Principais Causas da Cegueira

Cegueira – O Que é?

Cegueira basicamente é a falta de visão, essa condição também pode se referir a uma perda de visão que não pode ser corrigida usando óculos ou lentes de contato. Existem casos de cegueira parcial ou completa. A cegueira parcial é aquela em que o paciente tem uma visão limitada, mas ainda pode enxergar.

A cegueira completa ou total é aquela em que o paciente não consegue enxergar nada, nem mesmo uma luz. Em geral o termo cegueira é utilizado para se referir à cegueira total. Já a perda da visão se refere tanto a perda parcial como a perda total da mesma. A perda da visão pode acontecer de forma gradual ou de repente. Tem alguns tipos de perda de visão que não chegam a levar a cegueira total.

Causas da Cegueira

A cegueira pode ter diversas causas, dentre as quais as principais são doenças como Diabetes, Glaucoma (pressão alta nos olhos), Catarata, Degeneração Muscular ou acidentes e ferimentos na superfície dos olhos como queimaduras químicas e lesões causadas durante a prática de esportes e acidentes.

Diferentes Perdas de Visão

A causa influencia diretamente o tipo de perda de visão que a pessoa terá. Quando a causa da perda de visão é a Catarata a visão começa a ficar nebulosa e ainda pode parecer uma dificuldade para identificar as formas. Já quando a causa da perda é o Diabetes a visão começa a ficar embaçada, podem aparecer sombras que impedem uma visão clara assim como algumas áreas em que a visão é ausente. Pode aparecer dificuldade para enxergar durante a noite.

Nos casos de Glaucoma a visão pode começar a ser vista em forma de túnel ou mesmo ficar embaçada. Se o problema que causa a perda é a degeneração macular a visão central é geralmente a mais prejudicada enquanto a visão lateral permanece intacta.

Outras Casos de Cegueira

Dentre as outras causas que podem acarretar em cegueira estão a obstrução de vasos sanguíneos, complicações numa cirurgia oftalmológica, complicações num parto prematuro, neurite óptica, retinite pigmentosa, tumores como glioma óptico entre outros.

Catarata e Glaucoma – Doenças Que Causam Cegueira

Os médicos oftalmologistas apontam as doenças de Catarata e Glaucoma como as duas principais causas de cegueira. Devido a isso são realizadas inúmeras campanhas para divulgar a importância de prevenir e tratar as duas doenças. De acordo com o Censo realizado em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística) a deficiência visual atinge em torno de 20% da população brasileira.

Acredita-se que o Glaucoma atinja cerca de 900 mil pessoas no país, a doença quando não é devidamente tratada e/ou diagnosticada a tempo pode acarretar na cegueira total irreversível. A doença não apresenta sintomas específicos, então a recomendação dos médicos é que as pessoas procurem por ajuda em caso de sentirem dores oculares, enjoos, dores de cabeça fortes ou sensibilidade à luz. Ter histórico da doença na família é um fator de risco.

A catarata é a principal causa de cegueira, mas assim como o Glaucoma é completamente reversível quando tratado a tempo. No caso de Catarata é necessário fazer uma cirurgia que consiste num procedimento bastante simples, a recuperação é bem rápida.

Cuidados em Caso de Cegueira

Cada tipo de cegueira demanda de alguns cuidados específicos. Entretanto, independente de que tipo de cegueira a pessoa tenha é essencial que ela consiga se alimentar, vestir e manter segura sozinha. Existem vários serviços que oferecem treinamento para pessoas com cegueira para que elas se tornem independentes.

Dicas Para Organizar a Casa

A seguir vamos dar algumas dicas de como manter a casa organizada de forma que a pessoa cega possa ter o máximo de independência possível.

  • Mantenha alguns itens de uso corriqueiro sempre nas mesmas gavetas.
  • Ajude a pessoa a aprender a conhecer o formato das coisas como, por exemplo, a caixa de ovos e uma maçã.
  • Para manter os pares de meias juntos enquanto lava, seca e guarda a pessoa pode utilizar anéis de plástico que prendam uma peça na outra.
  • Etiquetas em Braille podem ser uma grande ajuda na hora de encontrar alimentos e utensílios domésticos além de produtos de limpeza. Cole as etiquetas sobre os produtos.
  • Nos itens que oferecem dificuldade para serem reconhecidos você poderá usar rótulos de plástico ou velcro.
  • Para auxiliar a pessoa você pode utilizar vedantes ou borrachas em relevo para identificar onde estão comandos como ligar ou assar, por exemplo. Isso pode funcionar no forno, na máquina de lavar, secar entre outros eletrodomésticos.
  • O telefone da casa deve ser de um modelo cujas teclas sejam bem grandes de forma que a pessoa possa memorizar o lugar de cada número para fazer a ligação quando desejar.
  • As cédulas de dinheiro de diferentes valores podem ser dobradas de forma diferente, dobre as de R$ 10,00 uma vez e as de R$ 20,00 duas vezes, por exemplo.

Dicas Para Ajudar a Pessoa a Se Movimentar

Independente da cegueira as pessoas tem o direito e o desejo de ir e vir sempre que quiserem. Dessa forma é importante ajudar a pessoa que está perdendo ou que já perdeu a visão a se movimentar.

– Ajude a pessoa a aprender a usar a bengala branca longa para que possa andar sozinha pelos lugares. No caso de a acompanhar a pessoa nos lugares lembre-se de segurar em braço logo acima do cotovelo e estar sempre levemente atrás dela para que possa seguir seus movimentos.

Em Casa:

  • Tenha o cuidado de retirar fios soltos ou cabos que ficam pelo chão.
  • Tapetes soltos também devem ser evitados.
  • Evite ter animais de estimação que sejam pequenos em casa.
  • Tenha atenção para consertar pisos que sejam desiguais ou soleiras.
  • Instale corrimões na banheira ou box do chuveiro e próximo a privada para que a pessoa possa se guiar e assim fazer a sua higiene sozinha.
  • Alguns aparelhos tecnológicos podem ajudar a deixar o dia a ida mais simples como, por exemplo, o uso de celulares e computadores bem como relógios que são falantes para pessoas que tem pouca ou nenhuma visão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *