Infecção No Fígado

Toda infecção do fígado causada por um vírus é chamada de hepatite. Existem outras hepatites provocadas por bactérias, medicamentos e tóxicos.

Voltando a infecção do fígado, provocada por um vírus, ela pode ser aguda ou crônica. Na maioria dos casos, a tipo aguda pode evoluir e transforma-se em crônica.

Figado

Figado

A hepatite é chamada do tipo crônica porque não tem cura ao fim de 6 meses, além disso, ela pode evoluir-se para uma cirrose, e até mesmo, em casos mais raros, para um câncer do fígado.

A hepatite viral pode ter seus sintomas confundidos como os de uma gripe, por exemplo, outro sintomasão os olhos e a pele que ficam na cor amarelada, chamado de icterícia. Além disso, uma pessoa com infecção no fígado, hepatite viral, pode apresentar a urina na cor escura (tipo vinho), falta de apetite, náuseas, vômitos e cansaço.

O diagnóstico para hepatite crônica depende de um exame de sangue, já que os sintomas não são evidentes como na hepatite aguda.

Só existe um tratamento específico para o caso das hepatites crônicas, as agudas são tratadas para eliminação do vírus.

A hepatite viral pode atingir qualquer pessoa, homem ou mulher, sem limite de idade, porém, é possível preveni-lá, adotando hábitos de higiene saudáveis.

Vírus Da Hepatite A

Este vírus provoca somente a hepatite aguda e praticamente todos os doentes conseguem se curar. Eliminada a infecção, o fígado volta a funcionar normalmente, sem sequelas.

A infecção por este tipo de vírus ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados.

Vírus Da Hepatite B

Figado Infeccao

Figado Infeccao


Também causa a hepatite aguda, mas neste caso o risco de transformar-se em uma hepatite crônica é muito grande.

A contaminação da hepatite B acontece através do sangue de uma pessoa infectada, relações sexuais sem proteção, na gravidez em que uma mãe infectada passa para o filho, no compartilhar uma seringa com outro infectado, fazendo tatuagens, colocando piercings e furando orelha (com material não esterilizado) e compartilhando objetos de uso pessoal (escova de dente, lâmina de barbear, etc).

É imprescindível tratar a hepatite B o quanto antes, para que ela não evolua para uma cirrose ou câncer do fígado.

Vírus Da Hepatite C

Esta tipologia de vírus é capaz de provocar hepatite crônica ou aguda. Neste caso, a maior parte da hepatite aguda transforma-se em crônica. A transmissão ocorre principalmente através do sangue.

Vírus Da Hepatite D

Este tipo de vírus ataca as pessoas que já estão infectadas pelo tipo B e tornam a doença ainda mais grave. A transmissão acontece do mesmo modo que da hepatite B.

Vacina

Vacina

Vírus Da Hepatite E

Provoca a hepatite aguda, assim como o tipo A. Não se transforma em hepatite crônica e pode ser muito grave quando contamina mulheres grávidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>