O Herpes

O herpes nada mais é do que um vírus, exato é uma infecção causada pelo Herpes Simplex Vírus. Normalmente todas as pessoas ficam em contato com esse vírus na infância, porém mesmo assim essa doença fica encubada, não se desenvolvendo nessa parte da vida.

Como Acontece?

O vírus da herpes penetra na pele e segue o nervo, o vírus fica no organismo de uma forma concentrada, até que o organismo fique com a imunidade baixa e o vírus se manifeste.

Fatores que Ativam o Vírus da Herpes

A imunidade baixa sem duvidas é o principal fator para que o vírus da herpes se manifeste no corpo da pessoa, porém outros fatores também ajudam ao aparecimento da herpes como, muita exibição aos raios de sol, cansaço e estresse, tensão emocional e física, febre e/ou infecções. Apesar dos fatores, existem pessoas que tem tendência ao aparecimento da herpes, e existem outras que podem nunca ter o vírus manifestado.

Locais Onde o Vírus Costuma Aparecer

Normalmente o vírus da herpes costuma aparecer em regiões com mucosas, como lábios (boca) e órgãos genitais. Mas existem pessoas que podem apresentar em qualquer parte do corpo.

Quais os Sintomas da Herpes?

Sintomas definidos não existem, o vírus pode se manifestar de repente, conforme os fatores explicados, porém pode acontecer de sentir uma coceira ou ardência na pele, logo esses locais poderão ser o refúgio do vírus.

O vírus quando “escolhe” o local onde vai “aparecer” surge em forma de pequenas bolhas juntas, a área afetada fica inchada e vermelha, logo essas bolhas se rompem e libera um líquido, nesse líquido está presente o vírus da herpes.

A maior forma de contágio é quando a herpes estão manifestada, esse líquido que contem o vírus é altamente contagioso, logo depois o local afetado se transforma em uma ferida. Porem a ferida não tem um tempo longo de duração, pelo contrário logo ela seca e cicatriza no período de uma semana, mas após aparecer uma vez, é bem provável que apareçam muitas outras vezes.

Existe Tratamento para o Vírus da Herpes?

Tratamento para acabar com o vírus não existe, terá que aprender a conviver com a situação, mas, todavia se não contribuir com os fatores que fazem o vírus se manifestar, não terá problemas com herpes. O que pode ser feito é tratar a ferida, exato, logo que aparecer os sintomas, a pessoa deve logo começar a evitar passar a mão e/ou tocar na ferida. Quanto maior o cuidado, menor é o tempo que terá que conviver com a ferida. Em hipótese alguma fure a bolha, a ferida pode ficar ainda maior, se está saindo o líquido, não pense em beijar ou falar próximo de outras pessoas, se mantenha resguardado (a).

Lembre-se que o tratamento deve ser orientado pelo médico, portanto se ainda não procurou por seu médico, não se trate sozinho e faça uma consulta.


Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • tem tatameto para isso

    sarah 25 de Maio de 2011 14:02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *