Hábitos Salutares para o Sono Infantil

Dificuldade em dormir

Algumas crianças maiores ou ainda bebês apresentam dificuldades para dormir, sendo comum muitas mães reclamarem desse fato. No entanto, segundo especialistas,alguns hábitos e regras bastante simples, se aplicadas corretamente, podem dar muito bom resultado e garantirem uma boa noite de sono para os pais e seus filhos.

Dificuldade

Hábitos Saudáveis

Psicológos orientam que a criança deve ter seu próprio modo de dormir, sendo fundamental, para elas criarem seus próprios rituais, como segurar um pano ou colocar a mão na orelha ou no rosto, por exemplo. Essa atitude parece simples, mas tem uma explicação plausível: Quando elas acordaram na madrugada, voltarão a dormir sem a necessidade dos adultos ficarem por perto. Outro fator importante, é a criação de uma rotina segura para criança, pois dormir é um ato que causa trauma no bebê, já que para ele esse ato representa um abandono de sua mãe. Quando se estabelece uma rotina horária para dormir e se alimentar, ele se sente mais seguro, pois já conhece a sequência dos fatos, ou seja, o que vai acontecer depois, pela repetição diária. Os responsáveis devem deixar claro para os seus filhos o funcionamento e as regras da casa onde moram.O hábito de se dar ao bebê açúcar, leite ou cafeína, deve ser evitado, pois essa última substância presente em bebidas como refrigerantes ou chás, como o preto ou chá mate, por exemplo, ou os açúcares são substãncias estimulantes, que dificultam o ato de dormir. Assim como o leite, também não é recomendável sua ingestão pelas crianças, pois existem ocorrências de alergia à lactose que causam distúrbios do sono, além de aumentarem secreções prejudiciais aos pulmões e garganta, segundo alguns médicos especialistas.

Dormir

Local Adequado para o Sono Infantil

O estabelecimento de um local adequado para o bebê dormir é fundamental, para que ela tenha um sono tranquilo. Vários especialistas, orientam que as crianças, devem ter seu espaço próprio, evitando-se ao máximo, que elas durmam com seus pais em suas camas, que precisam colocar um limite para sua privacidade, através de uma divisão de ambientes. Para isso, o quarto delas devem estar confortáveis e aconchegantes, sem muito objetos eletrônicos, como televisão e ou computadores, pelo grande número de estímulos que eles provocam, dispersando às crianças, dificultando o sono. Como opção seria melhor decorar o ambiente com brinquedos ou um abajur com uma fraca luz, para facilitar à criança dormir.

Confortáveis

Outras Atividades Recomendadas Por Especialistas

De acordo com alguns especialistas, a delimitação de limites é necessária, no entanto, na hora de dormir, o que deve ser feito pelos pais é a orientação de ir para o quarto e não de dormir, pois eles devem respeitar o chamado ritmo biológico da criança, por isso o ideal é mandá-la para lá na hora estipulada e deixar que ela sozinha, possa dormir quando tiver sono, caso ela não esteja com vontade,como opção, pode escutar uma história ou se já estiver alfabetizada ler um livro infantil. Segundo psicólogos, os pais devem deixar seus filhos dormirem de dia somente até o meio da tarde, se eles quiserem para não atrapalhar o sono noturno.

O ato de dormir é um período importante para descansar o corpo e recuperar energias. Se desde criança a pessoa apresenta um sono tranquilo, quando chegar à maturidade, certamente também será capaz de descansar de forma satisfatória.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *