Gastrite Atrófica Auto Imune Dieta

Muitas pessoas em todo o mundo acabam sofrendo muito com a gastrite, e é importante saber que essas pessoas devem seguir um tipo de alimentação muito específica, ara que a inflamação m seu estomago acabe não s apresentando de uma forma mais intensa e acabe prejudicando a saúde do indivíduo. Hoje vamos então aprender uma pouco mais sobre os principais alimentos que podem fazer com que o processo de desinflamação possa ocorrer de forma mais suave e rápida.

Antes de entrarmos no processo de estudos desses alimentos que poderão auxiliar no tratamento da gastrite, vamos entender um pouco mais sobre essa doença e como ela funciona no organismo do indivíduo.

A Gastrite Atrófica Autoimune

A gastrite é uma doença que pode apresentar diferentes tipos de causas, além da também poder se apresentar de diversas maneiras no organismo do indivíduo, sejam elas por meio de intensidades diferentes e também pelo processo de infecção da mesma. Por isso, é muito importante se atentar ao fato de que apenas um médico especialista poderá indicar qual o melhor tipo de tratamento para essa doença, a partir dos exames realizados.

Em geral, a gastrite pode ser classificada como uma inflamação que ocorre na região gástrica do paciente. Esse tipo de inflamação acaba ocorrendo quando o organismo do mesmo acaba identificando algum tipo de trauma na região, sendo então o processo de infecção considerado como uma resposta normal do próprio organismo.

Porém, as respostas que são inclusas no processo de desenvolvimento de uma inflamação na área estomacal do individuo acaba fazendo com que sejam sentidos pelos pacientes alguns sintomas clássicos do desenvolvimento da gastrite.

Dentre os tipos de gastrite então, podemos classificar a gastrite atrófica autoimune, que é considerada um tipos menos frequente dessa doença, frente as outras que acabam se desenvolvendo de uma forma mais fácil e corriqueira no organismo de diversas pessoas. Mesmo sendo uma doença considerada de menor proporção dentro os pacientes, é preciso saber que a gastrite autoimune merece uma consideração especial, já que essa doença pode desenvolver no organismo das pessoas diversos tipos de problemas considerados mais graves.

Os Sintomas Da Gastrite Atrófica Auto Imune

Gastrite Atrófica Auto Imune

Gastrite Atrófica Auto Imune

A gastrite autoimune no seu processo inicial acaba não apresentando sintomas muitos específicos de seu tipo, fazendo com que seu diagnóstico seja um pouco mais complicado de ser descoberto. Porém, os sintomas da mesma são considerados clássicos, como a indigestão dos alimentos, grande intensidade de refluxos, dores na região abdominal, gases e também vômitos em algumas situações.

A Alimentação E A Gastrite Atrófica Autoimune

Agora que já sabemos um pouco mais sobre como se dá o processo de desenvolvimento dessa doença e também a relação da mesma e seus sintomas, é importante salientar que os alimentos no processo de recuperação dessa doença são um importante fator, que podem influenciar de forma negativa ou positiva nos resultados e também sintomas desenvolvidos ao longo do período.

A gastrite é uma doença que infelizmente não apresenta uma chance de cura, mas com o seguimento correto do tratamento o paciente poderá sentir grandes melhoras no sintomas dessa doença ao longo do tempo.

A Dieta Para Pessoas Que Sofrem De Gastrite Atrófica Autoimune

Homem Com Gastrite Atrófica Autoimune

Homem Com Gastrite Atrófica Autoimune

A dieta para pessoas que sofrem diretamente com o avanço desse tipo de doença é baseado no processo de ingestão de alimentos que apresentam um rico teor de fibras, e que não apresentem uma acidez considerada tão alta. Dessa forma, será possível fazer com que a ara do estomago e o processo de digestão do organismo não sintam de uma forma tão pesada com os efeitos pós a ingestão dos mesmos.

Para isso, é importante que o paciente se atente ao costumo de seus alimentos, voltando sua dieta sempre que possível para os alimentos que já forma recomendados por seu médico, e explicitados em sua dieta.

Geralmente, os médicos dessa área acabam focando muito a dieta de seus pacientes no consumo de frutas e vegetais, e poucos produtos de origem industrial, a fim de fazer com que seja possível obter um processo de digestão mais tranquilo, não atingindo de uma forma tão intensa o estomago de seu paciente no processo de digestão dos alimentos.

Vamos então a uma lista de alguns alimentos que acabam sendo recomendados de forma mais intensa no processo de desenvolvimento de uma dieta específica para pessoas que sofrem desse tipo de problema.

Os alimentos mais recomendados para o consumo são aqueles que apresentam um baixo teor de gordura e também são considerados alimentos fáceis de serem digeridos, a fim de tornar a digestão do mesmo um processo realizado pelo organismo de maneira muito fácil.

Frutas

Frutas

Frutas

As frutas são os alimentos que estão no topo dessa lista, já que as mesmas apresentam diversos tipos de propriedades que são consideradas muito benéficas para o desenvolvimento de um bom tratamento de gastrite. Porém, é importante lembrar também que existem alguns tipos de frutas que acabam não sendo indicadas principalmente aquelas que apresentam um teor de acidez muito alta, como é o caso do limão e da laranja, por exemplo.

Vegetais

Vegetais

Vegetais

Os vegetais são também alimentos que são recomendados de forma muito intensa para grande parte das pessoas que sofrem com a gastrite, principalmente os legumes cozidos. Esse tipos de alimento é considerado também uma ótima opção para momentos onde a gastrite acaba se apresentando no organismo do indivíduo de forma mais intensa, como durante as crises, pois são considerados alimentos de fácil digestão.

Carnes Magras

As carnes magas são um importante tipo de proteína presente na dieta de pessoas que sofrem de gastrite, mas devemos os atentar ao fato de que mesmo sendo considerado um tipo de alimento recomendado em uma dieta para o tratamento da gastrite, a ingestão desse alimento em grandes quantidades poderá fazer com que as crises de gastrite se apresentem de forma mais intensa.

Carnes Magras

Carnes Magras

Grãos Integrais

Existem diversos tipos de alimentos em uma dieta para pessoas que sofrem de gastrite que acabam não sendo recomendados, como é o caso de alimentos que levam grande quantidade de farinha branca, insumos industriais e outros tipos de substancias que podem fazer com que a mesma se apresente de forma mais intensa, gerando um grandes desconforto par ao paciente. Por isso, os médicos acabaram adaptando as dietas de seus pacientes, para que os mesmos possam sim consumir alimentos como pães, massas e outros tipos de alimentos da mesma categoria.

Grãos Integrais

Grãos Integrais

Porém, para que isso aconteça, é importante salientar que os mesmos deverão ser preparado com grãos integrais e pouca ou nenhuma presença de farinha branca em sua composição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *