui em casa somos eu e minha filha com dermatose, fui ao dermatologista e foi diagnosticado que ela se manifesta através de crises de ansiedade no (nosso caso).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>