Doenças da Visão

Através dos olhos nós apreendemos o mundo que está a nossa volta, esses órgãos essenciais funcionam mais ou menos como uma câmera fotográfica que tem lentes que captam uma imagem e a conduzem ao cérebro que é quem realmente faz o processamento que permite a visão. A visão é um dos sentidos que mais contribuem para o processo de comunicação das pessoas.

Imagem de Amostra do You Tube

Os olhos precisam de luz para que possam cumprir a sua tarefa, ou seja, enxergar. Porém, quando existem problemas de visão apenas a luz não é o bastante. Por exemplo, pessoas que tem hipermetropia não enxergam bem de perto. Já os míopes têm dificuldade em enxergar de longe. O astigmatismo faz com que a visão fique embaçada.

Óculos

Os óculos foram criados para serem lentes de correção desses defeitos. Como a imagem que o olho capta se forma antes da retina se usa uma lente divergente para fazer com que ela pare no lugar certo. Nos casos de pessoas com hipermetropia é necessário que se use uma lente convergente. O astigmatismo exige uma lente especial que oferece mais nitidez para a pessoa.

Mesmo quem não tem defeitos de visão pode precisar de óculos conforme o tempo for passando. O óculos é um acessório quase indispensável depois de uma certa idade para realizar atividades como ler, por exemplo.

Como é a Anatomia do Olho?

O olho é formado pela córnea que é uma membrana fina e transparente que faz a cobertura de toda a parte da frente do globo ocular. Por meio dela é possível se ver a íris que é basicamente a parte colorida do olho. Na parte central da íris fica a pupila e nela um pequeno orifício através do qual é permitida a entrada da luz. Logo atrás da pupila fica o cristalino que é uma estrutura esbranquiçada, uma lente pela qual passam os raios luminosos que vem do exterior.

O Funcionamento do Olho Normal

Num olho normal a luz incide na forma de raios paralelos na superfície anterior do olho, a córnea. É na córnea que tem início a convergência dos raios luminosos que continuam no cristalino. Quando o olho não tem nenhum problema os raios param exatamente sobre a retina e são captados pelos receptores fotossensíveis. Dessa forma são transformados em ondas elétricas e então são levados pelo nervo ótico até o cérebro.

Miopia

O Que é?

A miopia se caracteriza pelo aumento da convergência da córnea ou do cristalino. Também é possível que o problema seja decorrente do fato do olho ser maior do que o normal. Em qualquer dos casos a convergência acontece antes da retina e assim a visão se torna embaçada.

Características da Miopia

Esse defeito de visão pode aparecer em qualquer idade e tem como principal característica a dificuldade em enxergar de longe. Uma pessoa míope enxerga bem de perto, mas de longe não consegue ter a mesma precisão. A distância em que o problema se manifesta depende do grau de miopia que a pessoa possui.

A idade em que a doença se manifesta varia de pessoa para pessoa, porém, é mais comum que o problema apareça na adolescência. É bastante raro uma criança já nascer míope, porém, se isso acontece o nível de miopia é bem leve.

Hipermetropia e Presbiopia

O Que é Hipermetropia?

Num olho com hipermetropia a convergência derradeira dos raios de luz acontece num ponto que fica atrás da retina. Sendo assim é um defeito contrário a miopia, o hipermetrope enxerga bem de longe, mas tem dificuldade em enxergar de perto. Trata-se de uma doença bastante comum em pessoas que tem olhos pequenos.

Uma coisa curiosa é que e geral toda criança nasce com 20° de hipermetropia, porém, conforme o tempo passa e o seu olho cresce esse grau é reduzido. Trata-se de um desvio considerado como normal até os 4 ou 5 anos de idade, se persistir é necessário usar lentes para fazer a correção.

Qual a Diferença Entre Hipermetropia e Presbiopia?

A hipermetropia e a presbiopia são a mesma coisa, os nomes apenas mudam para designar o problema que aparece depois dos 40 anos. É comum que pessoas depois dessa idade desenvolvam dificuldade de enxergar de longe, mas nessa condição a doença é chamada de presbiopia que é sinônimo de vista cansada.

A associação de hipermetropia e presbiopia pode ser bastante prejudicial, pois a pessoa que já tinha alguns graus da primeira e passa a ter vista cansada pode ter que usar óculos multifocais ou de lentes progressivas para que possa enxergar.

Hipermetropia e Miopia Juntos?

Os dois defeitos são opostos, enquanto a hipermetropia cria dificuldade em enxergar de longe a miopia cria dificuldade para enxergar de perto. As duas doenças jamais aparecerão no mesmo olho, porém, não é impossível ter miopia num olho e hipermetropia no outro.

Astigmatismo

O problema do astigmatismo está relacionado a córnea, a diferença que existe entre a curvatura da porção vertical e a curvatura da porção horizontal dela. Observando a forma da córnea é possível dizer que todo mundo tem um pouco de astigmatismo assintomático, isso porque a córnea tem uma forma oval.

Entretanto tem casos em que o astigmatismo aparece como o resultado de acidentes ou mesmo de outras doenças. Pode ser que num acidente a pessoa perfure o seu olho, o corte provoca uma cicatriz irregular que dificilmente poderá ser corrigida com o uso de óculos. Tem casos em que somente o transplante de córnea resolve.

Os Óculos

O diagnóstico de ter que usar óculos ainda hoje é visto com receio por muitas pessoas que acreditam que usar o acessório para corrigir a visão pode causar uma espécie de vício na visão. Uma grande bobagem, pois os óculos apenas ajudam a sua visão a ter mais qualidade além de oferecer mais qualidade de vida.

Sendo assim aproveite que está na moda usar óculos e se receber essa indicação do seu oftalmologista não perca tempo. As lentes do óculos servem para fazer com que o defeito nos seus olhos seja corrigido, assim você voltará a enxergar bem. Vale a pena manter o hábito de se consultar com um oftalmologista, pois muitas vezes os defeitos de visão não são percebidos por acontecerem muito lentamente.

Todas as pessoas devem cuidar de um bem tão precioso que é a visão, não é verdade? Algumas pessoas não se preocupam com isso, e acham que não podem ter nenhum tipo de complicação, porém, o que essas pessoas não devem saber é que existem muitas doenças que atingem a região dos olhos e algumas podem até mesmo levar à cegueira.Saiba agora quais são as principais doenças que atingem a visão humana e quais são os tratamentos indicados para cada caso.

Doenças da Visão

Doenças da Visão

Miopia Muita gente já deve ter escutado falar em Miopia nos exames oftalmológicos. Miopia é quando um olho está maior que o tamanho normal e o raio luminoso não alcança a retina, prejudicando a visão.O tratamento indicado é o uso de lentes divergentes (uso de óculos).Hipermetropia Nesse caso o que acontece é o contrário, o olho fica menor do que o normal, fazendo com que a imagem se forme após a retina. O tratamento é feito através de lentes convergentes positivas.Astigmatismo Geralmente o astigmatismo é causado por uma córnea não esférica. Os raios são de curvas diferentes, fazendo com que a pessoa tenha a visão debilitada, na qual muitas vezes a pessoa pode enxergar até 2 vezes a mesma coisa.O tratamento é feito através de lentes cilíndricas. Muitas pessoas que usam óculos sofrem de astigmatismo.Glaucoma

Doenças da Visão

Doenças da Visão

Essa é uma doença ocular que causa cegueira irreversível em muitas pessoas. Foi feita uma pesquisa que mostra que 1 a cada 100 pessoas com idade superior a 40 anos, perde a visão devido ao glaucoma.É possível detectar o glaucoma através de um líquido claro e transparente que aparece nas estruturas transparentes dos olhos. O glaucoma faz com que o sistema de drenagem do olho não funcione adequadamente permitindo que pressão intraocular aumente e cause dano irreversível à visão.Para tratar o glaucoma é necessário diminuir a pressão intraocular elevada até o momento principal do tratamento. E para diminuir a pressão é necessário usar medicamentos e colírios. Em alguns casos é necessário fazer cirurgia. Olho seco Olho seco é o nome usado para algumas doenças que dificultam a lubrificação e a umidade dos olhos.

Doenças da Visão

Doenças da Visão

O excesso de choro, dias frios, também pode causar olho seco. O tratamento é feito com uso de colírios.Catarata Essa é uma doença que consiste na opacidade total ou parcial dos cristalinos dos olhos. A idade, diabete, o uso de medicamentos, podem ser os causadores da catarata. É uma doença na qual o tratamento é gratuito, e deve ser feito para evitar a cegueira. O tratamento consiste em realizar uma cirurgia simples na qual o paciente vai para casa no mesmo dia.Saiba que para detectar qualquer doença ocular é necessário fazer exame oftalmológico com profissional qualificado. Faça o tratamento indicado pelo seu oftalmologista para evitar futuras complicações.

 

 

 

Um comentário

  1. gostaria de saber mais sobre a cegueira pois tenho dois conhecido com proplema de visao

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>