Celíaca

A celíaca é uma doença digestiva que danifica o intestino delgado e interfere com a absorção dos nutrientes do alimento. Pessoas que têm a doença celíaca não podem tolerar o glúten, uma proteína no trigo, centeio e cevada. O glúten é encontrado principalmente em alimentos, mas também podem ser encontradas em produtos de uso cotidiano, tais como medicamentos e vitaminas.

Não Toleram

O problema do celíaco

Quando as pessoas portadoras de doença celíaca comem alimentos ou utilizam produtos que contenham glúten, o seu sistema imunológico responde através de danos ou destruição das vilosidades, que são pequenas saliências digitiformes do revestimento do intestino delgado.

Essas vilosidades normalmente permitem que os nutrientes do alimento possam ser absorvidos através das paredes do intestino delgado para a corrente sanguínea. Sem um revestimento de vilosidades saudável, uma pessoa fica desnutrida, não importa quanta comida se come.

Desnutrida

Quais são os sintomas da doença celíaca?

Os sintomas da doença celíaca variam de pessoa para pessoa. Os sintomas podem ocorrer no sistema digestivo ou em outras partes do corpo. Os sintomas digestivos são mais comuns em lactentes e crianças jovens e podem incluir:

* Inchaço e dor abdominal
* Diarréia crônica
* Vômitos
* Constipação
* Fezes pálidas de cheiro desagradável
* Perda de peso

A irritabilidade é um sintoma comum em crianças. Má absorção de nutrientes durante os anos em que a nutrição é essencial para o crescimento normal da criança e do desenvolvimento pode resultar em outros problemas, como déficit de crescimento em crianças, atraso no crescimento e baixa estatura, puberdade atrasada, e defeitos do esmalte dentário de dentes permanentes. Os adultos são menos propensos a ter sintomas digestivos e pode sim ter um ou mais dos seguintes procedimentos:

* Anemia por deficiência de ferro inexplicada
* Fadiga
* Osso ou dor nas articulações
* Artrite
* Perda de massa óssea ou osteoporose
* Depressão ou ansiedade
* Dormência formigamento nas mãos e pés
convulsões *
* Faltou períodos menstruais
* Infertilidade ou abortos recorrentes
* Aftas na boca
* Uma erupção cutânea com comichão, chamada dermatite herpetiforme

Pessoas com doença celíaca podem não ter sintomas, mas ainda pode desenvolver complicações da doença ao longo do tempo. As complicações a longo prazo incluem a desnutrição, que pode levar à anemia, osteoporose e aborto, entre outras doenças, problemas de fígado e câncer de intestino.

Dor Abdominal

Porque é que os sintomas da doença celíaca tão variados?

Pesquisadores estão estudando as razões de doença celíaca afeta as pessoas de forma diferente. O período de tempo que uma pessoa foi amamentada, a idade de uma pessoa começou a comer alimentos que contenham glúten, e da quantidade de alimentos que contenham glúten e quando aparece a doença celíaca. Alguns estudos têm mostrado, por exemplo, que quanto mais uma pessoa foi amamentada é ligada ao aparecimento dos sintomas da doença celíaca.
Os sintomas também variam consoante a idade da pessoa e do grau de danos ao intestino delgado. Muitos adultos tem a doença por uma década ou mais antes que eles sejam diagnosticados. Quanto mais tempo uma pessoa não é diagnosticada e tratada, maiores as chances de desenvolver complicações de longo prazo.
Também conhecida como Celíaca, é uma condição intestinal que é causada pela intolerância a uma proteína chamada glúten. O glúten é encontrado no trigo, centeio e cevada, e muitas vezes são usados para fazer alimentos como pão, massas e biscoitos.

O que Provoca a Doença Celíaca?

A causa exata da doença celíaca é desconhecida. No entanto, a doença pode ser hereditária. Embora ela esteja ligada a certos alimentos, a doença celíaca não é uma alergia alimentar. É uma condição auto-imune, o que significa que ocorre como resultado do sistema imunológico do organismo e ataca o glúten no sistema digestivo.

Organismo

Em pessoas com doença celíaca, seus erros no sistema imunológico identifica o glúten como substância prejudicial e o ataca, danificando o revestimento do intestino, de modo que este não possa absorver os alimentos corretamente. Isto leva a sintomas como diarréia, perda de peso e dor no estômago.

Portadores

A doença celíaca afeta aproximadamente uma em cada 100 pessoas no Reino Unido. No entanto, algumas pessoas com a doença podem ter pouco ou nenhum sintoma. Muitas pessoas também podem ter a condição, mas não percebê-la.

Qualquer pessoa pode desenvolver a doença celíaca em qualquer idade, incluindo bebês e crianças, embora seja mais comum entre pessoas com idades entre 40 a 50.

Não há cura para a doença celíaca, mas os sintomas podem ser mantidos sob controle por uma dieta rigorosa, livre de glúten. No entanto a doença que não é tratada ou não diagnosticada pode causar várias complicações diferentes.

Sintomas

Os sintomas da doença celíaca variam de pessoa para pessoa, a condição afeta bebês e crianças de forma diferente para a maneira pela qual ela afeta adultos. Algumas pessoas que têm doença celíaca podem nunca desenvolver sintomas.
Se seu filho tem a doença celíaca, os sintomas aparecem pela primeira vez logo após a ingestão de alimentos que contêm glúten, como cereais e pães.

Os Sintomas Podem Incluir:

* Fezes volumosas e pálidas,
* Diarréia mal cheirosa,
* Vômitos,
* Estômago inchado
* Falta de peso

Os Sintomas da Doença Celíaca em Crianças são Semelhantes aos dos Bebês.

Se Seu Filho Tem a Doença Celíaca, Ele Pode Ter:

* Falta de Crescimento,
* Anormalidades na cor e cheiro das fezes,
* Diarréia
* Anemia

Se um Adulto Tiver a Doença Celíaca, Seus Sintomas Podem Ser:

* Dor de estômago (que podem ir e vir), * Excesso de flatulência (gases de ruptura),
* Sensação de inchaço,
* Diarréia,
* Cansaço ou fraqueza e úlceras na boca,
* Perda de peso
* Anemia

Dor

Devido aos danos causados ao seu sistema digestivo causados pelo glúten, você pode desenvolver anemia. Isso significa que você não pode absorver quantidades suficientes de vitaminas e minerais, como o ferro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *