Diferença Entre Osteopenia e Osteoporose

Osteopenia e Osteoporose

A osteopenia é uma perda óssea que a longo prazo pode levar a pessoa a apresentar osteoporose, que é uma perda mais grave e pode ocasionar o risco do indivíduo apresentar em casos mais severos fraturas ósseas. Segundo especialistas na área médica de reumatologia, existe um exame denominado de densitometria óssea, que tem a capacidade de verificar em que grau está a perda da massa óssea, classificando-a então como osteopenia ou osteoporose.

Diferença Entre Osteopenia e Osteoporose

Diferença Entre Osteopenia e Osteoporose

Esse exame funciona fazendo a comparação da chamada massa ideal presente em pessoas na faixa etária de vinte a trinta anos. Se houver um desvio ente um e quatro pontos o quadro clínico é classificado como osteopenia, porém se houver um desvio de mais de 2,5 pontos, já é considerado osteoporose, pois esse índice representa quase trinta por centro de perda óssea.

Fatores Desencadeantes

Os especialistas em reumatologia ressaltam que o vício do tabagismo também pode contribuir para o aparecimento da osteoporose, pois o cigarro afeta diretamente as células ósseas. Outros fatores como predisposição genética ,sedentarismo e ingestão em excesso de bebidas alcoólicas também podem desencadear o surgimento da enfermidade.

Salete Dias


Categoria(s) do artigo:
Doenças

Comentários

  • eu achei muito imteressante porque deixa as pesoas sabendo +

    taina 7 de outubro de 2011 15:52
  • fiz uma densitrometria e revelor que esto com osteopenia esto preocupada

    MARIA GORETE TAVARES DA SILVA 11 de dezembro de 2013 19:52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *