Doenças por Fungos

Os fungos são uma forma curiosa de vida, porém são muito simples e de tipos diferentes. Entre as suas diferenças existem os que oferecem sérios riscos a Saúde humana, causando diversas doenças, e os que são parasitas de animais mortos e vegetais. Há também os que são úteis como uma forma de alimento e também os fungos que são utilizados na fabricação de medicamentos de grande importância para a humanidade como, por exemplo, a penicilina.

Doenças

Tipos e Características dos Fungos

Os fungos são destituídos de flores e sua multiplicação ocorre através de células extremamente pequenas. Chamamos tais células de espórios, células estas que se desenvolvem ao cair em solo úmido, sendo este o ambiente mais adequado para o surgimento de um fungo novo. Isentos de clorofila, substancia essencial que garante a alimentação de uma planta, para sua sobrevivência o fungo age da mesma forma que uma parasita, ou seja, sua alimentação e subsistência se dá através do alimento de outro ser vivo. Quando esta ação se dá em nós, seres humanos, é que costumam ocorrer diversos tipos de doenças por fungos. O mofo, que ocorre através de espórios, é um tipo de fungo bastante conhecido, são células microscópicas que estão constantemente flutuando pelo ar escolhendo preferencialmente lugares escuros e úmidos, perfeitos para a sua reprodução. Por este motivo é comum que se veja este tipo de fungo nos ambiente de maior umidade como, por exemplo, gavetas, paredes, armários, etc. Estas células tão minúsculas podem também se alojar em diversos tipos de alimentos, entre eles destacamos os pães, as frutas e os vegetais.

Parasita

Doenças

Uma das doenças mais comuns que ocorrem em função da existência de microfungos são as micoses, de vários tipos diferentes, geralmente elas ocorrem nas dobras do corpo, pés e virilhas. Os países tropicais, como o Brasil, são os que mais tem este tipo de doença. O tratamento das micoses não é simples, não existem receitas mágicas, pois os fungos são oportunistas, uma espécie de vida muito daninha. Outra doença de pele são as inflamações, genericamente chamadas de impingem, cientificamente chamada de Ptiríase Versicolor. Inflamações na região das unhas como a candidíase, que se localiza na base ou nas pontas que escurecem e descascam. O conhecido sapinho que pode ocorrer na região da boca bem como na vagina ocasionando um corrimento de cor esbranquiçada. Os órgão internos também podem ser atingidos, em qualquer região, basicamente ocorre com imuno deprimidos, em casos de câncer e AIDS. Existem ainda fungos venenosos que podem ser muito prejudiciais a saúde, podendo causar a morte, Anamita Muscaria é o nome de uma espécie muito nociva. São cogumelos que, se forem ingeridos em grande quantidade podem ocasionar alterações importantes do sistema nervoso. Há também uma espécie conhecida como cogumelos alucinógenos, que provocam delírios e alucinações.

Micoses

4 comentários

  1. QUE DEUS TENHA PIEDADE DESSAS PESSOAS!!!!!
    AXO KI ESSAS PESSOAS DEVEM SOFRER MTO COM ISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. oi meu nome e carla telho 12 anos a minha professora mado eu faze uma pesquisa sodre os fungos

  3. coidadas dessas pessoas q Deus tenha misericodia q pena

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>